Fisker apresenta oficialmente o Ocean, que marca nova fase da marca norte-americana

Fisker apresenta oficialmente o Ocean de produção, que estreia nos Estados Unidos com motores de até 571cv e com uma autonomia superior a 500km 



A Fisker apresentou oficialmente o Ocean em sua versão final nos Estados Unidos. O utilitário esportivo elétrico será vendido primeiro nos Estados Unidos em quatro versões e estreia com detalhes exclusivos que querem fazer dele o porta-voz de uma nova Fisker. O SUV ficou dois anos em espera, em desenvolvimento e ajustes finos e finais antes de começar a ser produzido, mirando no sucesso do Tesla Model Y. Marca já tem planos de chegar em vários mercados, como a Europa.

Ao falarmos do design do Ocean estamos falando de um SUV que já estava com suas linhas finais há quase dois anos. Ele foi apresentado como um produto que vai antecipar a nova identidade visual da marca, que veremos em breve nos modelos Pear, Ronin e Alaska. Na dianteira, o Ocean se destaca por traz faróis compactos e afilados, com duas barras verticais com luzes diurnas (DRL) em LED e uma barra DRL horizontal que une os faróis por meio de uma barra que quase se interliga. Ela só é barrada pelo nome Ocean, que aparece iluminado ao centro.

O para-choque dianteiro ainda possui uma parte superior com uma faixa em preto brilhante, em ‘U’ invertido, enquanto que abaixo ele possui um friso prateado que acompanha o acabamento brilhoso – nas extremidades, esse friso é, na verdade, as luzes de setas de repetição, que formam um ‘L’. O SUV ainda possui um acabamento plástico ligado à essa parte superior. O modelo ainda traz uma grade dianteira com desenho hexagonal, mas com prolongamento para as extremidades laterais do para-choque, com pequenos elementos internos hexagonais. É nessa parte que o espaço para a placa também fica.

Toda a parte inferior da carroceria possui um acabamento em plástico preto, inclusive já a partir da entrada de ar, que possui um vinco em ‘U’ que também se prolonga para as extremidades – que cria uma espécie de degrau bem nas extremidades interiores do para-choque. No capô, é encontrado o logotipo da marca, que parece flutuante na peça. Toda a parte central do capô possui um desenho mais baixo propiciado por dois vincos que se conectam e parecem formar um ‘U’, com um capô que não é muito largo. De perfil, o Ocean possui uma proporção típica de um SUV – oposto do seu maior rival, o Model Y, que tem um caimento mais cupê.



Ele possui uma boa área envidraçada, que possui um degrau na porta traseira e deixa a janela vigia lateral mais compacta. O SUV tem contorno dos vidros em preto brilhante e os retrovisores tem repetidores de setas em faixas duplas. Falando em repetidores de setas, ele ainda possui um repetidor de setas na colina D, logo após o vidro vigia, em um acabamento verticalmente inclinado. Em termos de vincos, o Ocean possui um vinco que nascem pouco acima dos faróis e definem a linha lateral dos vidros, seguindo até o vidro traseiro. Há um outro vinco na parte inferior das portas, que forma um trapézio.

As caixas de rodas ainda são destacadas com para-lamas alargados e com vincos que ajudam a definir o desenho das caixas de rodas, que tem um desenho mais quadrado. O modelo tem um acabamento em plástico preto em toda a parte inferior, inclusive nas caixas de rodas. No para-lama dianteiro, ele possui até bocal de recarga das baterias, enquanto as portas tem maçanetas retráteis (pop-up). Por fim, o SUV possui rodas que variam de 20 (255/50 R20) a 22 (255/45 R22) polegadas (todas de alumínio), com rodas que podem ter outros desenhos como opcionais. No teto, o modelo possui o nome Fisker escrito por extenso próximo ao aerofólio traseiro.

Há ainda um grande teto solar panorâmico convencional, mas poderá ser equipado também com um teto solar Solar Sky (que funciona como um teto fotovoltaico que garante 3.218km de autonomia por ano em condições ideias e 2.414km no céu ensolarado de algumas regiões, como da Califórnia. Falando em Califórnia, a Fisker desenvolveu um interessante Modo Califórnia, que abre todos os vidros, teto solar e até mesmo o vidro traseiro (disponível nas versões Ultra, Extreme e One). Quando se fala em abrir todos os vidros, é literal. Além dos vidros das portas e o teto solar, ele abre o vidro traseiro, da tampa do porta-malas e da vigia lateral.



Com isso, apenas o para-brisa não abre no Ocean. Partindo para a traseira, o Ocean possui um aerofólio que traz um brake-light e um vidro traseiro mais reto, que permite que ele possa abrir. A tampa do porta-malas é quase lisa, sendo cortada principalmente pelas lanternas horizontais e bem finas, com duas pequenas hastes verticais no layout. Elas ainda quase se conectam entre si, sendo ligada apenas a um vinco muito suave. Mais abaixo, está o logotipo da Fisker (que assim como na dianteira, parece flutuar na tampa) e o nome Ocean escrito por extenso. No para-choque traseiro, ele possui um acabamento em plástico preto.

Existe um vinco no para-choque traseiro, na cor da carroceria, que nas extremidades sustentam a lanterna inferior. Nela, existem as luzes de repetição de seta, de ré, refletores e lanternas de neblina. Mais abaixo, ele possui difusor de ar que contribui para uma boa aerodinâmico e fluxo de ar na parte inferior da carroceria. Por dentro, ele possui um quadro de instrumentos com tela digital de 9,8 polegadas, com uma tela LCD. O SUV possui um volante multifuncionais de dois raios, com uma base inferior achatada, com o logotipo da marca ao centro. O painel ainda se destaca por uma gigante central multimídia, com tela de 17,1 polegadas.

Assim como a tela pode ser vertical, ela pode rotacionar e virar horizontal, ao estilo dos carros da BYD. Quando vertical, a tela possui controles físicos abaixo dela, mas quando a tela fica horizontal, esses controles ficam na mesma posição, ficando um pouco desconexos da tela. Na altura do quadro de instrumentos, há uma faixa que percorre todo o painel e é onde estão as saídas do ar-condicionado. O painel possui uma faixa inferior com luzes em LED que são configuráveis. O console central ainda possui espaço para dois smartphones carregarem por indução e dois porta-copos, que envia a alavanca de câmbio para a coluna de direção.



Os painéis das portas tem um desenho bem moderno, com pega-mão que parte do apoio de braço e existe iluminação em LED que dá sequência às luzes do painel. Os bancos, de acordo com a marca, possui estofados em Alcantara, Ultrasuede, FeelTek, EcoFabric e carpetes reciclados, todos feitos com garrafas plásticas recicladas e outros polímeros reciclados. A marca confirmou ainda que elementos do painel e do volante também são de materiais reciclados, onde cada unidade possui 50kg de polímeros reciclados e materiais de base ecológica.   

De acordo com a Fisker, o Ocean é desenvolvido a partir da plataforma modular FM29, com arquitetura elétrica de 400V. O SUV possui 4,774 metros de comprimento, 2,921 metros entre os eixos, 1,982 metro de largura e 1,631 metro de altura. O porta-malas tem capacidade de 476 litros que pode ser expandido para 918 litros de capacidade com os bancos traseiros rebatidos. O peso varia de 2.300kg a 2.434kg. O modelo é equipado com algumas configurações de motor. A versão de entrada traz motor de tração dianteira (FWD) de 279cv e 38,4kgfm. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 7,4 segundos e tem máxima de 160km/h.

Ele usa uma bateria da CATL de 80kWh (75kWh úteis), de íons de lítio e de ferro de lítio fosfato (LFP), que oferece uma autonomia de 440km para a versão de entrada Sport. A versão intermediária Ultra tem motor duplo, um para cada eixo. São 544cv de potência e 76,8kgfm que acelera de 0 a 100km/h em 4,2 segundos e máxima de 200km/h. Com tração AWD, ele vem com uma bateria de 113,0kWh (106,5kWh úteis) e conta com células de íon-lítio, mesclando níquel, cobalto e manganês (NCM). Ele oferece uma autonomia de 610km. Por fim, a versão topo de linha Extreme (e a série especial One Edition) vem com motor elétrico duplo um pouco mais forte, com 571cv e o torque de 75,1kgfm.



Com esse conjunto, ele garante que acelera de 0 a 100km/h em 3,9 segundos e com velocidade máxima de 205km/h. Com a mesma bateria, ele oferece 630km. Para recarga da bateria de 75kWh, ele recupera de 0% a 100% em um WallBox (CA) de 11kW em 8h15 e em uma estação de recarga rápida de 200kW (DC) de 10% a 80% em 33 minutos. Já a bateria maior, de 106,5kWh, recupera de 0% a 100% em um WallBox de 11kW em 11h30 e em uma estação de recarga rápida de 250kW em 35 minutos de 10% a 80%. Ele terá os modos de condução Earth e Fun, com tração integral e o modo Hyper para as versões Extreme e One, além do modo Off-Road.

As versões Ultra, Extreme e One Edition ainda terão um sistema de vetorização de torque Smart Traction que traz maior segurança e desempenho. O Ocean ainda possui uma suspensão dianteira McPherson com braços duplos e uma suspensão traseira multilink. Os freios são a disco nas quatro raios. Mecanicamente, a Fisker equipa o Ocean com uma tração chamada de Intelligent Traction, que permite que o SUV distribua a quantidade certa de torque às rodas corretas para uma tração ideal ao fazer curvas fechadas. Smart Traction melhora a estabilidade e a tração em estradas molhadas e geladas.

Ele será vendido com uma tecnologia chamada de PowerHouse, que usa a bateria como fonte de energia de emergência para manter toda a sua casa funcionando por até sete dias. Já o PowerShare conecta à porta de carregamento do seu Fisker Ocean a outro EV para dar a outro proprietário de EV um impulso de emergência. O SUV ainda será equipado com o Fisker Intelligent Pilot, que adiciona um sistema avançado de assistência ao motorista, fazendo uso de sensores eletrônicos automatizados como radar, sensores ultrassônicos e câmeras, além de software e processamento.



A versão topo de linha Extreme ainda adiciona equipamentos como sistema de tração inteligente que ajuda na estabilidade em condições adversas, câmera de 360º, carregador de smartphone por indução, assistente de mudança de faixa de rolamento e outros. A lista cresce com o Park My Car, um sistema automático de assistência ao estacionamento da Fisker, um sistema de som chamado de Fisker Pulse Premium com tecnologia ELS STUDIO 3D de 575W de potência, DJX 3D Surround, 15 alto-falantes, um subwoofer junto ao painel de instrumentos de 6 alto-falantes mais eficazes de seu tipo, o sistema Fisker Pulse mergulha o motorista e os passageiros em um mar glorioso de som de 360°.

Opcionalmente, ele pode ser vendido com o Limusine Mode, que permite que os passageiros do banco traseiro possam ajustar comandos do carro por meio de uma tela touchscreen para os ocupantes do banco traseiro. Essa tela ajusta a temperatura e a velocidade do ventilador e controlem o volume da mídia. Nos EUA, os preços do SUV vão de US$ 37.499 a US$ 68.999, com uma garantia de 10 anos ou 160.000km. Ele será vendido nas cores Great White, Night Drive, Horizon Gray, Silver Lining, Mariana, Big Sur Blue, Blue Planet, Solar Orange, Stealth Green, Marine Layer, Red Planet, Black Pearl, Sea Grass e Sun Soaked.

No interior, o SUV pode ter acabamento nas cores Sea Salt, Black Abyss e Black Abyss Plus. Apesar de ser uma marca norte-americana, ele será produzido na unidade de Magna Steyr, em Graz, na Áustria, da qual a Fisker é parceira. Além dos EUA, a Fisker já confirmou sua chegada em outros mercados como Canadá, Áustria, Alemanha, Noruega, Dinamarca, Suécia e França. Ainda neste ano, a marca ainda chega a mercados como Reino Unido, Suíça, Holanda, Bélgica e Índia.







Fotos: Fisker / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Peugeot lança promoção com 208 e 2008, que serão vendidos com descontos de até R$ 17 mil