Marca de app de transporte na China, Didi apresenta o Neuron Concept no Salão de Xangai

DiDi apresenta o seu primeiro conceito no Salão do Automóvel de Xangai, na China, com o Neuron Concept, um furgão elétrico e autônomo que traz um Kargobot



Você pode não conhecer a DiDi, mas a empresa gere um dos aplicativos de mobilidade urbana mais conhecidos do Brasil: a 99. No Salão do Automóvel de Xangai, a DiDi apresentou um conceito de uma van autônoma chamada de Neuron Concept. Com condução autônoma, o modelo entra como um Robotáxi produzido em massa que será produzido a partir de meados de 2025. O modelo tem um design muito futurista e deve se espelhar no Cruise Self-Driving Car.

“Com base na vasta experiência da DiDi em serviços de mobilidade compartilhada e tecnologia de ponta, a DiDi Autonomous Driving pretende se tornar uma empresa de condução autônoma comercial de grande escala que opera veículos autônomos L4, para criar uma rede completa de serviços de direção autônoma para nossos usuários. Acreditamos que a introdução de um sistema de despacho misto que combina veículos autônomos e tradicionais dentro de uma rede de mobilidade compartilhada é o futuro da eficiência do transporte”, afirmou Zhang Bo, CTO da DiDi e CEO da DiDi Autonomous Driving.

Durante o Salão do Automóvel de Xangai, a DiDi confirmou que a produção em massa do Neuron Concept terá uma operação comercial na China, em colaboração com fabricantes de veículos de nova geração, em áreas que incluem a seleção de plataforma de veículo, cockpit e desenvolvimento de sistema de direção inteligente. Atualmente testando cerca de 200 Robotáxis, a DiDi quer priorizar a segurança do seu sistema de condução autônoma, desde o lançamento do modelo. Testando o recurso desde 2016, a divisão autônoma se tornou uma subsidiária integral somente em 2019.

“O serviço Robotaxi da DiDi tem um histórico robusto de segurança e tem operado com segurança por 1.020 dias consecutivos. Para atender às diversas e crescentes demandas de mobilidade dos usuários, agora e no futuro, continuaremos a otimizar nosso serviço Robotaxi, continuando a melhorar a experiência do passageiro”, disse Meng Xing, COO da DiDi Autonomous Driving. Os testes começaram em março deste ano, no distrito de Huadu, em Guangzhou. Além disso, a DiDi estreou o seu primeiro serviço de Robotáxi 24h, operando com um centro automatizado de operação e manutenção no Porto de Huiju.



O conceito foi apresentado com o que é chamado de Kargobot, com objetivo de ajudar na automação dos caminhões em meio à crescente escassez de motoristas. "Atualmente, o negócio Kargobot já tem mais de 100 caminhões autônomos em operação e a frota conduziu operações experimentais regulares entre Tianjin e a Mongólia Interior. Em março de 2023, a receita logística acumulada da Kargobot ultrapassou 100 milhões de yuans (14,5 milhões de dólares)", Disse Wei Junqing, Chefe do Negócio Kargobot da DiDi Autonomous Driving.

Essa área de tornar a condução autônoma num negócio em 2021, quando estudou a logística de frente troncal e ampliou a Pesquisa & Desenvolvimento de operações comerciais para commodities a granel com base em sua plataforma e tecnologias em nuvem. O Kargobot, por exemplo, deve trazer uma capacidade completa de desenvolvimento de tecnologia de caminhões autônomos. Nisso, o Neuron Concept revela tudo que a marca quer para esses produtos autônomos. O grande destaque do modelo é que ele vem com um braço robótico que pode pegar bagagens, acordar passageiros e recuperar itens.

O Neuron Concept ainda removeu ainda o banco do motorista para maximizar o espaço e o conforto. Durante o Open Day, a DiDi Autonomous Driving apresentou duas novas peças de hardware projetadas para direção autônoma DiDi Beiyao Beta LiDAR e Orca, com plataforma de computação de fusão de três domínios. O modelo é desenvolvido a partir de uma parceria com a Benewake, usando o DiDi Beiyao Beta LiDAR é o primeiro LiDAR de alta precisão com nível de resolução 2K na China. A plataforma de computação Orca desenvolvida pela DiDi Autonomous Driving é a primeira plataforma de computação de fusão de três empresas. 



Fotos: DiDi / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Toyota dá a entender que o Celica pode ressurgir como cupê esportivo criado pela GR