Audi apresenta novas imagens teaser do Q6 e-tron e mais algumas informações do SUV

Audi revela informações sobre o Q6 e-tron, que será apresentado dentro de algumas semanas; modelo é antecipado em primeiras imagens oficiais, ainda camuflado



A Audi apresentou as novas imagens teaser da estreia do Q6 e-tron, que será apresentado dentro de algumas semanas. O novo SUV elétrico será uma variante elétrica a um utilitário esportivo com porte de um Q5, por exemplo. O Q6 e-tron foi apresentado em suas primeiras imagens teaser, mostrando todas as linhas finais do modelo, apesar dele ainda está com a camuflagem que tira um pouco o foco das linhas. Basicamente, o modelo será um Q4 e-tron maior.

Desenvolvido a partir de uma plataforma PPE, a Premium Platform Electric, base que permite que o SUV possa vir com uma arquitetura elétrica de 800V. A nova plataforma vai permitir que a marca mantenha a mesma tradição no desenvolvimento dos seus carros em nosso país. A marca revelou informações sobre a iluminação do Q6, que terá tecnologia OLED nas lanternas. Os faróis ainda vão trazer sistema Matrix LED. O Q6 será o responsável por inaugurar uma nova estética das lanternas, com um avanço da tecnologia OLED que será moldada de acordo com a aparência dos novos modelos da marca.

O SUV ainda estabelece novos padrões em níveis de personalização, por meio da central multimídia MMI ou usando o aplicativo myAudi, pelo smartphone. “O Audi Q6 e-tron marca a primeira vez em um modelo de produção que estamos projetando tanto a forma das luzes quanto todo o seu movimento. Graças a uma simbiose perfeita entre o design de iluminação e a nova tecnologia, as novas luzes e-tron do Audi Q6 parecem mais vibrantes e inteligentes do que nunca. Demos personalidade própria às assinaturas de luz e ao mesmo tempo uma estética própria ao mundo digital. Com a primeira assinatura de luz digital ativa do mundo, o Q6 e-tron está inaugurando uma nova era de design diferenciado e estética exclusiva da Audi”, explica César Muntada, Head of Lighting Design.



O SUV vai trazer um novo módulo de software dos computadores do domínio do Q6 e-tron, com seis painéis OLED de 360 ​​segmentos geram uma nova imagem a cada dez milissegundos usando um algoritmo especialmente desenvolvido. Este algoritmo permite que a assinatura de luz digital ativa demonstre a vibração do carro e a capacidade de interagir pessoalmente, tornando o Q6 e-tron 'atividade cerebral' visível através do movimento constante. A assinatura de luz digital ativa na frente é criada por meio da interação do algoritmo com 12 segmentos reguláveis, enquanto na parte traseira, todos os segmentos OLED digitais são usados.

Os segmentos de luz individuais interagem para que a imagem geral da assinatura de luz não varie em intensidade luminosa. Depois de ser apresentado em 2016, a tecnologia OLED ganhou melhorias em 2020 e em 2022. “A Audi reconheceu o potencial de usar a tecnologia OLED nas luzes traseiras desde o início e, desde então, continuou a avançar sistematicamente em seu desenvolvimento e digitalização como o único fabricante de automóveis a fazê-lo. Como resultado, agora podemos oferecer aos nossos clientes uma gama sempre nova de funções de iluminação”, explica Stephan Berlitz, chefe de desenvolvimento de iluminação, demonstrando uma estratégia clara por trás do uso dessa tecnologia.

“Os OLEDs digitais são mais eficientes, mais leves e mais homogêneos do que os sistemas de iluminação tradicionais”, continua Berlitz, oferecendo um vislumbre do futuro: “Devido ao seu forte contraste, eles estão gradualmente se transformando em displays externos, tornando-os um importante facilitador de comunicação com os arredores do carro. Com a função de indicação de proximidade, usamos a luz para interagir com outros usuários da estrada desde 2020. O Audi Q6 e-tron agora adiciona a luz de comunicação para melhorar ainda mais a segurança nas estradas.”, adicionou Berlitz.



Agora, a segunda geração da tecnologia OLED vão permitir que as lanternas digitais podem se comunicar especificamente com o ambiente imediato (comunicação Car-to-X). O número de segmentos por painel OLED digital aumentou de seis para 60 em comparação com a primeira geração. A marca alemã também confirmou que o sistema vai trazer maior segurança aos carros por ativar a luz de comunicação com símbolos de advertência para assistência de emergência, RECAS (sinal de alerta de colisão traseira), luzes de advertência de perigo, chamadas de emergência (eCall), chamadas de assistência na estrada (bCall) e chamadas de emergência luzes de freio.

Os modos de iluminação podem ser selecionados a partir da central multimídia MMI, com oito assinaturas diferentes. O mesmo pode ser configurado por meio do aplicativo myAudi, os clientes podem ativar suas assinaturas de luz pessoais de fora do carro e experimentar o cenário de iluminação dinâmica e a função de voltar para casa/sair de casa diretamente no carro. A marca ainda falou sobre a nova filosofia de design do Q6. “A linguagem de design da Audi está dando o próximo passo com o Q6 e-tron e queríamos deixar isso claro nos decalques. A arquitetura e o caráter de um veículo são sempre únicos, assim como o design individual de cada decalque. Tudo começa sempre com a decisão de quais elementos do veículo você deseja destacar e enfatizar.”, disse Marco dos Santos, Responsável pelo Design Branding da Audi.

“Embora o novo projeto também se baseie em elementos de design anteriores - como a cor vermelha neon também usada no Audi Q6 e-tron, amplamente familiar dos decalques memoráveis ​​do Audi e-tron 2018– cada novo modelo também abre um novo capítulo. Na Audi, tecnologia e design estão intrinsecamente ligados e formam uma única entidade. À medida que nossas tecnologias se tornam mais poderosas e precisas, isso também é visível em nosso design, escolha de materiais e narrativa. Basicamente, queremos iniciar uma conversa com os decalques. O que torna a linguagem de design única é que essa conversa pode ser realizada globalmente. Certas coisas são percebidas de forma diferente em diferentes países, mas, no final, o design funciona em qualquer lugar – ou em lugar nenhum.”, explica dos Santos. 

















Fotos: Audi / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil