Izera, startup polonesa, terá plataforma SEA da Geely e revela local da produção dos seus BEVs

Startup polonesa, Izera consegue colocar em andamento sua marca depois de quase três anos da apresentação dos primeiros carros conceitos da marca



A Izera enfim dará prosseguimento ao desenvolvimento dos seus planos. A startup polonesa será mais uma das novatas que apostam em carros elétricos. A polonesa ganhou força para sair do atoleiro do planejamento com a Geely, que vai ceder a plataforma modular SEA para os carros da marca, sendo um hatch e um SUV elétricos. Os dois novos modelos terão a mesma base de carros como Polestar, Smart, Zeekr e Volvo, por exemplo.

“A Polônia desempenha um papel importante na indústria automotiva europeia e estou convencido de que este acordo permitirá uma transição mais rápida para a direção elétrica, criando oportunidades econômicas mais amplas no campo da eletromobilidade”, disse Daniel Donghui Li, Diretor Executivo do Geely Holding Group, em uma declaração ao Automotive News Europe.

Criada pela Electro Mobility Poland, a Izera, junto da Geely, confirmaram que os dois novos carros serão apresentados em meados de 2024, quando eles começam a ser produzidos. Com a plataforma, a marca terá a capacidade os carros com baterias de lítio-fosfato de ferro de 40kWh ou 60kWh, que vão permitir uma autonomia que varia de 440km, no mínimo. As baterias ainda vão trazer a capacidade de recarga rápida de 80% da bateria em apenas 30 minutos.

“A arquitetura SEA se encaixa perfeitamente no conceito de produto Izera. A Geely está fornecendo à EMP a mais alta classe de know-how da indústria, bem como oportunidades de negócios adicionais. A longo prazo, esta parceria tecnológica permitirá que a EMP prospere, permitindo-nos envolver fortemente fornecedores locais e executar o projeto dentro da estrutura de negócios prevista.”, disse Piotr Zaremba, CEO da ElectroMobility Poland.

Os carros da marca serão produzido na fábrica de Jaworzno, na Silésia. Os carros foram desenhados pelo designer Tomasz Jelec, juntamente do estúdio Torino Design, da Itália. A unidade terá capacidade de 2.400 funcionários para produzir os dois modelos, que serão comercializados primeiro na Europa. Com o apoio da Geely, a marca também pode vender seus veículos na China, até mesmo com ajuda da própria Geely.

A marca ainda definiu o nome da dupla. O hatch será apresentado como T100 e o SUV é chamado de Z100. O que se sabe é que os carros da marca, com essa plataforma, terão uma relação entre os eixos que vão de 1,800 metro a 3,300 metros. Os carros ainda terão um desempenho interessante, acelerando de 0 a 100km/h em 7 segundos. Os carros ainda serão equipados com pacote ADAS. Mais detalhes surgem em alguns meses. 



Fotos: Izera / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Toyota dá a entender que o Celica pode ressurgir como cupê esportivo criado pela GR