Maple desenvolve um novo SUV cupê elétrico que será apresentado em breve; é o Youxing 6

Maple registra imagens de patente do Youxing 6, um SUV cupê que estreia em breve na China; novidade foi registrada no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação



Se você não conhece a Maple, a gente pode te acalmar, é uma marca nova pertencente ao Geely Group. Se você não lembra, a Geely atuou brevemente no mercado brasileiro entre 2014 e 2016 e é uma das grandes da China, junto com a BYD, Chery, JAC e GWM. Inclusive, é uma das grandes da China que não atua em nosso mercado. Por lá, a Maple surgiu como uma marca mais voltada para o público jovem, desenvolvendo apenas modelos elétricos.

O Maple Youxing 6 será um SUV de porte médio que será apresentado como um carro de baterias intercambiáveis, que podem ser substituídas em estações de troca de baterias – algo que a Nio faz muito bem. A Maple é uma marca que foi criada em joint-venture entre a Geely e a Lifan em 2019. Com a falência da Lifan, a Geely comprou a marca também e a transformou em Livan. Agora, as duas pertencem exclusivamente ao grande grupo. A Maple seguiu com o diferencial de vir com baterias que podem ser trocadas ao fim da autonomia.

Por meio de estações de troca, a bateria quase descarregada é desacoplada da carroceria e uma nova bateria, 100% carregada, entra no lugar. A bateria que estava será carregada e será usada em um outro veículo. Essa troca tem duração estimada de cinco minutos, no máximo, o que é muito mais rápido que esperar a bateria ser carregada por completo. O Youxing 6 registrado no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação – MIIT, é um SUV cupê que tem linhas bem limpas.



Na dianteira, ele possui faróis com estilo quase triangular, não tendo uma grade dianteira e vindo apenas com o logotipo da Maple escrito por extenso no para-choque. Falando nele, o para-choque dianteiro tem linhas quase 100% limpas, tendo apenas o espaço para a placa e uma entrada de ar inferior trapezoidal, com grelha em formatos geométricos. O capô ainda terá linhas com alguns vincos, com um friso central e outros dois nas extremidades da peça. De perfil, o SUV possui linhas cupês e tem poucos frisos.

Há uma boa área envidraçada, retrovisores com base nas portas e maçanetas convencionais, enquanto o elétrico ainda possui rodas com calotas aerodinâmicas. De traseira, o Youxing 6 tem lanternas compactas nas extremidades e que são conectadas por meio de uma barra em preto brilhate com um friso cromado que invade também as lentes. A tampa do porta-malas parece trazer um pequeno aerofólio na própria tampa, com um logotipo com o nome Maple escrito por extenso e um para-choque traseiro com refletores nas extremidades junto com as luzes de ré.

De acordo com os registros no MIIT, o SUV tem 4,640 metros de comprimento, 2,760 metros entre os eixos, 1,870 metro de largura e 1,600 metro de altura. Mecanicamente, sabe-se que a novidade terá motor elétrico, sendo um conjunto de 163cv criado pela Enpower. Ele vem com baterias LFP desenvolvidas pela CATL. De acordo com informações antecipadas pela Maple, os carros com baterias intercambiáveis tem baterias substituídas em apenas 60 segundos, sendo um sistema todo automatizado que opera a troca. O modelo da Maple deve nascer com a missão de ser um carro mais voltado para atender motoristas de aplicativos, mas também será vendido a consumidores comuns.



Fotos: Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação – MIIT / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit