No Salão de Xangai, Volvo apresenta o EX90 Excellence, versão mais luxuosa do SUV

Volvo também aposta em divisão de luxo com a linha Excellence, que estreia primeiro com o EX90 e aparece no Salão do Automóvel de Xangai, na China 



A Volvo apresentou no Salão do Automóvel de Xangai, na China, a sua nova divisão de veículos de luxo, a Excellence. Assim como existe a Maybach para a Mercedes-Benz, a Excellence vai primar por trazer produtos com detalhes mais voltados ao luxo e conforto dos ocupantes. A novidade estreia a bordo de um EX90, que marca um novo passo para a marca sueca. O SUV vai se destacar por vir com um design levemente diferenciado e por soluções internas que reforçam esse luxo que a marca sueca quer trazer ao EX90.

Em termos de design, o EX90 Excellence se destaca por vir com uma pintura em dois tons, sendo a parte superior em preto, seguindo a mesma lógica que a Maybach faz em seus carros (a unidade de estreia tem parte superior em preto e inferior em tom champanhe). Outro diferencial fica por conta das novas rodas de liga leve de 22 polegadas, que ganham um novo desenho bem raiado, oito raios, e com um acabamento em preto brilhante nesses raios e com acabamento diamantado. Só assim que se conhece um EX90 Excellence por fora. Já por dentro, ele se diferencia por se tornar um “companheiro perfeito se preferir relaxar nos bancos traseiros em vez de conduzir sozinho”.

Na segunda fileira de bancos, o SUV possui dois bancos individuais que são separados por um console central. A segunda fileira de bancos vai matar ainda a terceira fileira de bancos que o EX90 possui em suas versões civis. Já no console central da segunda fileira, o SUV sueco se destaca por trazer um console central que tem uma parte superior com acabamento em madeira que se abre e tem um pequeno frigobar. Entre os bancos, o console ainda possui um elevado descansa-braço e um acabamento com alguns controles.

Esses controles vão operar as configurações dos bancos, como aquecimento/resfriamento e massagem dos bancos, além de ser equipado com um interruptor que controla o dispensador de fragrâncias no interior. De acordo com a Volvo, serão um total de três aromas diferentes que vão contribuir com a “experiência sensorial é amplificada pela iluminação ambiente correspondente”. Os bancos ainda possuem um acabamento em lã ou Nordico. Esse último, segundo a marca, possui materiais mais ecológicos e são “criados a partir de tecidos feitos de materiais reciclados, como garrafas PET e materiais bioatribuídos de florestas na Suécia e na Finlândia”.



Outro ponto é que os controles do console central ainda vão operar o controle de temperatura dos travesseiros dos bancos. Protegendo o pescoço, as almofadas poderão ser aquecidas ou refrigeradas, assim como os bancos. O console também terá uma gaveta para guardar pequenos objetos. A marca ainda confirma que a Excellence se torna o “quatro lugares mais seguro que já construímos” e possui um “escudo invisível de segurança habilitado por nossa mais recente tecnologia de detecção”.

Na mecânica, o EX90 será equipado com dois motores elétricos que juntos desenvolvem 408cv e 77,5kgfm na versão Twin Motor, que acelera de 0 a 100km/h em 5,9 segundos e máxima de 180km/h. Ele ainda possui a configuração Twin Motor Performance E2 que entrega 503cv e 92,8kgfm, que acelera ou com o Twin Motor Performance EE que rende 517cv e 92,8kgfm. Com o Twin Motor Performance, ele acelera de 0 a 100km/h em 4,9 segundos e a mesma máxima de 180km/h. Com dois motores e tração AWD, cada motor responde por um eixo do SUV.

Ele é equipado com uma bateria de 111kWh (107kWh úteis), da CATL, que oferece uma autonomia de 600km no Twin Motor e 590km no Twin Motor Performance – a marca fala em 605km no Excellence, todos no ciclo CLTC. A bateria pode ser recarregada em estações de recarga rápida de até 250kW, que recupera de 10% a 80% da bateria em apenas 30 minutos. Ele ainda pode ser recarregado por um WallBox que recupera a autonomia em 11 horas. Desenvolvido sobre a plataforma modular SPA2, o EX90 possui um coeficiente aerodinâmico de 0,29Cx.

O mesmo ainda possui 5,037 metros de comprimento, 2,985 metros entre os eixos, 1,964 metro de largura e 1,747 metro de altura, com um peso de 2.818kg. O Volvo EX90 é composto por aproximadamente 15% de aço reciclado, 25% de alumínio reciclado, bem como 48kg de plásticos reciclados e materiais de origem natural, o que corresponde a cerca de 15% do plástico total usado no carro, o mais alto nível de uso de plásticos reciclados que qualquer carro Volvo anterior.







Fotos: Volvo / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD confirma chegada da marca Yangwang ao Brasil, que estreia com o U8, de 1.196cv

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries