StoreDot revela detalhes da bateria que recupera 160km em 5 minutos na recarga

StoreDot confirma desenvolvimento de bateria para elétricos que recupera 160km em apenas 5 minutos, que passa em primeiro teste de 1.000 recargas



A StoreDot revelou informações sobre o desenvolvimento da sua nova bateria, que vai permitir recuperar 160km de autonomia em apenas cinco minutos na recarga rápida. A empresa iniciou em meados de setembro do ano passado as primeiras baterias para testes de montadoras, para validar o sistema e a bateria. Chamada de Extreme Fast Charging (XFC), a bateria está em desenvolvimento desde 2012 e agora está muito próxima de ser produzida em série.

De acordo com a StoreDot, empresas como a Mercedes-Benz, VinFast, Volvo, Polestar, Ola, Samsung e outras empresas foram as responsáveis pelos testes com a bateria. Os testes foram feitos com um pacote de 30Ah com ânodo de silício predominante. De acordo com Amir Tirosh, Diretor da StoreDot, a empresa já está satisfeita com os resultados iniciais.

"Estou muito satisfeito que os testes intensivos estejam começando com empresas parceiras e estou confiante de que nossas baterias XFC atenderão aos requisitos relativos à densidade energética, que é superior a 300 Wh/kg, e velocidade de carregamento", destacou Tirosh. A produção em série da bateria está prevista para começar em meados de 2024 e já trabalha, inclusive, para versões atualizadas que conseguem carregar ainda mais rápido.

A israelense StoreDot ainda revelou parte dos seus protótipos das baterias, que são de íons de ânodo dominantes em silício e com cátodo NCM 811. Os primeiros testes com as montadoras e demais empresas foram positivos, de acordo com a empresa. O primeiro teste consiste no descarregamento completo da bateria e a recarga completa da mesma em 1.000 ciclos, o que pode fazer com que a bateria mantenha apenas 80% da sua capacidade.

Elas ainda foram submetidas em testes de 10% a 80% em uma corrente de energia relativamente alta e descarregadas em 60 minutos, em uma temperatura ambiente de 35ºC. “"StoreDot's '100in5' células repetidamente carregadas de 10 a 80% de capacidade em apenas 10 minutos e depois descarregadas por uma hora antes da recarga. As células atingiram mais de 1000 desses ciclos de carga extremos consecutivamente antes de se degradarem abaixo dos 80% do limite de capacidade original. Nenhuma degradação notável ocorreu nos primeiros 600 ciclos em que as células foram carregadas consecutivamente entre 10 e 80 por cento”, destacou a empresa.

"Tenho o prazer de anunciar que não apenas atingimos nossa meta, mas também a excedemos - e já temos em nossos laboratórios uma formulação aprimorada que nos permite mostrar um desempenho ainda melhor. Esta é a primeira vez que um desempenho celular desta magnitude é alcançado. Os resultados comprovam o esforço incansável de P&D da StoreDot, o entusiasmo de todos na empresa e a visão de Extreme Fast Charging que compartilhamos com nossos parceiros”, destaca Yaron Fein, Vice-Presidente de P&D da StoreDot. 



Fotos: Volvo e StoreDot / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geely registra imagens de patente do Galaxy L7 renovado e com nova mecânica híbrida plug-in

GWM registra imagens de patente do Tank 300 com uma opção de motor 2.4 Turbo Diesel

BYD revela teaser do interior do novo SUV da marca na China antes da estreia, o Sealion 08

Nova geração do Toyota Corolla vaza em teaser de documentário; estreia acontece em breve

Mercedes-Benz lança no Brasil o GLC Coupé 63 S E-Performance AMG, de 680cv, por R$ 934.900

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Mercado, março de 2024: vendas caem 5,67%, com BYD e Chery querendo presença no Top 10

Land Rover convoca recall do Discovery 3 e 4 e do Range Rover Sport com falha no engate

Bentley revela primeiro teaser do interior do Torcal, com detalhes do acabamento em cristal

BYD revela as primeiras imagens oficiais do Great Han em um novo teaser na China