Ark apresenta no Reino Unido o Zero Concept, um concorrente para o Citroën Ami

Ark apresenta o seu primeiro subcompacto, o Zero Concept, que é um produto simples que é condizente com seu preço: simples em quase tudo



A Ark é uma marca novata que se aventura em se manter viva como uma montadora com a proposta de um elétrico bastante acessível – e igualmente simples. Apostando no mesmo mercado que existe para Citroën Ami e Opel Rocks, o Zero Concept aparece como um veículo elétrico que será vendido como opção de mobilidade urbana elétrica e de pequenas medidas. A nova marca com sede em Londres, Inglaterra, aposta no Zero Concept que é um hatch com preço de 5.995 libras

Visualmente, ele não é tão descolado como o Citroën Ami, mas se sua função é ser barato, ele basicamente cumpriu o mesmo papel que um Dacia Logan (nosso Renault Logan de primeira geração) fez no segmento de sedãs compactos há alguns anos. Em termos de design, o pequeno hatch inglês possui faróis retangulares com luzes diurnas (DRL) circulares e com projetor em LED, com os faróis invadindo um pouco das laterais. Ele ainda possui uma barra em preto brilhante que se conecta com os faróis, sustentando o logotipo da marca. O para-choque dianteiro tem linhas muito simples.

Ele tem apenas uma entrada de ar intermediária retangular e com uma barra de dois filetes. Mais abaixo ele tem espaço para a placa e mais abaixo tem um acabamento em plástico preto. Em termos de vincos, possui um vinco horizontal abaixo dos faróis que define a linha de cintura das laterais, além de um vinco mais arredondada na parte inferior. O capô é muito compacto e tem vincos que aparecem só nas extremidades. De perfil, o Zero Concept possui um porte muito pequeno – ao melhor estilo Smart ForTwo. As linhas simples trazem uma boa área envidraçada, inclusive com um vidro vigia antes da porta.

Falando em porta, ele tem maçanetas convencionais e retrovisores com base nas portas, enquanto os para-lamas tem piscas laterais circulares. Ele tem rodas raiadas e um acabamento em plástico preto que nasce nos para-lamas traseiros. No teto, ele possui um teto solar panorâmico manual. Indo para a traseira, o subcompacto elétrico possui um aerofólio com brake-light integrado e um vidro traseiro compacto. As lanternas são verticais e tem iluminação em LED, enquanto a tampa do porta-malas possui o logotipo da marca. Nele, existe o bocal de recarga das baterias, que recarrega a bateria do pequeno.



O para-choque traseiro possui um acabamento em plástico preto com espaço para a placa e nas extremidades inferiores tem refletores horizontais compactos. O para-choque possui vincos verticais nas extremidades e um vinco horizontal. Por dentro, a simplicidade grita. Ele possui um quadro de instrumentos com a tela digital e um volante de três raios sem comandos multifuncionais. O painel possui duas saídas de ar-condicionado, sendo elas circulares e dispostas nas extremidades do painel. Com volante centralizado, ele tem controles do sistema de ar-condicionado, câmbio automático, botão Start/Stop e controles das luzes no lado direito.

O sistema de som fica no lado esquerdo. Os painéis das portas têm um desenho simples e possui portas nos dois lados da carroceria. A primeira fileira de bancos tem espaço apenas para o motorista, enquanto na segunda fileira de bancos pode levar mais um ou dois ocupantes. Em termos de porte, o pequeno possui 2,500 metros de comprimento, 1,202 metro de largura e 1,625 metro de altura, enquanto seu peso é de 489kg. Mecanicamente, estamos diante de um elétrico que desenvolve 3cv de potência que faz ele alcançar uma máxima de 45km/h.

Tendo uma bateria de 80Ah, ele oferece uma autonomia de 81km que pode ser recarregada entre 6 a 8 horas. De acordo com a Ark, o Zero é desenvolvido com uma carroceria junto do chassi, feito inteiramente de alumínio, com uma base monocasco. Ele também é equipado com uma suspensão McPherson. O pequeno será vendido em versão única e é equipado com luzes LED, quadro de instrumentos com tela LCD, sistema de som com conectividade Bluetooth, Hill Assist, vidros elétricos, Remote Key, ar-condicionado, câmera de marcha à ré e um teto de vidro e outros. No Reino Unido, será vendido nas cores vermelho, preto, branco e cinza.








Fotos: Ark / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos