Nissan revela novas imagens teaser do seu SUV compacto na Índia, batizado de Tekton
Cotado como novo Nissan Terrano, japonesa confirma nome Tekton como próximo SUV compacto da marca na Índia; estreia acontece em 2026 por lá
A Nissan parece que conseguiu driblar todo mundo que cotava
que o novo SUV compacto da marca para a Índia receberia o nome Terrano. Antecipado
por algumas imagens teaser desde o primeiro semestre deste ano (veja aqui), o modelo em
questão será batizado de Tekton. Primo do Dacia Duster de terceira geração, o
novo modelo deve substituir o Kicks antigo por lá (que era criado a partir da
plataforma B0 do Renault Duster e alongado) e recolocará a marca japonesa neste
que é um dos maiores segmentos do mercado indiano.
Segundo o comunicado divulgado pela nipônica, o Tekton será
lançado em 2026 como um 'SUV compacto com ares de Patrol'. A escolha do nome
Tekton vem do grego que significa ‘artesão’ ou ‘arquiteto’. O novo modelo da
marca quer trazer, em seu nome, uma ideia de potência premium que incorpora
excelência em engenharia, desempenho e um design diferenciado. “O Tekton será
uma escolha para aqueles que estão ‘moldando seu mundo’ por meio de suas
carreiras, paixões ou estilos de vida”, disse a Nissan. Desenvolvido com a
estratégia de ‘um carro, um mundo’, ele será produzido na Índia pela Renault,
na fábrica de Chennai.
A partir de lá, ele será vendido na Índia e vai ser
exportado para alguns mercados selecionados, possivelmente alguns mercados
asiáticos, especialmente no sudeste asiático – podendo até mesmo conviver com o
Kicks de nova geração. Pelas novas imagens teaser, o modelo se destaca por
contar com faróis com um desenho em ‘L’ que se conecta com a grade dianteira. Os
faróis contam com luzes diurnas (DRL) em LED em ‘L’ que se conectam entre si
por meio de uma barra em LED que atravessa a parte superior da grade dianteira.
Os faróis também contam com projetores em LED.
Cortando a grade dianteira horizontal está um par de vincos cromados que sustentam o logotipo da marca ao centro. No para-choque dianteiro, ele possui espaço para a placa logo abaixo da grade e um acabamento prateado é visto com um desenho em ‘C’, emoldurando uma nova entrada de ar intermediária. Este acabamento está conectado a outros mais nas extremidades que se conectam também com os faróis. O capô possui um desenho bem parrudo com as áreas laterais do capô mais elevadas e o centro mais baixo. Nele, também se percebe um ressalto mais discreto.
Nada discreto é o nome Tekton em letras garrafais no capô. De perfil, o modelo deve contar com um desenho muito parecido ao Dacia Duster, para não dizer praticamente o mesmo – inclusive com as portas traseiras com maçanetas camufladas. De traseira, o Tekton possui um aerofólio com um desenho mais aerodinâmico e com prolongamento nas laterais do vidro traseiro em preto brilhante. As lanternas possuem um desenho mais quadrado com uma iluminação em LED em ‘C’, que quase se conectam entre si por uma faixa em preto brilhante com uma linha em LED.
Quase se conectam porque o logotipo da marca interrompe a iluminação. A tampa do porta-malas possui vincos que continuam a partir das lanternas, bem como um espaço para a placa. Abaixo dele, novamente aparece o nome Tekton. Há mais um vinco horizontal na parte inferior da tampa do porta-malas e o para-choque traseiro traz um acabamento em plástico preto com falsas saídas de ar nas extremidades. A marca fala que o design do Tekton é fortemente inspirado na nova geração do Patrol. O design robusto do modelo é um atrativo para o consumidor indiano que busca por modelos com ares mais parrudos e com linhas mais musculosas.
"O design do Novo Nissan Tekton é inspirado no nosso lendário Nissan Patrol. Ele foi projetado para revolucionar, dominar e oferecer tudo o que o consumidor indiano moderno deseja. Imponente, elegante e construído para estabelecer um novo padrão na Índia e em outros lugares, o design e a qualidade de construção são inconfundivelmente Nissan — incorporando o melhor do DNA SUV da Nissan.", disse Alfonso Albaisa, Executivo Corporativo da Nissan Motor Co., Ltd. A marca não comentou, mas o modelo será construído a partir da plataforma modular CMF-B, de origem Renault-Nissan.
“O Novo Nissan Tekton estará no centro da história de ressurgimento da Nissan e oferece um vislumbre do futuro do nosso portfólio de produtos no país. Com sua postura imponente, visual arrojado e interiores premium, estamos confiantes de que ele será um inovador no segmento, atraindo clientes que buscam um SUV compacto robusto, porém refinado. Este modelo liderará a história de crescimento da Nissan na Índia.”, destaca Saurabh Vatsa, Diretor Executivo da Nissan Motor na Índia. Com cerca de 4,35 metros de comprimento, o Tekton pode aparecer na Índia com opções de motor a combustão e eletrificados, entre eles, opções híbrido-leve (MHEV) e híbrido (HEV). Mais detalhes surgem em breve.
Fotos: Nissan / divulgação



Comentários
Postar um comentário