Lamborghini revela novo teaser do substituto do Aventador, que estreia dentro de alguns dias

Lamborghini apresenta um novo teaser do LB744, que mostra detalhes da condução do hiperesportivo italiano e que apresenta novo sistema de vetorização de torque



A Lamborghini revelou novas informações sobre o substituto do Aventador, conhecido até o momento como LB744, que estreia dentro de alguns dias. A marca italiana resolveu falar um pouco mais sobre a dinâmica. O carro virá com uma abordagem de ponta para o chassi e o design aerodinâmico; e o novo trem de força híbrido que permite maximizar o suporte do motor elétrico e introduzir novos modos de direção, incluindo 4WD com emissão zero, para um total de 13 experiências de direção diferentes.

Ele ainda será equipado com um motor 6.5 V12 naturalmente aspirado juntamente de três motores elétricos, sendo dois na dianteira e um na traseira. De acordo com a marca, ele virá com uma distribuição de peso de 44/56 e traz um aumento nas barras estabilizadoras, que ganharam 11% a mais de capacidade na dianteira e 50% mais na traseira, tendo a relação de direção piorada em 10% em relação ao seu antecessor.

A marca ainda confirmou o uso de pneus Bridgestone Potenza Sport especialmente desenvolvidos com um design mais pegada frontal generosa (+4% em comparação com o Aventador). A Lambo ainda trouxe um novo sistema chamada de e-axle, uma vetorização de torque elétrico que inaugura o sistema Lamborghini Dinamica Veicolo 2.0. A vetorização de torque elétrico aumenta a agilidade do carro em curvas estreitas, bem como sua estabilidade em curvas de alta velocidade, distribuindo o torque de maneira ideal para cada roda e trabalhando em sinergia com o sistema de direção nas quatro rodas.



O novo sistema de vetorização de torque ainda atua principalmente nos freios apenas quando for necessário. Isso permitirá que o carro venha com uma maior eficiência e garantir um estilo de direção mais natural, bem como um nível de desempenho ainda maior. Na frenagem, a Lamborghini confirmou ainda que o motor elétrico traseiro ajuda na desaceleração e reduz o estresse dos freios traseiros, ao mesmo tempo que recuperam energia.

O LB744 ainda vai se tornar o primeiro carro da marca a vir com uma nova configuração de chassi, chamada de monofusolagem. A aerodinâmica ativa do hiperesportivo ainda melhora 61% na dianteira e 66% na traseira em situações de alta carga em relação ao design do teto que canaliza o fluxo de ar para a asa traseira de alta eficiência. A aerodinâmica trabalha em sinergia com a suspensão fúrcula semi-ativa, controlada pelo sistema Lamborghini Vertical Control projetado especificamente para o LB744, que gerencia eletronicamente as trocas de força vertical, como transferências repentinas de carga durante a condução em pista, adaptando a suspensão e o comportamento da asa traseira em condições reais tempo.

O carro ainda vai trazer um novo sistema de travagem do sistema de arrefecimento, de acordo com os últimos casos. A italiana também confirmou um par de defletores na suspensão dianteira e a grade das caixas de rodas projetadas para melhorar não só o resfriamento como também como também reduz a resistência dentro da caixa de roda. Além disso, os dois dutos NACA localizados na frente das rodas traseiras coletam o fluxo da parte inferior da carroceria e o direcionam para o duto de resfriamento do freio traseiro.



Estreando junto com o sistema híbrido, estão três novos modos de condução dedicados: Recharge, Hybrid e Performance, a serem combinados com os modos Città (City), Strada, Sport e Corsa, selecionáveis ​​através dos dois rotores localizados no volante redesenhado, para um total de 13 configurações dinâmicas que destacam as diferentes personalidades e potencial do LB744, dependendo da situação e do tipo de estrada, ou pista, na qual é conduzido.

O modo Cittá vai trazer uma condução na cidade, com a bateria de íons de lítio que alimenta os motores elétricos precisar ser recarregada e não houver estações de carregamento disponíveis, o V12 intervém para recarregá-la totalmente (modo Recharge) em apenas alguns minutos. Isso permite, por exemplo, acessar os centros históricos das cidades com restrições de emissão no modo elétrico. O sistema de suspensão, controle de tração e caixa de câmbio proporcionam o máximo conforto, assim como o arrasto aerodinâmico reduzido torna o Città o modo mais econômico com potência máxima limitada a 180cv.

O modo Strada é perfeitamente adequado para a condução dinâmica do dia a dia e viagens longas, combinando conforto elevado com esportividade elevada, expressando até 886cv de potência. O V12 está sempre ativo, garantindo também um estado constante de recarga da bateria que é otimizada e levada ao máximo no modo Recharge. O eixo dianteiro suporta a vetorização de torque e a aerodinâmica ativa trabalha para fornecer estabilidade máxima em altas velocidades, por exemplo, na estrada.



A seleção do modo Sport muda a personalidade do LB744, e o comportamento do carro, com uma direção divertida e responsiva em cada um dos três modos combináveis: Recharge, Hybrid e Performance. O motor de combustão, auxiliado pelo sistema híbrido, está ativo nas três situações, entregando uma potência máxima de 907cv com o som do V12 expresso em seus timbres mais contundentes. A caixa de câmbio reage com máxima capacidade de resposta, enquanto a suspensão e a aerodinâmica aumentam a agilidade do carro e o prazer de dirigir nas curvas.

O auge do dinamismo e potência, em termos de desempenho e som, é alcançado no Corsa, o modo de direção projetado para destacar as capacidades dinâmicas do LB744 na pista. No modo Performance, o trem de força expressa o pico de seu potencial ao fornecer 1.015cv, e o controle do sistema híbrido é calibrado para tirar o máximo proveito do eixo elétrico em termos de vetorização de torque e tração nas quatro rodas, para uma condução ultra-desportiva mas acessível.

No modo Corsa Recharge, é possível priorizar a bateria, maximizando sua recarga. Para motoristas experientes, também é possível desabilitar o ESC para experimentar a potência máxima disponível sem controles ativos e sentir a emoção de uma partida parada com potência máxima graças à função “controle de lançamento”,  Mais detalhes devem ser revelados em breve.




Fotos: Lamborghini / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv