Dacia Duster de terceira geração vaza em imagens e aparece neste mês de novembro

Terceira geração do Dacia Duster será apresentado ainda hoje, 29 de novembro; terceira geração antecipa o que vamos receber em meados de alguns anos



A terceira geração do Duster será a maior estreia global da Dacia neste ano de 2023. A marca romena vai apresentar o SUV compacto com um design bem diferente das duas antigas gerações, sendo que a segunda geração apareceu mais como uma evolução da primeira. Na terceira, a Dacia prepara uma verdadeira revolução do modelo, mantendo apenas o mesmo nome do modelo anterior. Isso porque o novo Duster mudará, inclusive, de plataforma. As primeiras informações sobre o SUV compacto ditam que duas linhas serão mais retilíneas.

Isso ficou comprovado com as primeiras imagens vazadas do design do Duster, que vazou horas antes da estreia do SUV compacto na Europa. Pelas imagens, ele vai ganhar faróis retangulares com um novo desenho, sendo conectado diretamente com a grade dianteira. Os faróis possuem duas barras horizontais na parte superior dos faróis com luzes diurnas (DRL) em LED e com um ‘V’ nas extremidades, que forma um ‘Y’. As luzes convencionais ficam logo abaixo dessa barra. Os mesmos faróis se conectam com a grade que ostenta o novo logotipo da Dacia e possui as barras horizontais que se conectam com as luzes dos faróis.

No para-choque dianteiro, ele possui linhas mais robustas com um acabamento prateado que fica como entorno da entrada de ar inferior. No acabamento prateado, a Dacia colocou o espaço para a placa dianteira e nas laterais da entrada de ar ele possui os faróis de neblina. Nas extremidades do para-choque dianteiro, ele possui uma entrada de ar vertical com um acabamento em preto brilhante. No capô, a Dacia desenhou o modelo para ele ter uma pegada mais parruda, com linhas mais fortes e com vincos que criam pequenos ombros nas extremidades.

De perfil, o novo Duster lembra muito o Bigster Concept. O modelo possui linhas mais retas e que também são bem diferentes ao que vimos nas últimas gerações do Duster. A frente fica mais alta e o desenho dos vidros parece formar uma sequência graças à união dos vidros e as colunas, que mantém a janela vigia. Ele possui um acabamento em plástico preto em toda a parte inferior da carroceria, tendo ainda um elemento em plástico preto o para-lama dianteiro e na porta dianteira. As portas recebem maçanetas convencionais, mas a porta traseira passa a ter maçaneta camuflada. No teto, manteve o rack de teto funcional.



De traseira, o novo Duster possui lanternas triangulares e com um desenho que novamente imprime linhas retas. A tampa do porta-malas fica mais larga e mantém o espaço para a placa, trazendo o nome Dacia e uma barra que fica acima do espaço da placa. O aerofólio traz um pouco mais de conhecimentos aerodinâmicos com uma parte central mais baixa e com prolongamento do aerofólio nas laterais do vidro traseiro, que continua um pouco inclinado. A tampa recebe vincos mais retilíneos. Indo ao para-choque traseiro, ele possui um acabamento prateado e plástico preto, com refletores e lanternas de neblinas nas extremidades.

Por dentro, é esperado que ele mude por completo. Desenvolvido a partir de uma nova plataforma modular CMF-B, o novo Duster deve permitir uma eletrificação maior, além de trazer melhorias de estrutura, condução, dirigibilidade, ruído, vibração e aspereza, fazendo dele o Duster mais refinado já produzido. Com isso, é esperado que ele tenha opções de motor com sistema híbrido-leve de 48V (MHEV) e híbridos (HEV) convencionais. Na mecânica, o novo Duster deve trazer o motor 1.2 12v TCe que vai desenvolver cerca de 130cv ou 140cv, ganhando ainda uma opção GLP (a gás natural), mas esse só chega em meados de 2026.

Os motores a combustão ainda vão poder ganhar sistemas híbridos-leve de 48V (MHEV). O motor 1.5 dCi também deve se despedir com a segunda geração e vai ser substituído por um motor híbrido. Esse conjunto será formado pelo motor 1.6 16v desenvolve 94cv e 15,1kgfm junto de um motor elétrico que desenvolve 49cv de potência com torque de 20,9kgfm. O conjunto possui ainda um motor de arranque/gerador de alta voltagem de 15kW, com um inversor e bateria de íons de lítio de 1,2kWh refrigerados por água. A nova geração do Duster também vai trazer, pela primeira vez, na Europa, freios a disco nas quatro rodas. 



Vídeo



Fotos: Autolatest / reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Chevrolet apresenta as primeiras imagens teaser do novo TrailBlazer; estreia será em maio