Rimac Nevera quebra recorde, alcança 412km/h e se torna o BEV mais rápido do mundo

Rimac quebra recorde de velocidade máxima com o Nevera, que alcança 412km/h e se torna o elétrico mais rápido já produzido no mundo



A Rimac acaba de alcançar um recorde de velocidade com o Nevera, que se torna o carro elétrico mais rápido do mundo. O hiperesportivo croata alcançou a velocidade máxima de 412km/h, sendo um novo recorde quebrado. O primeiro deles aconteceu com o ¼ de milha, que o Nevera cumpriu em 8,582 segundos. Testado em uma grande pista oval, o Rimac Nevera alcançou a velocidade máxima de 412km/h, quebrando o recorde de carro de produção elétrico mais rápido do mundo.

O esportivo foi testado na pista de Testes Automotivos de Papenburg, na Alemanha, com duas retas de 4km. As instalações onde é possível atingir velocidades superiores a 400km/h são muito poucas e raras, pois é muito raro que um carro consiga atingir esse desempenho. Para cumprir o recorde, o hiperesportivo teve que calçar os pneus Michelin Cup 2R legais para estrada e com a supervisão de um técnico da Michelin para verificar o seu estado, a corrida recorde começou.

Ao volante estava Miro Zrnčević, o piloto chefe de teste e desenvolvimento da Rimac. O piloto acelerou tudo que o esportivo poderia oferecer na reta e o mesmo chegou aos 412km/h. A velocidade máxima foi medida usando o Racelogic V-Box, um dispositivo de medição baseado em GPS de alta precisão. “Viajar a 412km/h significa viajar a um terço da velocidade do som. Conseguir isso sozinho em um carro de estrada é incrivelmente complexo, mas em Nevera criamos um carro que pode percorrer longas distâncias com uma única carga, pode enfrentar pistas de corrida estreitas e sinuosas e pode derrapar, bem como quebrar recordes de velocidade em linha reta, tanto para aceleração quanto para velocidade máxima.”, disse Zrnčević.



“Eu dirijo Nevera desde que ele virou uma roda pela primeira vez e ver o carro perfeitamente afiado que é hoje é um momento realmente emocionante. A coisa mais importante que aprendi durante a tentativa de velocidade máxima é como o carro estava composto e estável – confirmando que nossas equipes de aerodinâmica e dinâmica de veículos fizeram um trabalho incrível.”, destacou o piloto. De acordo com a marca croata, o Nevera é homologado com máxima de 352km/h aos consumidores.

Apesar dessa limitação, ele poderá atingir a velocidade máxima de 412km/h em eventos e contando com apoio da equipe Rimac e sob condições controladas. Como os pneus estão sob grande estresse durante essas corridas, a maioria das precauções é direcionada para garantir que os pneus estejam ajustados adequadamente para velocidades tão altas. O modelo possui um conjunto de quatro motores elétricos que desenvolvem 1.914cv de potência com torque de 240,7kgfm.

Com peso de 2.150kg, o Nevera acelera de 0 a 100km/h em 1,85 segundo, com velocidade máxima de 412km/h, se tornando o elétrico mais rápido do mundo. De acordo com a Rimac, o carro pode acelera ¼ de milha em 8,6 segundos e chegar de 0 a 300km/h em 9,3 segundos. Contando com uma bateria de 120kWh, ele possui bateria refrigerada a água. O carro deve ser equipado com o All-Wheel Torque Vectoring 2 (R-AWTV 2), que substituiu o seu antigo sistema de vetorização de torque. 














Vídeo



Fotos: Rimac / divulgação

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Nos EUA, Chevrolet Trax é visto como sucessor do Cruze, mas não há planos para nós