Neta lança oficialmente o X na China como evolução e reestilização do U, com novo nome
Neta revela o novo X na China como o novo U reestilizado e com mudança de nome; SUV estreia com motor de 163cv e autonomia de 501km
A Neta apresentou oficialmente na China o seu novo
utilitário esportivo, o X. A novidade chega para substituir o U no lineup da
marca e aparece como um modelo fortemente renovado na dianteira e interior ao
ponto que a marca decidir também por mudar seu nome. O novo modelo elétrico
estreia com a missão de ser um dos líderes de vendas da chinesa. Além das
mudanças de design, o SUV passa a contar com um interior mais moderno, enquanto
o motor e o conjunto elétrico também possuem novidades.
Em termos de design, o Neta X possui uma dianteira totalmente
redesenhada com faróis divididos em dois andares, sendo a parte superior com
luzes diurnas (DRL) em LED com desenho em ‘L’, onde também ficam as setas de
direção. Ele possui um vinco horizontal que corta toda a dianteira e se conecta
com as extremidades superiores dos faróis superiores. Acima deste vinco fica o
logotipo da marca, logo abaixo do capô. O para-choque dianteiro foi todo
redesenhado e ganhou um desenho mais limpo, que possui os faróis principais com
desenho retangular nas extremidades laterais, com projetores em LED.
Os faróis principais estão inseridos dentro de um acabamento
em plástico preto. Ele também possui um acabamento prateado em ‘L’ nas
extremidades laterais deste acabamento que sustenta os faróis principais. A única
entrada de ar é a entrada de ar inferior em formato trapezoidal com barras
horizontais. Ele possui o espaço da placa logo acima. Há vincos ainda no
contorno dos faróis superiores e no acabamento em plástico preto que abriga os
faróis principais. A parte inferior do para-choque possui acabamento em preto
brilhante. Ainda no para-choque, ele ganha vincos que terminam na coluna A.
Há ainda um par de vincos centrais que terminam próximo do para-brisa, enquanto entre os vincos centrais e os das extremidades há uma parte mais funda. De perfil, ele possui vincos que deixam a carroceria com um desenho mais interessante que o modelo anterior. Há vincos que nascem no para-lama dianteiro e terminam ainda nas portas dianteiras. Outros vincos nascem nas portas dianteiras e terminam nas lanternas traseiras. Há outro vinco na parte inferior das portas, enquanto a carroceria possui vincos nas caixas de rodas que ajudam a alargar os para-lamas.
Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto, inclusive nas caixas de rodas. O acabamento em plástico preto na parte inferior das portas possui detalhes vazados que deixam a cor da carroceria aparente. O desenho da carroceria é bem típico de um SUV, com desenho dos vidros que acompanham o arco do teto e começa a ter um caimento de teto na porta traseira. O contorno dos vidros possui acabamento preto brilhante na coluna C que se conecta com o vidro traseiro. O bocal de recarga da bateria fica no para-lama dianteiro, além de retrovisores com base nas portas, com repetidores de setas.
Já as maçanetas são convencionais. As rodas variam de 17 ou 18 polegadas, com pneus 225/65 R17 e 225/60 R18, respectivamente. No teto, ele possui um teto solar panorâmico e rack de teto. Na traseira, o X se destaca por trazer um aerofólio com brake-light integrado, enquanto o vidro traseiro é levemente inclinado. As lanternas são afiladas, horizontais, invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si. Com iluminação em LED, as lanternas são maiores nas extremidades, onde possuem uma iluminação em X. A barra que une as lanternas possui acima o logotipo da Neta.
A tampa do porta-malas possui dois vincos horizontais, que se conectam ambos com as extremidades das lanternas. Ainda na tampa do porta-malas ele possui espaço para a placa. No para-choque traseiro, ele possui vincos em ‘C’ nas extremidades que invadem um pouco a tampa do porta-malas. O para-choque traseiro ainda possui vincos horizontais logo abaixo da tampa e na parte mais inferior ele possui um acabamento plástico preto onde existe um friso cromado. Acima deste friso ele possui refletores horizontais conectados com as luzes de ré. A parte inferior do para-choque possui um discreto difusor de ar.
Por dentro, tudo muda em relação ao seu antecessor. Destaque para o quadro de instrumentos com tela digital de 8,9 polegadas que é personalizável. O volante é parecido com os últimos lançamentos da marca com base inferior achatada e três raios, com controles multifuncionais. O aro superior também é levemente achatado. O painel possui desenho bem simples, com todo destaque para a central multimídia com tela de 10,1 ou 15,6 polegadas, que possui todas as funções do carro por ali. Ele ainda possui uma faixa que percorre todo o painel e se conecta com as saídas de ar-condicionado das extremidades – que possui um desenho retangular.
Abaixo da central multimídia ele possui as duas saídas de ar centrais, enquanto o painel e os painéis das portas dianteiras possuem linhas que se conectam entre si. A alavanca de câmbio fica na coluna de direção. O console central possui espaço de recarga por indução para smartphones e dois porta-copos, além de um espaço central com porta-objetos. O SUV ainda possui um porta-objetos entre os bancos. O console central, de dois andares, ainda possui um novo porta-objetos na parte inferior e tomada 12V, além de entradas USB. Os painéis das portas possuem maçanetas conectadas com alto-falantes e os controles dos vidros em posições tradicionais.
O acabamento dos painéis das portas é o mesmo do volante, painel, bancos e console central. Com espaço para cinco ocupantes, ele possui saídas de ar-condicionado dupla, duas entradas USB e porta-objetos. Por dentro, a Neta ainda destaca que ele possui cerca de 24 porta-objetos. Desenvolvido a partir de uma plataforma modular para veículos elétricos, a HEPT4.0, o X possui 4,619 metros de comprimento, 2,770 metros entre os eixos, 1,860 metro de largura e 1,628 metro de altura. O SUV ainda possui um porta-malas com capacidade de 428 litros e que pode chegar aos 1.308 litros com a segunda fila rebatida ou 508 litros que podem ser expandidos para 1.388 litros com a segunda fila de bancos rebatidas.
De acordo com a Neta, o SUV possui 80% da sua carroceria de alta resistência e alumínio. Mecanicamente, ele é equipado com o mesmo motor elétrico no eixo dianteiro capaz de desenvolver 163cv e torque de 21,4kgfm, com câmbio automático de marcha única – sendo um motor elétrico síncrono de ímã permanente. Com tração dianteira, ele acelera de 0 a 100km/h em 9,5 segundos e alcança a velocidade máxima de 150km/h, limitado eletronicamente. O Neta X é equipado com duas opções de bateria, sendo a primeira com 53,3kWh (51,8kWh úteis) capaz de oferecer uma autonomia de 401km no ciclo CLTC ou 323km no ciclo WLTP.
Com essa bateria ele recupera de 0% a 100% em 9 horas com um WallBox de 6kW ou podendo ser plugado em estações de recarga rápida que vai de 30% a 80% em 22 minutos. As versões mais caras também possuem a bateria de 64,1kWh (62,0kWh úteis) junto com o mesmo motor elétrico. Maior, essa bateria oferece uma autonomia de 501km no ciclo CLTC ou 410km no ciclo WLTP. De acordo com a Neta, essa bateria recupera 100% da sua autonomia em 11 horas no WallBox de 6,6kW ou na recarga rápida vai de 30% a 80% em 22 minutos.
Ambas as baterias são da CATL, enquanto ele ainda possui um sistema de alimentação externa de energia Vehicle-to-Load (V2L), em 3,3kW. O SUV ainda possui uma suspensão dianteira McPherson e a suspensão traseira é multilink. Em termos de freios, ele possui freios a disco ventilados na dianteira e disco sólido na traseira. De acordo com a Neta, ele possui os modos de direção Normal e Sport, enquanto os modos de condução variam de Eco, Comfort e Sport. Ele possui um chip automotivo Qualcomm Snapdragon 8155 que possui um processador de alto desempenho com oito núcleos com 7NM de processo e poder de computação 8 TOPS.
De série, ele será vendido com freio de estacionamento eletrônico (EPB), Autohold, assistência elétrica de direção (EPS), ajuste de intensidade do sistema de regeneração e modo One Pedal. Ele ainda possui teto solar retrátil panorâmico, cortina elétrica interna para teto solar, rack de teto, tampa do porta-malas elétrica, chave inteligente (com funcionamento por aproximação), desembaçador do vidro traseiro, lavador/limpador do vidro traseiro, retrovisores externos com rebatimento elétrico, retrovisores externos elétricos, retrovisores externos com antiembaçante e limpador de para-brisas automático.
Ele também possui faróis e lanternas de LED, além de luzes diurnas (DRL) de rodagem em LED, com faróis de acendimento automático dos faróis e função Follow me Home. A lista ainda possui lanterna traseira de neblina e lanterna no porta-malas. A lista ainda adiciona volante revestido em couro artificial, ajuste da coluna de direção (altura/profundidade), tomada 12V, alavanca eletrônica de troca de marchas na coluna, carregamento wireless para telefone celular, vidros elétricos com one-touch e antiesmagamento, porta USB tipo ‘C’ (dianteira/traseira), porta USB (dianteira/traseira) e para-sóis com espelho e iluminação.
Internamente, os bancos possuem revestimento dos bancos em couro artificial, bancos dianteiros com aquecimento, bancos dianteiros com ajustes elétricos, banco do motorista com ajuste elétrico de altura, apoia–braço central dianteiro, banco traseiro com encosto rebatível e bipartido, banco traseiro com apoio de braço central e banco traseiro com apoio de cabeça central. O sistema de ar-condicionado é Dual Zone com saídas de ar para o banco traseiro. Há seis airbags (airbags duplo frontais, airbags dianteiros laterais e airbags de cortina na dianteira e traseira), freios ABS com EBD, controle de tração, controle de estabilidade (ESC) e controle automático de descida (HDC).
Há também assistente de partida em rampa (HHC), aviso de cintos de segurança em todos os bancos, sistema de fixação ISOFIX com Top Tether, sensores de estacionamento traseiros, câmera traseira com linhas-guia, sistema de câmeras 360° com função veículo transparente, sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), travamento automático das portas e destravamento automático das portas em caso de acidente. Há central multimídia com tela de 15,6 polegadas com sistema de monitoramento do motorista (DMS/ DDW), aviso sonoro para pedestres, conexão Bluetooth e oito alto–falantes.
O pacote ADAS adiciona equipamentos como aviso de portas abertas, alerta de tráfego traseiro durante manobras, alerta de colisão frontal (FCW), frenagem automática de emergência (AEB), AEB com detecção de pedestres e bicicletas, alerta de mudança de faixa (LDW), piloto automático adaptativo (ACC), assistente de permanência na faixa (LKA), assistente de posicionamento no tráfego (TJA), reconhecimento de sinais de trânsito (TSR), assistente de farol alto (HBA) e assistente emergencial de permanência em faixa (ELKS). Na China, ele será vendido com as opções de cores Pearl White, Sky Gray, Glacier Blue, Extreme Black and Dustless Silver.
No interior, o X oferece duas opções de cores, sendo o Atmospheric Brown and Technology Black. O Neta X será produzido na fábrica de Yichun, província de Jiangxi, na fábrica chamada de Hozon New Energy Automobile Co., Ltd., na China. Por lá, o preço do SUV varia de 89.800 yuans, 99.800 yuans, 114.800 yuans e 124.800 yuans respectivamente para as versões 400 Air, 500 Air, 500 Plus e 500 Pro.
Fotos: Neta / divulgação





























Comentários
Postar um comentário