Aion apresenta o Hyper GT no Salão de Guangzhou, com um motor elétrico de 340cv

Aion apresenta oficialmente o Hyper GT, que estreia como um dos elétricos com melhor aerodinâmica do mundo e aparece com um motor elétrico de 340cv



A Aion, uma das marcas da GAC, confirmou a estreia de um novo sedã elétrico, o moderno Hyper GT, que estreia na China como um dos carros elétricos mais aerodinâmicos do mundo. O modelo aparece com um coeficiente aerodinâmico de 0,19Cx, sendo o elétrico em linha com melhor aerodinâmica do mundo, muito por conta da sua criação com linhas bem moldadas, muito possivelmente, em túneis de vento. Elétrico, o Hyper GT traz um novo de superesportivo, mas é um sedã que empolga... visualmente.

Na dianteira, o Hyper GT se destaca pelas linhas bem limpas. Os faróis em ‘L’ trazem iluminação diurna (DRL) em LED, além de um projetor em LED. Sem representação de grade dianteira, ele possui um para-choque que traz o logotipo da Aion ao centro e a parte inferior traz o espaço para a placa. Acima da placa existem alguns sensores e câmeras para equipamentos. A parte inferior ele possui entradas de ar que se abrem quando o carro roda (chamado de Wind Blade Grille), mas que se fecham com ele estacionado, o que contribui com o desenho limpo do elétrico.

Nas extremidades, ele possui um acabamento em preto brilhante em ‘L’ que escondem entradas de ar. O capô ainda possui linhas sem vincos, com um ressalto mais visível nas extremidades. Partindo para as laterais, o Hyper GT mostra que tem uma dianteira com um desenho bem aerodinâmico, além de vir com uma coluna A que não chega a ser muito inclinada. O para-lama dianteiro possui novos sensores e câmeras em um acabamento preto, enquanto o sedã ainda tem um perfil bem cupê da carroceria.



O desenho dos vidros seguem o desenho da carroceria, com um acabamento em preto brilhante na coluna D, que faz parecer com que os vidros laterais se conectam com o vidro traseiro. A parte inferior da carroceria dos vidros tem um desenho reto, mas a partir do fim da porta traseira ele possui uma pequena elevação. Na janela vigia, o perfil das janelas parece ser mais decrescente. Ele ainda possui uma carroceria que tem um friso crescente nas saias laterais, que moldam o desenho inferior da porta traseira. Há um friso verticalmente inclinado que nasce na porta dianteira e sobe em direção a porta traseira.

O sedã ainda possui base dos retrovisores nas portas e maçanetas retráteis. Ele ainda possui portas dianteiras Sky Doors, que se abrem para cima graças a uma “tecnologia de atuação diédrica sincro-hélice”, enquanto as portas traseiras são convencionais. As rodas tem um desenho bem aerodinâmico, com rodas de 19 polegadas e calçadas com pneus 235/45 R19. Apesar do desenho aerodinâmico, as rodas deixam a mostra os discos de freios e pinças de freio. No teto, ele possui um radar LiDAR e uma antena estilo barbatana de tubarão bem compacta, enquanto toda parte superior tem o teto solar panorâmico. O sedã ainda se destaca pelas linhas da traseira, que se destacam por conta do terceiro volume bem compacto.

Neste terceiro volume, ele possui um aerofólio que se abre eletricamente a partir dos 80km/h. Junto a ele, o caimento suave do teto mostra um brake-light na parte superior do vidro, próximo da antena. As lanternas tem um desenho horizontal e afilado, com iluminação em LED e invadem a tampa do porta-malas. A tampa do porta-malas possui vinco horizontal que nas extremidades chegam a parte inferior do para-choque traseiro. Ao centro, entre as lanternas, fica o logotipo da marca. A tampa do porta-malas tem um desenho com ampla abertura, enquanto o para-choque traseiro se destaca por trazer o espaço para a placa. 



Na parte mais inferior, há um acabamento em preto brilhante. Esse acabamento estão os refletores horizontais. De acordo com a marca chinesa, o Hyper GT possui 4,886 metros de comprimento, 2,920 metros entre os eixos, 1,885 metro de largura e 1,449 metro de altura. A Aion ainda destaca o coeficiente aerodinâmico de 0,197Cx. Por dentro, o sedã se destaca por conta do ambiente bem moderno, com destaque para o volante com desenho mais quadrado com o aro superior e inferior mais achatado, com comandos multifuncionais e desenho em três raios.

Ele ainda possui um quadro de instrumentos com tela digital LCD (pelo tamanho, parece ter 10 de 12 a polegadas) e uma central multimídia destacada do painel com 14,6 polegadas. Ele ainda possui faixas que percorrem o painel, onde se escondem as saídas de ar-condicionado das extremidades. Abaixo da central, ele possui as saídas de ar-condicionado centrais. Nas saídas das extremidades, ele se conecta com os painéis das portas, onde estão as maçanetas das portas. O console central possui dois espaços para recarga por indução para smartphones, e a alavanca de câmbio foi transferida para a coluna de direção, na haste direita.

Abaixo dos espaços de recarga por indução, ele possui um porta-objetos. Nos painéis das portas, ele possui pega-mão com acabamento em preto brilhante, enquanto o interior possui um acabamento que mescla verde, preto e branco. Internamente, ele ainda possui um sistema de som Dolby Atmos que compreende 23 alto-falantes. Em termos de equipamentos, ele possui sensores, câmeras, radares, LiDAR e tecnologia infravermelha. Os sistemas estão espalhados no para-choque dianteiro, teto, espelhos e para-lamas, insinuando um sofisticado pacote ADAS, pelo menos nos acabamentos das versões mais caras.



Desenvolvido a partir de uma plataforma modular AEP3.0 EV, dedicada para modelos elétricos, ele será equipado com motores elétricos únicos e duplos. O motor instalado no eixo traseiro desenvolve 340cv e 44,2kgfm, responsável por fazer o sedã acelerar de 0 a 100km/h em 4,9 segundos. Ele será equipado com uma bateria capaz de ser carregada em estações de recarga de até 480kW. A marca ainda prepara uma versão de motor elétrico duplo, um para cada eixo, que vai entregar mais de 600cv. Ele ainda possui uma versão mais básica de 245cv e 36,2kgfm. Ele será equipado com três opções de bateria.

A primeira delas é a bateria ternária (NMC) de 59,9kWh. A segunda opção é uma bateria LFP de 70,1kWh e a terceira opção de bateria é a ternária de 80,1kWh. As versões de baterias ternárias suportam a troca das baterias. A GAC confirmou que vai erguer 1.000 estações de trocas de baterias em 2025 e que vão conseguir trocar a bateria em 90 segundos. As autonomias variam de 560km a 710km, dependendo das baterias. Na China, ele será vendido com preços de 219.900 a 339.900 yuans.

“Com o desenvolvimento dos tempos, o design também está evoluindo. Começamos a pensar a partir da relação entre o homem e a natureza, reformulamos a relação de simbiose harmoniosa entre o homem e a máquina e propomos o conceito de design do Aion – a estética da simbiose homem-máquina. Uma gota de água é a origem do universo. Naturalmente, tem o calor da vida e constitui uma rica e diversificada ecologia orgânica. Ele também tem uma forma puramente visual, abraçando a simplicidade e a beleza da tecnologia. Então, tomamos uma gota d'água como símbolo e ícone, e depois evoluímos e aplicamos aos modelos Aion. O Aion Hyper GT é um sedã super elétrico com uma combinação perfeita de tecnologia, design moderno, valor e esportividade, um modelo perfeito para a marca Aion de ponta”, disse Fan Zhang, Vice-Presidente de Design da GAC R&D.










Fotos: Aion / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil