Omoda apresenta o S5 e S5 GT, que aparece como o primeiro sedã médio da marca
Omoda apresenta o seu primeiro sedã médio com o S5 (ou O5 em alguns mercados), que nada mais é que o nosso Chery Arrizo 6 com poucas mudanças
A Omoda nasce do ventre da Chery Group como uma marca focada
no público jovem e com destino o mercado de exportação. Agora, a empresa que
tinha apenas utilitários esportivos passa a oferecer seu primeiro sedã com o S5
(também vendido em alguns mercados, como o México, de O5). De porte médio, o
Omoda S5 nada mais é que o nosso Chery Arrizo 6 e vendido na China e em alguns
mercados como Arrizo 5 Plus e Arrizo 5 Plus GT. No caso do Omoda, ele também possui uma
versão GT com dianteira diferente.
Começamos pelas versões civis do S5. As versões civis são o
mesmo Chery Arrizo 6 que temos em nosso mercado. Ele possui faróis dianteiros
horizontais e afilados, com luzes diurnas (DRL) em LED em ‘L’ e um projeto em
LED. Os faróis se conectam com uma grade hexagonal com vários pontos triangulares
prateados. O espaço para a placa fica na parte inferior desta grade. Já o
para-choque dianteiro se destaca por trazer uma entrada de ar inferior
trapezoidal com barras horizontais e um acabamento nas extremidades com os
faróis de neblina com luzes de LED e dispostos horizontalmente.
Este acabamento das extremidades se conecta com a entrada de
ar inferior. Por fim, a dianteira possui um acabamento prateado abaixo da
entrada de ar inferior. Em termos de vincos, o para-choque dianteiro possui
vincos no contorno do acabamento dos faróis de neblina e logo abaixo dos faróis.
No capô, a marca adicionou o nome Omoda escrito por extenso. O capô ainda
possui alguns vincos como vincos que nascem acima dos faróis e terminam nas colunas
A do sedã. De perfil estamos diante de um sedã médio com linhas bem
tradicionais, com um terceiro volume bem definido.
Destaque para o desenho dos vidros que acompanha o arco do teto na parte superior e um desenho bem ascendente na parte inferior. A parte inferior dos vidros ainda traz um friso cromado que termina no acabamento em plástico preto na coluna C. Em termos de vincos, se percebe a carroceria com um vinco que nasce no para-lama dianteiro e define a linha de cintura do sedã, terminando nas lanternas. Outro vinco é visto em parte intermediária das portas, ascendente também, e um outro vinco é visto na parte inferior, mais horizontal.
As caixas de rodas possuem vincos que ajudam a alargar os
para-lamas dianteiros e traseiros, enquanto o sedã possui maçanetas
convencionais e retrovisores com base na coluna das portas. Por fim, as rodas
são de liga leve de 17 polegadas, com pneus 205/50 R17. No teto, destaque para
o teto solar e uma antena estilo barbatana de tubarão. De traseira, o S5 se
destaca por contar com lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas
e um acabamento preto brilhante liga as duas lentes. Abaixo dessa barra em
preto brilhante fica o espaço para a placa e a tampa do porta-malas possui
vincos que parecem criar um pequeno aerofólio na tampa.
Há um vinco na parte inferior da tampa do porta-malas e o
para-choque traseiro traz um novo vinco que se conecta com os refletores
horizontais dispostos nas extremidades da peça. A parte inferior do para-choque
traseiro traz acabamento em plástico preto com duas falsas saídas de escape nas
extremidades com um contorno cromado. A versão GT do sedã se diferencia por ser
o mesmo Chery Arrizo 5 GT chinês. Ele possui faróis horizontais e mais afilados
com luzes diurnas (DRL) em LED e projetores em LED. Os faróis continuam se
conectando com a grade dianteira, mas essa possui um formato em ‘X’.
Com acabamento preto brilhante, a grade possui uma grelha de
barras que se entrelaçam e com o espaço para a placa bem ao centro. A grelha,
assim como o contorno da grade, também possui um acabamento preto brilhante e
traz o logotipo GT no lado direito. Nas extremidades dos para-choque estão os
novos faróis de neblinas dispostos dentro de um acabamento triangular e
vertical, em preto brilhante. O capô também é diferente. Ele possui o logotipo
Omoda acima da grade e traz dois pares de vincos, sendo um par de vincos mais
centrais e um par de vincos mais nas extremidades, que se conectam com a coluna
A do sedã.
De perfil, as novidades ficam por conta de detalhes escurecidos como o friso na parte inferior das portas, capa dos retrovisores e as rodas de liga leve. Outra novidade são as pinças de freio vermelhas. Na traseira, a versão GT possui apenas um acabamento inferior com dupla saída de escape de cada lado, enquanto as lanternas recebem um acabamento escurecido. Por dentro, as linhas da Chery são evidentes. Pegando o Arrizo 6 nosso, a novidade é o volante com o logotipo Omoda – que não ornou muito bem da forma que foi desenvolvido.
O sedã possui um quadro de instrumentos com tela digital de 10,25 polegadas, que é personalizável, junto de uma central multimídia com tela de 10,25 polegadas com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, além de Rádio AM/FM e Bluetooth. As linhas do painel são mais horizontais, como as saídas de ar-condicionado centrais e das extremidades e um acabamento em preto brilhante na posição central onde fica a tela da central multimídia. Abaixo da tela, o sedã possui os controles do sistema de ar-condicionado, com controles físicos.
O console central possui carregadores de celular por indução, o câmbio automático com freio de estacionamento eletrônico, dois porta-copos, seletor dos modos de condução e uma segunda porta de carregador de indução. O volante é convencional, de três raios com controles multifuncionais. O S5/O5 GT também possui um interior diferente. Ele possui um volante de base inferior achatada com o nome Omoda escrito por extenso. Os controles são multifuncionais e possuem um acabamento em preto brilhante. O painel também é diferente com telas dispostas lado a lado para o quadro de instrumentos e a central multimídia com telas de 10,25 polegadas cada.
As saídas de ar-condicionado se escondem dentro de um acabamento preto brilhante com saídas de ar retangulares. Na frente do passageiro, esse acabamento traz um sistema de iluminação personalizável. Abaixo das saídas de ar centrais, dispostas logo abaixo da central multimídia, possuem os controles do sistema de ar-condicionado. O console central é o mesmo. Desenvolvido a partir da plataforma modular M1X, o Omoda S5 possui 4,680 metros de comprimento, 2,670 metros entre os eixos, 1,825 metro de largura e 1,490 metro de altura. O S5 GT se destaca por trazer comprimento um pouco diferente, de 4,691 metros. A Omoda ainda destaca espaço interno para cinco ocupantes e porta-malas de 570 litros.
O peso do sedã é de 1.344kg, de acordo com a marca. Mecanicamente, o Omoda S5 é equipado com o motor 1.5 Turbo a gasolina de 150cv e torque de 23,4kgfm, acoplado ao câmbio automático CVT. Com esse motor, o sedã possui tanque de combustível de 48 litros com modos de condução Normal, Eco e Sport. Ele possui um consumo de 18,03km/l combinado. O sedã traz suspensão dianteira McPherson e suspensão traseira com eixo de torção e freios a disco. No caso do Omoda S5/O5 GT o sedã usa o motor 1.6 TGDI a gasolina que desenvolve 186cv e 29,5kgfm, com câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas.
Com esse motor, o sedã possui um tanque de combustível de 51 litros e também possui os modos de condução Normal, Eco e Sport. Com esse motor mais forte, ele acelera de 0 a 100km/h em 6,0 segundos. De série, ele é bem equipado. Ele possui alarme e imobilizador, antena de barbatana de tubarão, abrir/fechar as janelas pela chave, porta-malas com abertura elétrica remota, câmera de ré com diretrizes dinâmicas, câmera HD 360° com visão panorâmica, partida remota do motor, espelhos laterais ajustáveis eletricamente com luzes indicadores de direção de LED, faróis de LED com ajuste eletrônico de altura e com função ‘Follow me Home’ e luzes diurnas em LED (DRL).
Ele também acrescenta lanternas de neblina traseiras, teto solar elétrico, ar-condicionado elétrico com saída para segunda fila, bancos do motorista com ajuste em seis posições e banco do passageiro ajustável em quatro posições, bancos da segunda fila dobráveis e com encostos de cabeça e carregador de telefone sem fio. Ele também possui central multimídia com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, portas USB frontais/traseiras, rádio AM/FM e Bluetooth, controle de cruzeiro, ar-condicionado com filtro de ar único PM 2,5, quadro de instrumentos com tela de 10,25 polegadas, vidros elétricos com um toque, volante revestido em couro sintético com ajuste e controles multifuncionais.
De segurança, destaque para assistência de partida em rampa – HAC, assistência de Frenagem – BAS, airbags frontais e laterais para motorista e passageiro, airbags de cortina, controle de tração – TCS, distribuição eletrônica de frenagem – EBD, freios a disco dianteiros e traseiros com sistema de freio antibloqueio (ABS). Há ainda freio de estacionamento eletrônico (EPB) com retenção automática, controle eletrônico de estabilidade – ESP, lembrete de cinto de segurança, sistema ISOFIX, sensores de estacionamento traseiros, sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS e outros. O pacote ADAS adiciona bons equipamentos de série.
Destaque fica para aviso de saída de faixa – LDW, alerta de colisão frontal – FCW, alerta de tráfego cruzado traseiro – RCTA, assistência integrada de cruzeiro – ICA, assistência de manutenção de faixa – LKA, assistente de tráfego pesado – TJA, assistência para mudança de faixa – LCA, controle de cruzeiro adaptativo – ACC, controle Inteligente de farol alto – IHC, detecção de ponto cego – BSD e sistema de frenagem automática – AEB. Em alguns mercados, o Omoda S5/O5 será vendido com versões Life e Unlimited e o GT é vendido com as mesmas versões. Ele será vendido com diferentes opções de cores.
O S5 e O5 será vendido com as cores Branco Perlado, Azul Estelar, Gris Acerado, Vermelho Lava e Preto Cristal. O GT possui quase as mesmas cores e oferece o Preto Cristal, Vermelho Lava, Branco Perlado e Gris Tormenta. Há uma opção de cor especial, a Cris Tecno. Por dentro, o GT oferece acabamento em Preto com costuras contrastantes em Laranja ou Preto com Vermelho. O sedã é produzido na China, em Wuhu, província de Anhui, de onde ele é exportado para Rússia, Cazaquistão e México.
Fotos: Omoda / divulgação

















Comentários
Postar um comentário