Nissan revela mais um teaser da nova geração do Leaf, que está mais aerodinâmico
Nissan inicia a divulgação de mais alguns detalhes em teaser com a terceira geração do Leaf, que será lançado como um SUV cupê com foco aerodinâmico
A Nissan revelou os primeiros detalhes da terceira geração
do Leaf, que deixará de ser um hatch médio pela primeira vez. Agora, a terceira
geração aposta em ser um SUV cupê com uma proposta bem aerodinâmica. O modelo
elétrico já vendeu cerca de 700.000 unidades em todo o mundo desde o seu
lançamento, em 2010. Para a terceira geração, a Nissan confirmou que aprendeu
bastante com a primeira e a segunda geração e vai apostar em um Leaf mais
aerodinâmico já desenvolvido com um coeficiente de 0,25Cx – na Europa.
Nas medições dos Estados Unidos e do Japão, o coeficiente é
de 0,26Cx. No modelo europeu, as rodas e espelhos retrovisores ajudaram o novo
Leaf a ter um coeficiente um pouco melhor em relação à EUA e Japão. Considerado
um dos carros com nomes mais reconhecidos no mundo, o elétrico representa o
espírito da marca de "fazer o que os outros não ousam fazer" e ajuda
a marca a apostar em mais modelos eletrificados. Antecipado pela primeira vez
há algumas semanas (veja aqui), o novo Leaf vai trazer um design bem mais limpo
quando comparado com seus antecessores.
"Além dos entusiastas e inovadores de veículos
elétricos, queríamos que o novo Nissan Leaf oferecesse uma alternativa
verdadeiramente confiável aos veículos a combustão. Queríamos que ele
equilibrasse o apelo emocional e racional, garantindo uma aparência elegante e
ousada, ao mesmo tempo em que atendia às necessidades reais das famílias com um
design inteligente.", destacou Richard Candler, Vice-Presidente de Estratégia
Global de Produtos. O próprio design da nova geração do Leaf mostra um desenho
mais aerodinâmica até mesmo por conta da sua carroceria, que passa a ser de um
SUV cupê.
Em sua nova geração, o Leaf vai trazer faróis com desenho em ‘L’, com uma parte superior com desenho horizontal com luzes diurnas (DRL) em LED em ‘L’ que nas extremidades vão ter uma sequência vertical de pequenos elementos luminosos retangulares. Os faróis principais parecem trazer dois projetores em LED, enquanto os faróis se conectam por meio de uma barra em preto brilhante. Essa barra é acompanhada de uma barra em LED que se conecta com as luzes DRL dos faróis. A grade dianteira é fechada porque estamos diante de um modelo elétrico, com destaque para o logotipo da Nissan ao centro.
Um acabamento em preto brilhante faz os faróis se conectarem também pela parte inferior. No para-choque dianteiro, a nova geração do Leaf possui um desenho mais limpo marcado por uma entrada de ar inferior trapezoidal de grelhas com barras horizontais, inserida dentro de um acabamento plástico preto. Nas laterais da entrada de ar há barras horizontais com acabamento que parece ser preto brilhante. Há um vinco que nasce nas extremidades deste acabamento inferior e se conecta com o outro lado da dianteira. No capô de modo geral se observa um desenho mais limpo com destaque para um par de vincos.
Eles nascem acima dos faróis e que devem terminar nas laterais do SUV, passando bem próximo da coluna A do SUV. De perfil, a imagem mostra um novo Leaf com acabamento em plástico preto em toda a parte inferior da carroceria, inclusive nas caixas de rodas. As portas dianteiras terão maçanetas retráteis e as maçanetas das portas traseiras terão o recurso de serem embutidas na coluna C. Os retrovisores vão ter base nas portas, com repetidores de setas integrados. O perfil da carroceria do novo Leaf é cupê, enquanto o modelo deve ter porte médio.
“Todas as escolhas de design foram otimizadas para eficiência aerodinâmica e energética, e até mesmo o teto panorâmico de vidro contribui para uma aerodinâmica excepcional. Isso nos permitiu reduzir a altura do veículo em pontos críticos de desprendimento de ar em 12 mm, mantendo amplo espaço interno, graças à funcionalidade de escurecimento eletrônico.”, disse o Diretor de Design do Programa, Nobutaka Tase. Uma das novidades que foram explicadas no novo teaser é que o novo Leaf conta com teto solar panorâmico com proteção térmica e escurecimento disponível que elimina a necessidade de persianas ou protetores solares físicos.
Ele usa uma tecnologia chamada de Polymer Dispersed Liquid Crystal (PDLC) que permite que os proprietários desfrutem de conforto o ano todo com apenas um toque de botão, ajustando a transparência do vidro e a quantidade de luz que entra na cabine por meio do movimento de íons dentro da sua estrutura com camadas. O teto panorâmico possui um revestimento refletivo infravermelho (IR) que reduz a exposição solar. O interior também deve ser aprimorado graças ao uso da plataforma modular CMF-EV desta nova geração do Leaf, oferecendo um piso plano e proporcionando uma sensação de espaço e abertura para todos a bordo.
Vídeo-Teaser
Fotos: Nissan / divulgação








Comentários
Postar um comentário