Como confirmado, Maserati apresenta o Grecale Folgore oficialmente no Salão de Xangai

Maserati apresenta oficialmente o Grecale Folgore, a versão elétrica do SUV, que já tinha sido previamente confirmado; Grecale traz motor que entrega de 557cv



Depois de ser apresentado em suas versões civis, a Maserati apresentou oficialmente o Grecale elétrico na Europa. Segundo veículo elétrico da marca italiana, o Grecale Folgore estreia com a missão de ajudar a marca do tridente em seu processo de eletrificação, sendo o segundo Folgore, após o lançamento do GranTurismo Folgore no ano passado. Apresentado no Salão do Automóvel de Xangai, na China, o elétrico começa a ser vendido dentro de alguns meses, não só na China como também na Europa.

Em termos de design, o elétrico vai trazer alguns diferenciais em relação ao modelo a combustão. Na dianteira, ele se destaca por contar com uma grade dianteira diferente, fechada, com um desenho convexo e com o logotipo da marca bem centralizado. Ela ainda possui aletas verticais e tem um acabamento em preto brilhante. O para-choque dianteiro também é diferente, se destacando por trazer um acabamento em preto brilhante na parte inferior, onde está uma entrada de ar. Além dessa entrada, o acabamento se conecta com as extremidades, onde ele possui entradas de ar com desenho mais triangular.

Esse desenho ainda se conecta na parte superior e inferior com frisos em preto brilhante com a entrada de ar inferior. De perfil, as novidades ficam por conta do logotipo Folgore no para-lama dianteiro, acima de onde estariam as três saídas de ar, que no elétrico tem acabamento em preto brilhante. Outras novidades ficam por conta das rodas com um novo desenho, mais aerodinâmica, que variam de 19, 20 e 21 polegadas. As rodas ainda possuem um acabamento em preto brilhante, enquanto a coluna C e o logotipo Folgore do para-lama ainda recebem um acabamento em tom cobre.



Na traseira, as mudanças ficam por conta apenas do para-lama traseiro, que ganham difusores de ar com um acabamento em preto brilhante na parte inferior. Nas extremidades, existe um acabamento na cor da carroceria. Por dentro, as novidades ficam por conta dos bancos dianteiros com aquecimento elétrico e com ventilação, além de contar com 14 posições diferentes, com estofados Econyl. Os bancos usam materiais sustentáveis reciclados de redes de pesca, restos de tecido e tapetes que também foram desenvolvidos com “fios de nylon de qualidade virgem de superfície altamente opaca”.

O modelo ainda possui materiais processados a laser e com um design paramétrico que expressa um dinamismo natural. Os bancos ainda possuem um acabamento com alto relevo no painel e com um toque 3D de cobre/carbono. Esse mesmo acabamento ainda pode ser visto no console central e nos painéis das portas. O quadro de instrumentos e a central multimídia possuem um par de telas de 12,3 polegadas e abaixo da tela da central há uma terceira tela, com 8,8 polegadas para controles de acessórios e sistemas, que ficam no mesmo acabamento.

Outra novidade é a carroceria com um tom Rame Folgore e, entre os equipamentos, ele ganha itens exclusivos do Folgore. Um deles é a navegação GPS que leva em consideração a autonomia do SUV, que pode selecionar um trajeto que tenha mais pontos de recarga. Essa navegação ainda mostrar quantos quilômetros faltam para a próxima estação, de acordo com o estilo de condução do motorista. Outro item é a função de manutenção da temperatura da cabine que mantém o interior em temperatura confortável.



Mecanicamente, ele se destaca por trazer um par de motores elétricos, um para cada eixo, que juntos entregam 557cv e 83,6kgfm (cada motor tem 278cv) de força combinada (410kW), que leva o SUV de 0 a 100km/h em 4,1 segundos e máxima de 220km/h. Há também uma bateria de 105kWh, que oferece uma autonomia de 500km. Com uma arquitetura de 400V, ele pode ser carregado em estações de recarga de 150kW, de recarga rápida (DC). Ele recupera de 20% a 80% em apenas 29 minutos ou 100km em apenas 9 minutos na DC. O elétrico será vendido com quatro modos de condução, sendo o Max Range, GT, Sport e Off-Road.

Eles alteram os modos de resposta dos motores, da suspensão pneumática e da direção. O modo Max Range é ativado automaticamente quando a carroceria estiver com menos de 16%, limitando a velocidade máxima em até 130km/h e limitando uma série de funções no carro. O modelo deve ser colocado à venda primeiro na Europa e será produzido junto das versões convencionais, na unidade de Cassino, na Itália, compartilhando a mesma fábrica com Alfa Romeo Giulia e Alfa Romeo Stelvio.

“É um momento decisivo para a marca Maserati. Hoje estamos na China, no Salão do Automóvel de Xangai; estamos na Itália para o evento cosmopolita Milano Design Week; estamos em todo o mundo celebrando o futuro: é um novo começo para a marca. Estamos a celebrar o Folgore, o plano de eletrificação que se tornou realidade e está pronto para abrir caminho nesta era revolucionária. Estou muito entusiasmado por estar aqui em Xangai, que não é apenas uma exposição internacional, mas também uma plataforma global de inovação e o local ideal para revelar os primeiros modelos elétricos da história da Maserati”, destacou o CEO da Maserati, Davide Grasso.





Fotos: Maserati / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano

Land Rover apresenta imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Vogue EV