Neta lança o seu SUV médio elétrico, o X, que estreia no Brasil com 163cv e por R$ 194.900
Neta lança o seu segundo produto no mercado brasileiro, o SUV médio elétrico X, que chega ao nosso mercado em três versões e parte de R$ 194.900
A Neta apresentou oficialmente no Brasil seu segundo produto
à venda no mercado, o X. O SUV médio elétrico chega com a missão de ser o
produto mais caro da marca à venda até o momento. Ficando acima do Aya, o X vai
concorrer diretamente com modelos como BYD Yuan Plus, neste que é um dos
segmentos que vai se expandir rapidamente nos próximos anos. Sendo um SUV médio
elétrico, o X desembarca em três versões, sendo duas opções de baterias
diferentes identificadas como 400 e 500.
Mas antes de falarmos sobre a mecânica, vamos nos ater sobre
o design do X. O modelo recebeu recentemente na China uma reestilização de
meia-vida e mudou seu batismo. Saiu o nome U para X, enquanto a dianteira foi
drasticamente renovada, assim como o interior ficou mais moderno. O X
representa uma linguagem de design mais moderna da Neta, que traz o novo
logotipo no para-choque. O SUV chega ao mercado com os faróis divididos em dois
andares, algo que tem se tornado comum nos carros mais modernos. A parte
superior traz luzes diurnas (DRL) em LED com desenho em ‘L’, onde também ficam
as setas de direção.
Há um vinco horizontal que corta toda a dianteira e se
conecta com as extremidades laterais e superiores das luzes DRL. Acima deste
vinco fica o logotipo da marca, logo abaixo do capô. O para-choque dianteiro possui
um desenho mais limpo e é onde estão os faróis principais. Eles possuem um
desenho retangular nas extremidades laterais, com projetores em LED. Os faróis
principais estão inseridos dentro de um acabamento em plástico preto. Ele
também possui um acabamento cromado em ‘L’ nas extremidades laterais deste
acabamento que sustenta os faróis principais.
A única entrada de ar é a entrada de ar inferior, em formato trapezoidal, com barras horizontais. Ele possui o espaço da placa logo acima. Há vincos ainda no contorno dos faróis superiores e no acabamento em plástico preto que abriga os faróis principais. A parte inferior do para-choque possui acabamento em plástico preto. É também no para-choque dianteiro que ele ganha dois pares de vincos que terminam nas colunas A, passando pelo capô. Há um par de vincos centrais que terminam próximo do para-brisa, enquanto, entre os vincos centrais e os das extremidades, há uma parte mais funda que deixa o centro do capô mais alto.
De perfil, temos uma carroceria bem tradicional de um SUV médio. Destaque fica para os vincos que nascem no para-lama dianteiro e terminam ainda nas portas dianteiras. Outros vincos nascem nas portas dianteiras e terminam nas lanternas traseiras. Há outro vinco na parte inferior das portas, enquanto a carroceria possui vincos nas caixas de rodas, que ajudam a alargar os para-lamas. Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto, inclusive nas caixas de rodas. O acabamento em plástico preto na parte inferior das portas possui detalhes vazados que deixam a cor da carroceria aparente, em formato trapezoidal.
O desenho dos vidros que acompanham o arco do teto e começa a ter um caimento de teto na porta traseira. O contorno dos vidros possui acabamento preto brilhante na coluna C que se conecta com o vidro traseiro. O bocal de recarga da bateria fica no para-lama dianteiro, enquanto os retrovisores trazem base nas portas, com repetidores de setas integrados. Já as maçanetas são convencionais. As rodas são de 18 polegadas, com pneus 225/60 R18. No teto, ele possui um teto solar panorâmico e rack de teto. O teto solar panorâmico de grandes dimensões com mecanismo antiesmagamento inteligente.
Atrelado a este item está uma cortina elétrica que, junto com o vidro no teto, bloqueia 85% da incidência de luz e retém 99% de raios UV. Na traseira, o X possui um aerofólio com brake-light integrado, enquanto o vidro traseiro é levemente inclinado. As lanternas são afiladas, horizontais, invadem a tampa do porta-malas e se conectam entre si com uma iluminação em LED. As lanternas são maiores nas extremidades, onde possuem uma iluminação em X. A barra que une as lanternas traz o logotipo da Neta. A tampa do porta-malas possui dois vincos horizontais, que se conectam nas extremidades laterais das lanternas.
Ainda na tampa do porta-malas ele possui espaço para a placa e uma régua na cor da carroceria logo acima. No para-choque traseiro, ele possui vincos em ‘C’ nas extremidades que invadem um pouco a tampa do porta-malas. O para-choque traseiro traz vincos horizontais logo abaixo da tampa e na parte mais inferior ele possui um acabamento plástico preto onde existe um friso cromado. Acima deste friso ele possui refletores horizontais conectados com as luzes de ré e lanternas de neblina. A parte inferior do para-choque possui um discreto difusor de ar. Por dentro, destaque para o quadro de instrumentos com tela digital de 8,9 polegadas que é personalizável.
O volante é parecido com os últimos lançamentos da marca, com base inferior achatada e três raios, com controles multifuncionais em preto brilhante. O aro superior também é levemente achatado. O painel possui desenho bem simples, com todo destaque para a central multimídia com tela de 15,6 polegadas. A tela possui resolução Full HD (1920 x 1080) e alta fidelidade de cores, com 85% no índice NTSC (sigla para National Television System Committee). É ela que aglomera todas as funções do carro, como ar-condicionado e sistema de entretenimento. A central é dividida em duas partes.
Do lado esquerdo (mais próximo ao condutor) ficam fixos os comandos relacionados ao veículo (área funcional). O restante da tela é customizável, oferecendo ao cliente a liberdade de visualizar o que preferir. Ele ainda possui uma faixa que percorre todo o painel e se conecta com as saídas de ar-condicionado das extremidades – que possui um desenho retangular. O sistema de ar-condicionado possui um sistema rigoroso de controle de qualidade do ar dentro da cabine e há saída de ar-condicionado para os bancos traseiros. Todo o contorno das saídas de ar possui acabamento prateado.
Abaixo da central multimídia, há as duas saídas de ar centrais, enquanto o painel e os painéis das portas dianteiras possuem linhas que se conectam entre si. A alavanca de câmbio fica na coluna de direção e o console central possui espaço para recarga por indução para smartphones e dois porta-copos, além de um espaço central com porta-objetos. O SUV ainda possui um compartimento entre os bancos. O console central possui dois andares, onde a parte inferior possui espaço para objetos, tomada 12V e entradas USB. Os painéis das portas trazem maçanetas conectadas com alto-falantes e os controles dos vidros e retrovisores em posições tradicionais.
O acabamento dos painéis das portas é o mesmo do volante, painel, bancos e console central. Com espaço para cinco ocupantes, ele possui saídas de ar-condicionado duplas na traseira, duas entradas USB e mais um porta-objetos. Ao todo, a Neta destaca que ele possui cerca de 24 porta-objetos. Os bancos têm acabamento em couro artificial em preto com costuras contrastantes em vermelho ou bancos com estofamento em marrom. O SUV parece mais compacto, mas é maior que um Jeep Compass ou Toyota Corolla Cross.
Desenvolvido a partir da plataforma modular HEPT4.0, o X possui 4,619 metros de comprimento, 2,770 metros entre os eixos, 1,860 metro de largura e 1,628 metro de altura. O porta-malas possui capacidade de 508 litros, que pode ser expandido para 1.388 litros com a segunda fila de bancos rebatidos. A capacidade de reboque é de até 1 tonelada quando o reboque possui freios. Sem o recurso de freio, o limite é de 750kg. No rack de teto, o limite de peso é de 75kg. O peso em ordem de marcha é de 1.670 kg ou 1.740 kg, respectivamente. A carroceira utiliza 75% de aço de alta resistência, com um habitáculo projetado para proteger todos os ocupantes.
Mecanicamente, o SUV é equipado com um motor elétrico síncrono magnético e permanente de 163cv de potência com torque de 21,4kgfm, sempre com tração dianteira (FWD). Ele acelera de 0 a 100km/h em 9,5 segundos e possui uma velocidade máxima de 150km/h, limitada eletronicamente. Na bateria, ele usa duas opções de baterias, ambas da CATL. A primeira delas é a 400, que traz a bateria de 52,5kWh com autonomia de 401km no ciclo CLTC, 323km no WLTP e 258km no ciclo do InMetro, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
A bateria maior é chamada de 500 e traz uma bateria de 64,1kWh capaz de oferecer autonomia de 501km no ciclo CLTC ou 410km no ciclo WLTP. No PBEV, a autonomia declarada é de 317km. Vale destacar que os padrões do InMetro são os mais rigorosos e sempre divulgam dados mais pessimistas possíveis. A Neta confirmou que o SUV pode ser plugado em estações de recarga de 6,6kW num WallBox que recupera a bateria menor de 0% a 100% em 9 horas e em 11 horas na bateria de 64,1kWh. Ele também pode ser carregado em estações de recarga rápida de 30% a 80% em menos de 30 minutos.
A eficiência energética do Neta X é de excelentes 0,54 MJ/km. O X também traz uma suspensão dianteira McPherson e traseira multilink e os freios possuem discos dianteiros ventilados e traseiros sólidos. O SUV também possui os modos de assistência de direção em Normal e Sport e os modos de condução em Eco, Comfort e Sport. Em termos de tecnologia, o X possui chip automotivo Qualcomm Snapdragon 8155 que possui um processador de alto desempenho com oito núcleos com 7NM de processo e poder de computação 8 TOPS.
O X será vendido no mercado brasileiro com as cores Pearl White (branco), Sky Gray (cinza), Glacier Blue (azul), Extreme Black (preto) e Dustless Silver (bege). Aqui, o X chega com garantia de 5 anos para o veículo (ou 150.000km) e de 8 anos para bateria e motor (180.000km) – o que prevalecer primeiro. No Brasil, o X será vendido nas versões 400, 500 e 500 Luxury. Confira abaixo os equipamentos de série de cada versão.
X 400
De série, o SUV médio é vendido com freio de estacionamento eletrônico (EPB), Auto Hold, assistência elétrica de direção (EPS), ajuste de intensidade do sistema de regeneração, modo One Pedal, teto solar retrátil panorâmico, cortina elétrica interna para teto solar, rack de teto, chave inteligente – funcionamento por aproximação, desembaçador do vidro traseiro, lavador/limpador do vidro traseiro, retrovisores externos com rebatimento elétrico, retrovisores externos elétricos, retrovisores externos com antiembaçante e limpador de para–brisas automático. Há ainda faróis de LED, lanternas de LED, luz diurna de rodagem em LED (DRL), acendimento automático dos faróis, lanterna traseira de neblina, Follow me Home, luzes de leitura (dianteira/traseira) em LED e iluminação do porta-malas. A versão de entrada também traz volante revestido em couro artificial, ajuste da coluna de direção (altura/profundidade), tomada 12V, alavanca eletrônica de troca de marchas na coluna, vidros elétricos com one-touch e antiesmagamento, porta tipo "C" (dianteira/traseira), porta USB (dianteira/traseira), para-sóis com espelho e iluminação. O SUV também é equipado com revestimento dos bancos em couro artificial, bancos dianteiros com aquecimento, bancos dianteiros com ajustes elétricos, banco do motorista com ajuste elétrico de altura, apoia–braço central dianteiro, banco traseiro com encosto rebatível e bipartido, banco traseiro com apoio de braço central e banco traseiro com apoio de cabeça central. O X 400 também possui ar-condicionado automático Dual-Zone, saída de ar para o banco traseiro, seis airbags (duplo frontal, dianteiros laterais e de cortina na dianteira/traseira), freios ABS com EBD, controle de tração, controle de estabilidade (ESC), controle automático de descida (HDC), assistente de partida em rampa (HHC), aviso de cintos de segurança (dianteira/traseira), ISOFIX/Top Tether, sensores de estacionamento traseiros, câmera traseira com linhas-guia, sistema de câmeras 360° com função "veículo transparente", sistema de monitoramento de pressão dos pneus, travamento automático das portas e destravamento automático das portas em caso de acidente. Por fim, a lista aumenta com quadro de instrumentos com tela digital de 8,9 polegadas, central multimídia com tela touchscreen de 15,6 polegadas, aviso sonoro para pedestres, conexão Bluetooth, oito alto–falantes e piloto automático (CC).
X 500
De série, a versão intermediária traz apenas a nova bateria de 64,1kWh, que aumenta a autonomia do SUV.
X 500 Luxury
A versão topo de linha adiciona mais equipamentos como tampa do porta–malas é elétrica, carregamento Wireless para telefone celular, banco do motorista com função "acesso fácil" e sistema de monitoramento do motorista (DMS/ DDW). A novidade fica por conta do pacote ADAS bem completo, que adiciona aviso de portas abertas, alerta de tráfego traseiro durante manobras, alerta de colisão frontal (FCW), frenagem automática de emergência (AEB), AEB com detecção de pedestres e bicicletas, alerta de mudança de faixa (LDW), piloto automático adaptativo (ACC/ ICA), assistente de permanência na faixa (LKA), assistente de posicionamento no tráfego (TJA), reconhecimento de sinais de trânsito (TSR), assistente de farol alto (HBA) e assistente emergencial de permanência em faixa (ELKS).
- Neta X 400 – R$ 194.900
- Neta X 500 – R$ 204.900
- Neta X 500 Luxury – R$ 214.900
Fotos: Neta / divulgação
















Comentários
Postar um comentário