Lexus espera aumentar volume de vendas no Brasil com expansão da rede de concessionárias

Após chegada do novo RX, Lexus revela plano de crescimento no Brasil e espera ter novas concessionárias para alcançar novamente marca de 1.000 unidades ao ano



A Lexus confirmou que tem planos de voltar ao crescimento no mercado brasileiro. Depois de ano difíceis, marcados pela falta de semicondutores que afetou diretamente a marca premium, ela confirmou que pretende retomar o crescimento em nosso país com a chegada de novas lojas e com novos produtos. A nova geração do RX, por exemplo, marca o início deste processo. Lançado ano passado em nosso mercado, o SUV acima do NX chega com um motor híbrido e com uma série de evoluções que serão vistas em outros carros da marca.

Concorrendo diretamente com marcas como Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo, a Lexus já tem uma linha completamente eletrificada no Brasil, com todos os seus veículos com motores híbridos. Em 2022, a empresa vendeu 488 unidades no Brasil, longe do seu padrão de vendas de 2019, quando chegou a quase 1.200 unidades. A pandemia e a crise dos semicondutores afetaram duramente a disponibilidade de veículos aqui. Com esse furacão pós-pandemia, a Lexus quer retomar sua operação no Brasil e confirmou ao UOL Carros a chegada de um híbrido plug-in (PHEV) ainda neste ano.

Vamos aos detalhes desse plano estratégico. A marca pretende alcançar a marca de 1.000 unidades vendidas ao ano, em um primeiro momento. "Em 2019 chegamos a vender 1.200 carros. Em 2020, 2021 e 2022, mais especificamente nos dois últimos anos, tivemos muitos problemas em decorrência da falta de componentes. Se olharmos os números da Toyota nesse período, eles ficaram relativamente estáveis, pois temos a produção local e gerenciamos bem a questão dos componentes. No caso dos produtos importados foi muito mais desafiador, como no caso da Lexus", disse José Ricardo Gomes, Gerente Geral Comercial da Toyota, ao Automotive Business.



"No ano passado [2022] tivemos muito pouca disponibilidade do NX. Teremos mais ou menos 500 unidades deste modelo ano e consideramos que este seja o grande motor do crescimento da Lexus em 2023. Nos anos anteriores, na realidade, vendemos o antigo NX, o antigo ES... essa mudança do portfólio vem ocorrendo desde 2021, só que a passos lentos, e segue agora em 2023 com mais veículos à disposição do consumidor", adiciona Gomes. Para esse crescimento, um dos pontos chave para a Lexus é a expansão da sua rede de concessionárias. Após reestruturar toda a rede atual em 2022, ela está pronta para crescer.

Com 9 concessionárias próprias em todo o país (e com a possibilidade de usar a rede Toyota), a Lexus ganhará mais lojas próprias. "Tivemos uma reunião com os concessionários e todos se mostraram muito esperançosos. Estão investindo na parte infraestrutural das lojas, em pessoas e recontratando equipes. A gente precisa crescer a rede em algumas regiões e, com esses novos produtos, com conectividade, a marca pode ter papel muito estratégico para a Toyota aqui no nosso país", completou. A marca não comenta quantas novas lojas serão abertas no país, mas ao menos dobrar essa quantidade parece ser o mínimo.

"Acho que no médio prazo, não digo esse ano, mas temos uma expectativa sim de aumento da rede. O crescimento do volume é consistente. Nossa expectativa é que comece com esses mil carros, mas que esse número aumente nos próximos anos", adiciona. Recentemente, a Lexus apresentou novos produtos no mundo, como o elétrico RZ e dois novos híbridos: o SUV subcompacto chamado LBX e um SUV de sete lugares acima do RX chamado de TX. São produtos que podem chegar ao nosso mercado e com certeza vão agregar ao portfólio que hoje é composto por UX, NX, ES e RX.



Fotos: Lexus / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Volkswagen apresenta as primeiras imagens teaser de um possível Golf GTI Edition 50

Ford tem desconto de R$ 17 mil para a Ranger; Maverick, Bronco Sport e Transit tem promoção

Toyota registra imagens de patente de câmbio manual que simula de 14 marchas no USPTO

BMW lança promoção adicional para iX1 e iX no Brasil até o próximo dia 31 de maio

BMW cogitou produzir 50 unidades da Z4 Touring Coupé Concept, mas desistiu do projeto

MINI revela imagens teaser do desenvolvimento da condução com uso de óculos VR

Chery reajusta o preço do Tiggo 5X em R$ 1.000 e Tiggo 7 Sport pode receber primeiro aumento

GWM lança promoção para o Ora 03, com Pacote Tranquilidade e condições de financiamento

Peugeot apresenta a reestilização do 208 na Europa, que ganha opção de motor híbrido