BMW lança primeiro Série 5 elétrico da história no Brasil, o i5, que chega por R$ 759.950

BMW lança no Brasil o i5, que antecipa a vinda da nova geração do Série 5, que ainda ganhará opção de motor híbrido neste ano; elétrico chega por R$ 759.950



A BMW apresentou a nova geração do Série 5 no Brasil primeiro com a inédita opção de motor elétrico, chamado de i5. O sedã de grande porte da marca alemã chega como elétrico, mas uma versão híbrida é esperada para chegar no segundo semestre deste ano – sabe-se que modelos que tem motor a combustão são mais demorados para homologação. Em sua nova geração elétrica, o Série 5 estreia em nosso mercado com design evolutivo e poucos dias depois da Mercedes-Benz trazer o novo Classe E.

Aqui, o i5 foi apresentado com um design bem diferente do que vemos em relação aos seus irmãos, como Série 3 e Série 7. O Série 5 aparece com maior personalidade, com faróis dianteiros com um desenho mais quadrado com luzes diurnas (DRL) em LED verticais (que é onde estão também as setas de repetição de direção), com projetores em LED. A grade dianteira de duplo rim não é exageradamente grande, com uma grade dianteira em preto brilhante e com o logotipo M, no lado direito, tendo um contorno com iluminação diurna (DRL) em LED em ‘C’.

Vindo na sua versão esportiva M60, ele possui uma parte inferior do para-choque dianteiro possui uma entrada de ar trapezoidal maior e com um acabamento em preto brilhante que se conecta com a grade duplo rim, com um acabamento em preto e trapezoidal. Nas extremidades laterais do para-choque dianteiro, ele possui um acabamento vertical, em preto brilhante, com entradas de ar. O para-choque tem linhas que são bem marcadas, com vincos horizontais e verticais. No capô, a BMW desenhou o novo Série 5 com linhas muito parecidas com os últimos produtos da marca.

Ele traz o logotipo no capô e a área onde está o logotipo é mais baixa ao centro, com vincos duplos centrais que estão presentes em quase todo capô. Nas extremidades, há novas linhas que partem da grade dianteira e vincos mais suaves bem nas extremidades, próximos dos faróis. De perfil, o sedã se destaca por trazer um desenho dos vidros que tem um novo desenho, com a parte superior que segue o arco do teto e a linha inferior é ascendente, com um acabamento em preto brilhante no contorno – que tem o número ‘5’ na coluna C. Ele ainda possui carroceria com vincos, sendo um que nasce no para-lama dianteiro e chega até as lanternas, definindo a linha de cintura do i5.



Ele tem um novo vinco ascendente na parte inferior das portas e logo abaixo tem um acabamento em plástico preto. Nele, a BMW também desenhou o sedã com um vinco horizontal. Ainda falando de vincos, temos vincos nas caixas de rodas, que ajudam a alargar os para-lamas dianteiros e traseiros. Falando neles, os para-lamas dianteiros tem o logotipo M. O sedã possui um desenho bem limpo e aerodinâmico, com um terceiro volume que parece ser mais compacto por conta das linhas um pouco mais suaves. Ele possui retrovisores com base na coluna das portas, com repetidores de setas, enquanto as maçanetas são embutidas e contribuem para a aerodinâmica.

As rodas do i5 são de 19 polegadas, com pneus 245/45 R19. No teto, o i5 se destaca por contar com antena estilo barbatana de tubarão e pode vir com teto solar panorâmico – além de ser todo em preto. Na traseira, o i5 possui lanternas horizontais escurecidas mais afiladas que continuam a invadir a tampa do porta-malas, com uma iluminação em LED. A tampa do porta-malas possui uma espécie de aerofólio na própria tampa, em preto, enquanto a mesma ainda possui espaço para a placa e alguns (poucos) vincos na tampa, sendo o mais destacável o vinco que conecta as lanternas e abre o espaço para a placa. Por fim, o para-choque traseiro possui linhas mais limpas, tendo um acabamento preto brilhante no para-choque traseiro.

Nele, ele possui refletores verticais nas extremidades e um difusor de ar com quatro aletas verticais na parte inferior. Internamente, o i5 possui um par de telas que tem o sistema operacional iDrive 8.5, com as Curved Display aprimorado e o sistema de controle com QuickSelect. O quadro de instrumentos possui uma tela de 12,3 polegadas e um volante de base inferior achatada de três raios e que conta com controles multifuncionais. O volante tem linhas mais retilíneas ao centro, enquanto os controles possuem um acabamento em preto brilhante e prateado.



O painel ainda possui uma central multimídia com tela de 14,9 polegadas, ao lado do quadro de instrumentos. Essa central possui uma série de itens como conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, até mesmo com Apple Watch, sem fio. A central ainda possui conectividade com internet 5G e atualizações via Over-The-Air (OTA). Para conectar com internet, a BMW adicionou um Personal eSIM integra totalmente o veículo ao ecossistema digital do cliente. A alemã trouxe as atualizações do BMW ConnectedDrive e o Proactive Care. Por conta da nova central com um software mais moderno, a BMW adicionou o Control Display para rodar vídeos do YouTube, por exemplo.

Os consumidores vão poder jogar em seu carro com o AirConsole, que vai permitir baixar jogos e permite jogá-los na central multimídia, quando o veículo estiver parado – é claro. O mesmo vale para assistir jogos de futebol e assistir vídeos em plataformas de streaming. Abaixo da tela da central, existe uma faixa touchscreen para o controle de temperatura do sistema de ar-condicionado (basta arrastar o teto lateralmente sobre essa barra, que ainda tem dois outros comandos do sistema de ar-condicionado e, ao centro, traz o pisca-alerta. Essa faixa fica em um acabamento em preto e azul.

Essa faixa que também está no lado esquerdo do quadro de instrumentos com alguns controles como a iluminação e a saída de ar daquele lado do sedã e no lado direito também possui um controle de temperatura para a saída do ar na frente do passageiro. Falando em saídas de ar, ele possui saídas de ar discretas. Elas são finas e horizontais, enquanto ao centro elas se camuflam entre a tela da central e os comandos táteis do ar-condicionado. O painel ainda possui um acabamento em couro na parte superior e abaixo das faixas azuis/pretas, o sedã possui uma faixa com acabamento vegano como padrão.



Esse mesmo acabamento está presente também nas superfícies dos bancos, o painel de instrumentos e os painéis das portas, bem como o volante – pela primeira vez. A marca ainda define que o interior do Série 5 possui um corte na quantidade de botões em relação ao sedã anterior. O interior do sedã se complementa com o console central do Série 5 que possui espaço para recarga por indução para dois smartphones e uma parte com espaço para dois porta-copos. Atrás, fica um elevado que traz o câmbio por botão e na frente ele possui Start-Stop. No lado direito, existe um seletor de mídia e alguns controles.

Esse acabamento é em preto brilhante, se conectando diretamente com o descansa-braço que se abre em duas folhas. Nos painéis das portas, o i5 tem alto-falantes com opção de som premium da Harmann Kardon. Assim como no painel, os painéis das portas têm uma série de controles touchscreen, como bloqueio das portas e posições dos bancos. Mais abaixo tem os controles dos vidros e a maçaneta interna tem um desenho camuflado, que vem a partir de um friso prateado nos painéis das portas. Em termos de bancos, a BMW adicionou outras opções que vão além dos veganos como couro BMW Individual Merino em diversas variantes bicolores.

Desenvolvido a partir da plataforma modular Cluster Architecture (CLAR), o novo i5 possui 5,060 metros de comprimento, 2,995 metros entre os eixos, 1,900 metro de largura e 1,515 metro de altura. O porta-malas tem uma capacidade de 490 litros e um peso de 2.305kg. Em relação ao Série 5 anterior, a nova geração consegue ser 9,7 centímetros em comprimento, 3,2 centímetros na largura, 3,6 centímetros e a relação entre os eixos aumentou em 2 centímetros. Vindo apenas em sua versão M60 xDrive, ele desenvolve 601cv de potência com torque de 83,6kgfm, com um motor no eixo dianteiro de 261cv e outro no eixo traseiro de 340cv, com tração AWD.



Ele também pode vir com funções M Sport Boost ou a função M Launch Control são ativados. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 3,8 segundos e máxima de 230km/h. Ele possui uma bateria de 83,2kWh (81,2kWh úteis), que pode oferecer uma autonomia de 391km, no padrão PBEV. O sedã pode ser carregado em um WallBox, de 11kW ou 22kW – este último carrega a bateria em 4h15. Ele também pode ser carregado em estações de recarga rápida em estações de 205kW, que permite recuperar de 10% a 80% em 30 minutos. O modelo conta ainda uma a nova função chamada Max Range, que pode aumentar a autonomia em até 25%, limitando a potência, a velocidade e desativando as funções de conforto.

A BMW também vai oferecer o Connected Home Charging está disponível tanto para o BMW i5. Ele também oferece a função Plug & Charge. Isto permite que o veículo se autentique automaticamente em estações de carregamento públicas compatíveis, sem ter de utilizar uma aplicação ou cartão de carregamento. Já o Multi Contract permite aos clientes armazenar digitalmente no veículo até cinco contratos de energia individuais habilitados para Plug & Charge de diferentes fornecedores. A maior distância entre eixos no segmento de veículos de gama média superior, maiores larguras de via nos eixos dianteiro e traseiro, uma distribuição de carga por eixo de proporção quase perfeitamente equilibrada de 50:50.

A construção inteligente e leve e maior rigidez de conexão da carroceria e do chassi contribuem para isso. O sedã ainda possui uma suspensão esportiva M, um sistema de travões desportivos M e a Suspensão Adaptativa Profissional com amortecedores controlados eletronicamente. Há a Direção Ativa Integral e novo gerenciamento de dinâmica vertical está disponível como opção, com o eixo traseiro direcional que pode girar alguns graus para facilitar as manobras. A Adaptive M Suspension Professional opcional também inclui Active Roll Stabilization com Active Roll Comfort.



A BMW fala que o sedã possui uma suspensão dianteira de braços duplos na frente e multilink na traseira. A suspensão ainda pode ser pneumática no eixo traseiro com amortecedores dependentes do curso que fornecem uma camada adicional de amortecimento hidráulico. De série, ele será vendido com Driving Assistant Professional, que inclui assistência de direção e controle de faixa e controle de distância com função Stop&Go, o Highway Assistant (dispensa o motorista das tarefas de direção em rodovias com faixas direcionais estruturalmente separadas em velocidades de condução até 130km/h), o Assistente Ativo de Mudança de Faixa e o Active Lane Change Assistant (que assume automaticamente os movimentos de direção necessários, se a situação do trânsito o permitir).

Este faz parte do pacote ADAS de condução autônoma de Nível 3. O novo i5 está equipado de série com Assistente de Estacionamento, incluindo assistente de marcha ré com o Parking Assistant Professional, o estacionamento automatizado e as manobras de até 200 metros podem ser controladas no veículo ou por smartphone fora do veículo. Em nosso mercado, o i5 será vendido com dez opções de cores: Branco Alpino, Preto Safira, Preto Carbono, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Cinza Oxide, Cinza Brooklyn, Verde Cape York e Vermelho Fire e três opções de acabamento interno em Couro Merino (Preto, Cooper e Silverstone).

Os consumidores que adquirirem o i5 terão o BMW Service Inclusive (BSI) pelo período de quatro anos e sem limite de quilometragem. O BSI é um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos. A garantia do sedã elétrico é de três anos e ele já é vendido na rede de concessionárias da marca. 



BMW i5 M60 xDrive

No Brasil, o sedã será equipado com sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como controle adaptativo de velocidade viagem e o Lane Keeping Assistant, que são capazes de manter o carro na estrada com extrema precisão sem interferências do motorista, mesmo em situações de para e anda de congestionamentos. Com o Parking Assistant Professional, o i5 estaciona 100% sozinho. Não há mais a necessidade sequer de acelerar ou frear. Basta o motorista ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia por meio das câmeras. Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções. O novo BMW i5 também possui um som para aumentar a emoção de quem está ao volante. Chamada de BMW IconicSounds Electric, a função inclui trilhas compostas pelo renomado compositor Hans Zimmer para proporcionar ainda mais conexão emocional entre os ocupantes e o veículo. Há ainda o Digital Key Plus, sistema de chave virtual, compatível com iPhone e smartphones Samsung Galaxy, que dispensam a chave física e facilitam o acesso ao carro exclusivamente com o celular, a Digital Key Plus ainda pode ser compartilhada com até 5 pessoas de forma remota, permitindo uma enorme flexibilidade. O sistema de som do novo BMW i5 é assinado pela Bowers & Wilkins e tem 665W de potência em 17 alto-falantes espalhados pela cabine. Equipado com o Intelligent Personal Assistant (IPA), o novo i5 ganhou skills para interagir de forma ainda mais natural com seus ocupantes, já que o sistema permite interação, por voz, com o próprio carro de forma natural para ativar diversas funções do veículo, como por exemplo, o controle de temperatura, as luzes, a mídia, modos de experiência e abertura de janelas, transformando o ambiente do interior de acordo com o humor do proprietário, tudo por voz. Além do Intelligent Personal Assistant (IPA), o modelo conta com a Alexa, que permite a interação com um segundo assistente pessoal de voz dentro do veículo, possibilitando automação residencial e interações únicas de uma Alexa externa com o carro. O modelo também tem compatibilidade com o My BMW App, com funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, e acionar a ventilação do carro, e ainda é possível visualizar o 3D View. Além disso, com o My BMW App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, o nível de combustível, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software (Remote Software Upgrade). O aplicativo mostra uma visão geral de todas as informações sobre o processo de carregamento do carro (status, hora de início e duração, autonomia atual, pré-condicionamento – para aquecer o veículo no inverno ou resfriá-lo no verão –, intervalo de tempo para carregamento, programar a próxima recarga e outras configurações relevantes do veículo). Os clientes também recebem notificações push sobre o status de carregamento. Outra função interessante do My BMW App é a facilidade para encontrar informações relevantes para a sua viagem, como: autonomia para a sua viagem, pontos de recarga próximos a sua localização, tipos de conector e potência de carregadores. 



Preço

  • BMW i5 M60 xDrive – R$ 759.950 




Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok