Executivo da Toyota volta a criticar os elétricos, mas marca já revisa seus planos BEV

Vai ficar para trás? Toyota volta a falar que carro elétrico não é o futuro, mesmo com concorrência investindo bilhões na sua transformação elétrica



A Toyota voltou a falar que o carro elétrico não é a solução para o futuro. Sim, mais uma vez. Tendo a marca apenas dois modelos elétricos, bZ4X e bZ3 (foto acima), a japonesa confirmou que existe uma ‘maioria silenciosa’ que é descrente com a indústria passando dos carros a combustão para os modelos elétricos. A fala foi dita por Akio Toyoda, Executivo-Chefe da Toyota, em entrevista.

Para Toyoda, o melhor caminho seria aperfeiçoar os modelos híbridos (que é uma especialidade da Toyota) e apostar em diferentes frentes de eletrificação. Nisso, a marca também aposta no hidrogênio (onde a japonesa também é uma das líderes de desenvolvimento). A fala do executivo vai contra os bilhões de investimentos que é visto nos últimos para uma transformação da matriz energética dos carros para serem elétricos.

Híbridos ainda seguem em pauta, mas as regras de emissões de poluentes de alguns mercados como Europa e América do Norte não vão permitir que eles existam até a metade da próxima década. Com isso, os híbridos funcionaram e funcionam como uma transição. A própria General Motors, por exemplo, confirmou que não terá transição, pulando os híbridos diretamente para os 100% elétricos. Toyoda afirmou que a indústria automobilística não estaria crente nesse processo.

“As pessoas envolvidas na indústria automobilística são em grande parte uma maioria silenciosa. Essa maioria silenciosa está se perguntando se os EVs são realmente bons para se ter como uma única opção. Mas eles acham que é a tendência, então não podem falar alto... A resposta certa ainda não está clara, não devemos nos limitar a apenas uma opção.”, destacou o executivo do alto-escalão da marca, em entrevista ao The Wall Street Journal. “Dois anos atrás, eu era a única pessoa a fazer esse tipo de declaração”, adicionou Toyoda sobre falar sobre alternativas para a eletrificação.

“Para alcançar a neutralidade de carbono, devemos lembrar que o carbono é o verdadeiro inimigo, não um trem de força específico. E, francamente, os BEVs não são a única maneira de atingir as metas mundiais de neutralidade de carbono. Na Toyota, acreditamos na criação de um portfólio completo de opções de redução de carbono para nossos clientes, desde veículos elétricos híbridos, veículos elétricos plug-in, carros elétricos a bateria e veículos movidos a célula de combustível”, concluiu ao jornal norte-americano.

Ao mesmo que continua afirmando falas num tom de descrédito aos elétricos, a Toyota estaria enfim trabalhando em uma linha de elétricos. A nipônica estaria conversando com seus fornecedores para frear o avanço de BYD e Tesla. Ao que tudo indica, a Toyota vai pender para a criação de uma nova plataforma, dedicada exclusivamente para elétricos, que vai permitir que os carros tenham uma autonomia maior e uma maior capacidade de recarga das baterias.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nova geração do Toyota Corolla surge em meados de 2025, como uma geração evolutiva

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV