Porsche revela as primeiras imagens teaser do interior do Cayenne Electric; estreia é neste ano

Porsche apresenta as primeiras imagens oficiais do interior da nova geração do Cayenne, o Cayenne Electric, com o ‘Flow Design’, maior tela já feita pela marca



A Porsche revelou as primeiras imagens oficiais do interior da nova geração do Cayenne, chamado de Cayenne Electric. O SUV será apresentado ainda neste ano de 2025 e se prepara para a revelação oficial. Ele será o responsável por trazer uma nova geração de interiores da Porsche, com o maior display de telas já criados para um produto da marca. Chamado de Flow Display, a tela conta com uma série de personalizações e um novo conceito operacional digital com maior superfície no painel. Ao todo, são três telas generosas no painel.

A Porsche confirmou em comunicado que este tipo de painel vai marcar uma nova experiência aos proprietários da marca, combinando o DNA esportivo da Porsche com a inovação digital. O Flow Design se destaca por ser o maior display já visto em um produto da marca e ele possui telas curvas, sendo integrado e intuitivo com as demais telas. A marca fala que a tela da central multimídia contará com uma área que vai trazer novos recursos de conforto como os bancos traseiros com ajuste elétrico, aquecimento de superfície e Modos de Humor, aprimoram significativamente a experiência de dirigir.

As telas também vão trazer uma grande capacidade de personalização de cores, como mostram as imagens que ilustram esta publicação. Além das telas, o interior também vai contar com novos materiais e detalhes, abrindo novas oportunidades ilimitadas de personalização. "Nosso objetivo era combinar as características quintessenciais do Cayenne e as superfícies de exibição recém-desenvolvidas com os recursos da nova 'Porsche Digital Interaction' em um pacote geral harmonioso. Um que seja inovador, visionário e meticulosamente pensado até o mais ínfimo detalhe", diz Markus Auerbach, Diretor de Design de Interiores da Style Porsche.

A marca confirmou que a nova geração do Cayenne contará com um quadro de instrumentos bem grande, com uma tela curva de 14,25 polegadas. Com tecnologia OLED, ele oferece uma visão clara do medidor de potência, bem como informações sobre navegação, sistemas de assistência ao motorista e também de entretenimento. O quadro de instrumentos contará com três seções redondas no quadro. Nas laterais do quadro de instrumentos, ele parece trazer controles táteis. Estes devem trazer ajustes de iluminação, desligar o ESP e outras configurações. O volante é circular com três raios e controles multifuncionais.



O volante deve trazer um acabamento em couro com costuras contrastantes e há um acabamento em preto brilhante em alguns detalhes. Também se nota a existência de um seletor giratório no volante, chamado de Drive Mode, que altera os modos de condução do Cayenne Electric. No lado direito do volante, o SUV conta com câmbio por botão, com uma haste e ao lado está o botão P. Mas um dos maiores destaques deste novo interior fica por conta da tela curva da central multimídia, principal tela do Flow Display. Com uma tela vertical, antes da dobra da curva ele possui controles de uma central multimídia convencional e a parte inferior conta com algumas funcionalidades.

Entre as funcionalidades estão controle do sistema de som, chamadas pelo celular, atalhos de pesquisa como próxima estação de recarga, estacionamento e controle da iluminação interna, além de uma lupa para pesquisas. Opcionalmente, ele poderá ser vendido com uma terceira tela, na frente do passageiro. Com 14,9 polegadas, essa tela vai trazer funcionalidades de entretenimento que podem ser geridos pelo passageiro – como entretenimento, controle de aplicativos e streaming de vídeo. O painel conta com saídas de ar-condicionado verticais nas extremidades e horizontais ao centro, tendo as saídas centrais acima da central multimídia.

A tela da central com a tela na frente do passageiro se conecta por um acabamento em preto brilhante. O painel do Cayenne Electric também contará com um Head-Up Display (HUD) na parte superior do painel. Ele terá realidade aumentada (AR), projetando uma série de informações no para-brisa. Entre algumas destas projeções estão as setas de navegação e orientação de faixa na visão do motorista da estrada, com um tamanho efetivo de tela de 8,7 polegadas. "O objetivo do redesenho do conteúdo digital das telas era criar uma conexão ainda mais imersiva e intensa entre o motorista e o carro esportivo", afirma Ivo van Hulten, Diretor de Experiência do Motorista da Style Porsche.



A Porsche também confirma a existência de Widgets configuráveis nas telas, tornando a operação mais intuitiva. Com o aplicativo Themes, ele vai contar com um esquema de cores de todas as superfícies digitais no interior pode ser personalizado. Há cinco esquemas de cores predefinidos para escolher, transformando a aparência do Flow Display, do painel de instrumentos e de outros displays. Essa integração vai permitir um elemento de design adicionando um toque puramente digital à escolha clássica de materiais e cores. Abaixo da central multimídia, o SUV conta com alguns controles multifuncionais como do ar-condicionado, que podem funcionar como atalho.

O sistema de ar-condicionado também aparece com dois controles no painel, indicando que terá um sistema Dual Zone. O console central possui um acabamento em couro e um par de hastes com o nome Cayenne que se conectam com o desenho do painel. No console, ele possui uma grande área de recarga por indução para smartphones, que também possui um sistema de iluminação próprio. Entre os bancos, o SUV deve trazer porta-objetos com descansa-braço. Os painéis das portas também contam com um sistema de iluminação, com uma faixa em LED na parte superior e uma iluminação intermediária que ilumina até mesmo os controles.

Os painéis das portas possuem porta-objetos na parte inferior, mesma área onde fica um alto-falantes. Ele também possui um sistema de iluminação no lado esquerdo e direito do console central, ainda no painel. Falando em iluminação, a Porsche confirmou que existem 13 opções de cores internas, além de quatro pacotes de interior e cinco pacotes de detalhes. Isso cria possibilidades virtualmente ilimitadas para personalizar a cabine ao gosto pessoal – do discreto e elegante ao distintamente esportivo. Em termos de acabamento, a Porsche confirmou um interior em couro nas cores Cinza Magnésio, Lavanda e Cinza Sálvia também estão disponíveis.



Opcionalmente ele será vendido com um interior em couro Race-Tex, com tecido estampado em Pepita, que presta homenagem ao interior dos Porsches mais clássicos. Uma nova variedade de acabamentos decorativos também está disponível, bem como diferentes materiais e opções de cores que permitam uma coordenação perfeita com a cor interna escolhida. Costuras contrastantes e cores de destaque harmonizadas adicionam ainda mais individualidade e exclusividade. Por meio do Porsche Exclusive Manufaktur, a Porsche vai disponibilizar o Sonderwunsch, que vai trazer um nível e uma amplitude de oportunidades de personalização nunca vistos em um SUV da Porsche.

Por fim, o interior também contará com apoio de um assistente de voz com inteligência artificial (IA) integrada. Há uma gama de funções de streaming e jogos que elevam a experiência digital no interior, junto do assistente de voz com inteligência artificial. Este vai contar com apoio em instruções complexas, bem como perguntas de acompanhamento espontâneas, de forma confiável, sem exigir a repetição da palavra de ativação. O assistente de voz contará com o Voice Pilot, que controle funções de conforto, climatização, aquecimento dos bancos, iluminação ambiente e modos de humor.

Ele também reconhece endereços, pontos de interesse e informações de trânsito em linguagem natural, e pode reproduzir diretamente conteúdo de mídia, como serviços de streaming ou estações de rádio, mediante solicitação. Ele também contará com o Porsche Digital Key, que integra smartphones e smartwatches como chaves do carro. Sobre tecnologia, ele será equipado com Ultra Wideband (UWB), que reconhece o dispositivo móvel e tranca ou destranca o carro automaticamente quando ele se aproxima ou se afasta. A Porsche Digital Key pode ser armazenada com segurança no aplicativo Wallet e compartilhada com até sete usuários adicionais. Mais detalhes sobre o Cayenne Electric surgem em breve.



Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!