Porsche revela o Wireless Charging, que estreia na nova geração do Cayenne EV, em novo teaser
Porsche revela novas imagens teaser do novo Cayenne Electric e confirma que SUV será o primeiro a ser equipado com tecnologia de recarga por indução
Depois de aparecer pela primeira vez em alguns eventos como
o Shelsley Walsh e o Goodwood Festival of Speed, a Porsche revelou as novas
imagens teaser que antecipam o Cayenne Electric de produção com uma tecnologia
inédita, pela primeira vez. De acordo com a marca alemã, o SUV vai ganhar um
sistema de carregamento sem fio ao estilo dos carregadores por indução para
smartphones, que vem ganhando cada vez mais espaço nos consoles centrais dos
carros mais modernos. A diferença é que, no caso do novo Cayenne, o SUV ganhará
esse sistema para recarga da bateria.
De acordo com a marca, o novo Cayenne Electric contará com
um sistema de carregamento de 11kW com uma placa base abaixo da área dianteira
do SUV. Chamado de ‘One-Box’, além da placa de piso montada no estacionamento,
ele dispensa o uso de um carregador WallBox em residências, por exemplo. A nova
geração do Cayenne será a primeira a oferecer a tecnologia, mas não deve ser o
único. Os novos modelos elétricos da marca também devem estar aptos para essa
tecnologia. O sistema One-Box começa a ser vendido em meados de 2026 na rede de
concessionárias.
Eles começam a ser vendidos a partir dos Centros Porsche e online na Porsche Shop. O Cayenne Electric estará no Salão de Munique, na Alemanha, com um protótipo, com uma carroceria com adesivagem fluorescente que demonstra a tecnologia inovadora. "Facilidade de uso, adequação ao uso diário e infraestrutura de carregamento continuam sendo fatores decisivos para a aceitação da mobilidade elétrica. Estamos orgulhosos de que o carregamento indutivo em breve estará disponível para produção em série na Porsche. Carregar um carro elétrico em casa nunca foi tão fácil e conveniente.", afirma o Dr. Michael Steiner, Vice-Presidente e Membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento.
Segundo a Porsche, o modelo conta com uma capacidade de carregamento de até 11kW, ele possui uma eficiência de transferência de energia da rede elétrica para a bateria, que é de 90%. Cerca de 75% de todos os processos de carregamento em um Porsche totalmente elétrico ocorrem em casa, de acordo com pesquisas da marca. A placa de piso Porsche Wireless Charging possui uma fácil utilização contando com 117 centímetros de comprimento, 78 centímetros de largura e 6 centímetros de altura. Ela pode ser instalada em uma garagem, garagem coberta ou vaga de estacionamento ao ar livre.
Conectada sempre à rede elétrica, os clientes podem contar com o suporte do Serviço de Instalação Porsche: mediante solicitação, um eletricista instalará a placa de piso indutiva e a colocará em operação. Para ser carregado no carro sem contato, existe também um hardware no carro que permite que o Cayenne Electric tenha uma placa na parte inferior da carroceria que está protegida de lascas de pedra e os efeitos do clima, a unidade receptora está localizada na parte inferior do veículo, entre as rodas dianteiras. O Cayenne precisa ser estacionado com essa placa em contato com o Porsche Wireless Charging localizado no chão.
A transferência de energia sem contato entre as duas unidades de carregamento ocorre a uma distância de alguns centímetros. Para isso, o Cayenne abaixa automaticamente. A placa de base tem um detector de movimento e detecção de objetos estranhos. O processo de carregamento é interrompido automaticamente se uma criatura viva se colocar entre o veículo e a placa do assoalho ou se um objeto metálico estiver sobre esta e aquecer. O Porsche Wireless Charging também será integrado ao My Porsche, permitindo o acompanhamento dos processos de carregamento e a autenticação de diversos veículos.
Uma visão especial da função de recarga sem fio deve ser disposta no Surround View quando forem estacionar o SUV. Assim que a posição de estacionamento acima do piso for atingida e o freio de estacionamento for acionado, o processo de carregamento inicia. Funções de conveniência familiares ao carregamento CA, como o carregamento temporizado com pré-condicionamento, também estão disponíveis para o carregamento sem fio. A marca também afirma que o piso conta com cerca de 50kg e traz os módulos LTE e WLAN, garantindo atualizações remotas de software e suporte à infraestrutura no futuro.
De acordo com a marca, a energia é transferida pelo ar por meio de um campo magnético. Para isso, uma bobina transmissora feita de cobre e ferrites está localizada na placa de base. Uma corrente alternada flui por essa bobina, gerando um campo magnético. O conceito da Porsche utiliza tecnologias de banda ultralarga para determinar a posição relativa do veículo acima do assoalho. A Porsche ainda confirmou que, quando a posição ideal de estacionamento é alcançada, o motorista é informado. Na bobina secundária do veículo, que atua como uma unidade receptora, o campo magnético gera corrente alternada. Um retificador então a converte em corrente contínua para que a bateria de alta tensão do Cayenne possa armazená-la.
A base Porsche Wireless Charging também é adequada para uso externo, podendo sobreviver a chuva e neve. Nem mesmo se, porventura, o carro passar por cima da placa, causa nenhum dano. A radiação eletromagnética é limitada à parte inferior do veículo durante o carregamento. O novo Cayenne pode ser plugado em estações de recarga rápida de até 400kW, permitindo que ele possa ser recarregado de forma mais rápida. O modelo protótipo das imagens conta com uma pintura especial, fluorescente, que possui uma combinação de cores diferentes e especiais.
Fotos: Porsche / divulgação












Comentários
Postar um comentário