StoreDot revela detalhes da bateria que recupera 160km em 5 minutos na recarga

StoreDot confirma desenvolvimento de bateria para elétricos que recupera 160km em apenas 5 minutos, que passa em primeiro teste de 1.000 recargas



A StoreDot revelou informações sobre o desenvolvimento da sua nova bateria, que vai permitir recuperar 160km de autonomia em apenas cinco minutos na recarga rápida. A empresa iniciou em meados de setembro do ano passado as primeiras baterias para testes de montadoras, para validar o sistema e a bateria. Chamada de Extreme Fast Charging (XFC), a bateria está em desenvolvimento desde 2012 e agora está muito próxima de ser produzida em série.

De acordo com a StoreDot, empresas como a Mercedes-Benz, VinFast, Volvo, Polestar, Ola, Samsung e outras empresas foram as responsáveis pelos testes com a bateria. Os testes foram feitos com um pacote de 30Ah com ânodo de silício predominante. De acordo com Amir Tirosh, Diretor da StoreDot, a empresa já está satisfeita com os resultados iniciais.

"Estou muito satisfeito que os testes intensivos estejam começando com empresas parceiras e estou confiante de que nossas baterias XFC atenderão aos requisitos relativos à densidade energética, que é superior a 300 Wh/kg, e velocidade de carregamento", destacou Tirosh. A produção em série da bateria está prevista para começar em meados de 2024 e já trabalha, inclusive, para versões atualizadas que conseguem carregar ainda mais rápido.

A israelense StoreDot ainda revelou parte dos seus protótipos das baterias, que são de íons de ânodo dominantes em silício e com cátodo NCM 811. Os primeiros testes com as montadoras e demais empresas foram positivos, de acordo com a empresa. O primeiro teste consiste no descarregamento completo da bateria e a recarga completa da mesma em 1.000 ciclos, o que pode fazer com que a bateria mantenha apenas 80% da sua capacidade.

Elas ainda foram submetidas em testes de 10% a 80% em uma corrente de energia relativamente alta e descarregadas em 60 minutos, em uma temperatura ambiente de 35ºC. “"StoreDot's '100in5' células repetidamente carregadas de 10 a 80% de capacidade em apenas 10 minutos e depois descarregadas por uma hora antes da recarga. As células atingiram mais de 1000 desses ciclos de carga extremos consecutivamente antes de se degradarem abaixo dos 80% do limite de capacidade original. Nenhuma degradação notável ocorreu nos primeiros 600 ciclos em que as células foram carregadas consecutivamente entre 10 e 80 por cento”, destacou a empresa.

"Tenho o prazer de anunciar que não apenas atingimos nossa meta, mas também a excedemos - e já temos em nossos laboratórios uma formulação aprimorada que nos permite mostrar um desempenho ainda melhor. Esta é a primeira vez que um desempenho celular desta magnitude é alcançado. Os resultados comprovam o esforço incansável de P&D da StoreDot, o entusiasmo de todos na empresa e a visão de Extreme Fast Charging que compartilhamos com nossos parceiros”, destaca Yaron Fein, Vice-Presidente de P&D da StoreDot. 



Fotos: Volvo e StoreDot / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok