Ford apresenta Transit e Ranger que podem prestar serviços ao governo e empresas

Ford apresenta versões especiais criadas pela Ford Pro no Brasil para Ranger e Transit durante evento, que podem equipar frotas do governo e de empresas



A Ford apresentou durante o LAAD Defence & Security 2023, maior e mais importante feira dos setores de Defesa e Segurança da América Latina, dois protótipos desenvolvidos pela divisão Ford Pro. Uma Transit e uma Ranger, sendo uma Ranger da polícia e uma Transit da Força Tática. Aqui no Brasil, a Ford confirmou que existe delegações de mais de 130 países que visitam o evento e que aqui no Brasil possuem uma área de engenharia dedicada ao desenvolvimento de versões especiais para atender os clientes desse segmento.

“Trabalhamos em estreita parceria com os clientes e modificadores para desenvolver veículos que atendam as suas reais necessidades, com foco nos requisitos de desempenho, durabilidade e qualidade final. Temos uma estrutura completa de engenharia, com recursos próprios, que vai desde o projeto até os testes dos veículos nas nossas pistas e laboratórios, e também fornecemos treinamento e suporte aos clientes na manutenção e gerenciamento da frota.”, diz Matias Guimil, Gerente de Estratégia e Produto de Veículos Comerciais da Ford. No país, foram apresentados Ranger Polícia, Transit Ambulância e Transit Centro de Comando Mível.

De acordo com a Ford, a Ranger Polícia possui uma cela intermediária humanizada isolada na segunda fileira, com bancos, portas e piso revestidos em ABS lavável, capacidade para dois ocupantes, cinto de segurança de três pontos e ar-condicionado independente. A caçamba também tem compartimento para equipamentos e cela com capacidade para transportar quatro ocupantes com ar-condicionado. Ambas as celas dispõem de sistema de monitoramento por câmeras e áudio. A picape ganhou proteção balística, suportes para armas, farol de beco e tecnologia de sinalização que permite a sincronização com outros veículos.

Ela possui também uma sirene de baixa frequência, emitindo uma vibração que pode ser sentida pelo motorista da frente mesmo se estiver com os vidros fechados e o som interno alto. Já a Transit Ambulância exposta no Riocentro é do tipo D, montada em um furgão longo com teto alto. Ela segue os requisitos do novo descritivo do SAMU, com dois bancos dos atendentes voltados para frente com cinto de segurança de três pontos, maca biarticulada de alumínio e sistema de monitoramento com câmeras internas e externas que permite gravação, acesso remoto e telemetria.



O sistema de comunicação interno inclui o semáforo da vida, que possibilita ao médico informar ao motorista as condições do paciente para mudar o modo de condução. O ar-condicionado possui um sistema de purificação com luz ultra-violeta, bio-safety. Ela também traz recursos aprimorados de isolamento acústico, climatização, iluminação, armários, prancha de resgaste, sistema de oxigênio e sistema acústico com dois alto-falantes de 100W e megafone. A nova sinalização em LED, assim como na Ranger de polícia, permite a sincronização com outros veículos.

Por fim, a Transit Chassi Centro de Comando Móvel foi apresentada numa versão equipada como centro de comando móvel, com toda a estrutura de uma unidade de inteligência para suporte da polícia. Ela tem um mastro telescópico com faróis de LED e câmera móvel com visão de 360 graus, zoom de 42x, visão noturna e estabilização de imagem. Há também três câmeras nas laterais e na frente do veículo, todas com sistema de reconhecimento facial e de placas. O seu baú, totalmente em alumínio, tem interior do tipo escritório, com mesas, quatro cadeiras, duas telas de 43 polegadas, ar-condicionado, área de café, frigobar, armários e tomadas de 110/220V.

O acesso é feito por reconhecimento facial, digital, código ou cartão, com auxílio de estribo elétrico. “Essa unidade equipada como centro de comando móvel é apenas uma mostra da grande versatilidade da Transit Chassi, que vamos lançar no segundo semestre. Ela já vai chegar ao mercado pronta para receber diversos tipos de implementos, que estamos desenvolvendo antecipadamente em parceria com importantes modificadores para atender diferentes tipos de aplicação.”, disse Daniel Santos, Gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul. 




Fotos: Ford / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança oficialmente o Song Pro no Brasil, com motor de até 235cv e por R$ 189.800

Volvo lança promoção do EX30 no Brasil, além de condições para XC40, C40, XC60 e XC90

Baojun apresenta a chegada do Yunduo na China, o concorrente direto do BYD Dolphin

Volkswagen registra imagens de patente do ID.7 S na China, que será da joint-venture SAIC-VW

Iveco lança o eDaily no Brasil, contra o Ford E-Transit, em três versões e parte de R$ 549.000

Renault lança promoção em julho no Brasil para quase toda a linha, inclusive com elétricos

BYD lança promoção '48 Horas Eletrizantes' e tem condições até o final deste mês

JAC Hunter é uma das apostas da marca chinesa para este segundo semestre no Brasil

Peugeot lança o novo E-2008 no Brasil, elétrico que chega com melhorias e um motor de 158cv

Kia confirma que vai manter os preços no Brasil mesmo com aumento da alíquota de IPI