Volkswagen comemorou aniversário de 20 anos do motor Total Flex com adesivo exclusivo
Volkswagen comemora aniversário de 20 anos do motor Flex no Brasil e destaca como a marca foi pioneira em nosso mercado com o Gol Flex
A Volkswagen comemorou o aniversário de 20 anos do motor
Flex em 2023. Pioneiro em larga escala no mundo, os motores bicombustíveis
permitiram ao consumidor escolher qual combustível colocar em seu veículo, uma
tendência que foi ganhando o mercado após o lançamento do Gol Flex, em 2003. Chamado
pela marca alemã de Total Flex desde então, a tecnologia foi desenvolvida por
engenheiros e apontada internacionalmente como um exemplo de contribuição à
sustentabilidade e a preservação ambiental. Na época, o Gol Flex, lançado em
março de 2003, usava o motor 1.6 Total Flex.
Na Volkswagen, a “investigação da possibilidade de usar
misturas de etanol e gasolina iniciou em 1992, juntamente com o desenvolvimento
do sistema de injeção de combustível com controle digital. Já no início dos
anos 2000, a decisão da Volkswagen em implementar o Total Flex foi suportada
pela existência de infraestrutura estabelecida para o etanol, pelo interesse do
consumidor, e pela maturidade da tecnologia de controle digital dos motores,
desenvolvida ao longo da década de 1990”, disse a marca em comunicado. Desde
então, os motores Total Flex passaram por evoluções técnicas.
O lançamento do Polo eFlex, o primeiro carro da marca a ser Flex e sem auxílio de um tanquinho de partida a frio, em 2009, foi um passo de evolução do motor. “Apesar destes avanços, eu creio que a maior mudança nestes 20 anos foi o propósito do flex. Assim como o etanol na década de 1980, o flex foi uma resposta a uma demanda econômica. Agora ele se tornou uma alternativa muito interessante para a descarbonização da mobilidade no Brasil e em países com potencial para produzir esse combustível de forma sustentável”, pontua Roger Guilherme, Gerente do Way do Zero Center.
Com duas décadas de desenvolvimento, o Total Flex tem buscado cada vez mais por uma melhora na eficiência energética e na redução de emissões. Nos últimos anos, a marca alemã inaugurou o Way to Zero Center, localizado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), sendo um local destinado exclusivamente para abranger projetos e tecnologias para descarbonização do setor automotivo. Isso inclui pesquisas com o uso do Etanol. Em termos digitais, a Volkswagen destaca que oferece em seu aplicativo, o App Meu VW, uma calculadora digital para saber qual combustível é mais vantajoso.
Para comemorar o aniversário de 20 anos do Total Flex, a Volkswagen lançou um adesivo especial do Total Flex que será colocado em todos os carros que foram produzidos nas fábricas de São Bernardo do Campo, Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR). Esse adesivo comemorativo ficou presente nos carros produzidos até dezembro de 2023. Ele foi aplicado em carros como Polo, Virtus, Nivus, T‑Cross e Saveiro, o selo exclusivo traz o logo da tecnologia Total Flex revitalizado para a comemoração. Ao lado, um QR Code direciona o novo proprietário de um VW ao aplicativo do programa Abasteça Consciente.
O aplicativo Abasteça Consciente visa incentivar a escolha do etanol no país, a calculadora já citada mais acima, e mostra a emissão de CO2 (dióxido de carbono) de acordo com o combustível escolhido, considerando a metodologia ‘poço-à-roda’. Desde 2003, a Volkswagen confirmou que já vendeu mais de 8 milhões de veículos Total Flex. Os dados são referentes a março de 2003 até fevereiro de 2023.
Fotos: Volkswagen / divulgação



Comentários
Postar um comentário