Toyota apresenta a Hilux H2 Prototype, que pode antecipar uma versão a hidrogênio

Toyota trabalha no desenvolvimento de uma Hilux com motor a hidrogênio com a Hilux H2 Prototype, que vai ser apresentada em um futuro breve



A Toyota apresentou oficialmente a Hilux H2 Prototype, que ilustra como a picape pode acabar se tornando multienergia. Além dos motores a combustão, que vão começar a deixar o mercado, a Toyota já confirmou que a nova geração da picape terá uma versão híbrida e agora surge informações do desenvolvimento de uma variante movida a células de hidrogênio, mesmo que ainda em uma fase de protótipo.

Liderada pela Toyota Motor Manufacturing (UK) Ltd. (TMUK), a proposta de uma Hilux movida a células de hidrogênio receberá financiamento para cobrir o custo do desenvolvimento. A Toyota vai desenvolver a opção de motor junto de empresas como Ricardo, ETL, D2H e Thatcham Research, o objetivo do projeto é adotar componentes de célula de combustível Toyota de segunda geração, usados no Toyota Mirai, por exemplo.

“O Reino Unido é um dos principais mercados para picapes e é um mercado importante para a Toyota. Este financiamento representa uma tremenda oportunidade para desenvolver uma solução de emissão zero em um segmento de mercado crítico. Gostaríamos de agradecer ao governo do Reino Unido pelo financiamento que permitirá ao consórcio investigar o desenvolvimento de um trem de força movido a célula de combustível para a Toyota Hilux, apoiando nossa ambição de neutralidade de carbono.”, disse Matt Harrison, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe.



O projeto também pode ser visto como uma proposta da Advanced Propulsion Center (APC), cujo financiamento será de 11,3 milhões de libras para cobrir as despesas. No lugar do motor a diesel, o motor FCEV de segunda geração inclui células de combustível, motor elétrico e tanques de hidrogênio, provenientes do Mirai. Se a picape usar o mesmo sistema a hidrogênio, a Hilux H2 teria uma potência similar ao motor a diesel formado pelo conjunto 2.8 Turbo Diesel.

No sedã, ele desenvolve 185cv de potência e torque de 30,5kgfm. A Toyota afirma que o modelo acelera de 0 a 100km/h em 9,2 segundos. Com uma distribuição de peso 50/50 e baixo centro de gravidade, o modelo possui uma autonomia de 650km, um ganho sobre a autonomia de 502km do modelo anterior. O cilindro de hidrogênio foi reduzido de 49,6kg para 44,6kg. Desenvolvido a partir da plataforma modular TNGA-L, os cilindros de célula de combustível estão localizados sob a cabine e abaixo do porta-malas.

Informações dão conta que a picape será desenvolvida ao longo de 2023, na unidade de Burnaston. O objetivo da marca será “preparar para a produção em pequenas séries” e “investigar uma aplicação adicional da tecnologia de célula de combustível em um segmento de veículos que é fundamental para uma vários grupos industriais e ajudará a apoiar o movimento do setor em direção à descarbonização”.



Fotos: Toyota / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil