Renault continua testes do SUV subcompacto; unidades pré-série estreiam em junho em SJP

Renault continua trabalhando no seu maior lançamento dos últimos anos, com o Projeto HJF, que vai substituir Sandero e Logan no país e estreia duas novidades



A Renault continua o desenvolvimento do seu novo compacto para a América do Sul. Tido como um SUV subcompacto, o modelo deve ser apresentado ainda neste ano de 2023, podendo ser lançado no último trimestre do ano. Ele será o grande responsável por estrear duas novidades da francesa em nosso mercado: a plataforma modular CMF-B, que vai matar as plataformas B0, e estreia a mecânica 1.0 12v TCe Flex, que vai substituir o motor 1.6 16v SCe gradativamente.

Testado com mulas do Dacia Sandero StepWay, o modelo será apresentado com a missão de renovação da linha francesa no país. Ficando abaixo do Duster, o modelo vai concorrer diretamente com o Fiat Pulse, que será o seu maior rival, tanto em porte como em tecnologias e estimativa de vendas. O que ainda não se sabe a respeito é sobre o nome do modelo. Rumores dão conta que o nome pode ser Clio, mas isso parece ser muito improvável, apesar de ser um nome clássico no mercado.

O nome StepWay também foi cotado, mas ainda deixaria a Renault ligada com a Dacia, que designa o nome para as versões aventureiras dos seus modelos. Como a Renault quer se desvincular da imagem da Dacia na região, não poderia ser uma alternativa também. Com isso, crescem as chances do batismo ser inédito. Outras informações é que o site Mobiauto apurou que as primeiras unidades pré-série serão produzidas na unidade de São José dos Pinhais (PR) a partir de junho.

Conhecido internamente como Projeto HJF, o modelo começa a ser produzido em SOP (Start of Production, ou início da produção, traduzindo do inglês) no fim deste semestre. O SUV terá cerca de 4,00 a 4,10 metros de comprimento e uma relação entre os eixos de 2,55 a 2,60 metros, ele nasce a partir do Dacia Sandero StepWay. A diferença é que o projeto ganhará uma nova dianteira, traseira e interior. Pela dianteira, ele deve se destacar por contar com faróis divididos em dois andares.

Na parte superior, parece contar com luzes diurnas em LED, com os faróis principais logo abaixo. A dianteira ainda ostenta o logotipo da Renault, com uma entrada de ar inferior, maior. O capô ainda parece ser mais alto que do Sandero. Nas laterais, o modelo parece ser mais alto, além de contar com acabamento plástico preto em toda a parte inferior da carroceria. Visto de traseira, ele terá lanterna traseira horizontal e que vai invadir a tampa do porta-malas.

O para-choque traseiro parece mais parrudo e deve trazer acabamento em plástico preto. No interior, ele parece ter uma central multimídia do tipo tablet, algo que vimos com a nova Oroch, por exemplo. Além dele, a Renault fará a estreia do novo motor TCe Flex, com o conjunto 1.0 12v Turbo Flex que vai desenvolver entre 110cv a 120cv de potência, com torque entre 18kgfm a 20kgfm.

Na transmissão, vai trazer a transmissão automatizada de dupla embreagem DCT de 6 marchas, uma das caixas de câmbio mais modernas e que são bastante usadas na Europa. A diferença de um câmbio DCT é que ele traz uma maior eficiência e uma dinâmica de condução mais refinada, melhor que a transmissão CVT, por exemplo. No entanto, não há certeza que essa transmissão seja de fato usada. Dito isso, a transmissão CVT ainda surge como possibilidade. 



Projeções: KDesign / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos