Lexus quer desenvolver um rival elétrico para Porsche Taycan, com um sedã cupê em 2026

Lexus prepara o desenvolvimento de um sedã cupê esportivo e puramente elétrico que vai concorrer diretamente com o Porsche Taycan que chega até 2026



A Lexus parece que está desenvolvendo um novo sedã esportivo, que será apresentado até meados de 2026. A novidade será criada mirando no sucesso do Porsche Taycan, com um sedã cupê elétrico e esportivo que será apresentado nos próximos anos. A informação foi confirmada pelo plano estratégico em conjunto com a Toyota, que prevê a estreia de dez novos produtos que serão lançados no período 2024-2026. Os detalhes foram confirmados em uma coletiva de imprensa que confirmou as novidades.

Dentro de dois anos, sabe-se que a Lexus apresentará três veículos, a maioria deles eletrificados e muito provavelmente com um motor elétrico. Até que surgiu a foto abaixo. Aparece a silhueta de três novos produtos que são desconhecidos e todos eles são modelos da Lexus. Porque os demais foram todos nomeados como Toyota. Tanto que aparece dois SUVs conceituais da marca japonesa que foram apresentados no Salão do Automóvel de Xangai de 2023, além de uma Hilux elétrica e hatchs e sedãs compactos para mercados emergentes – muito provavelmente da linha Yaris.

O modelo em questão deve parecer muito com uma imagem que foi divulgada no ano passado com um teaser, que antecipava o futuro da marca (acima). O modelo em questão possui uma ampla relação entre os eixos e tem um perfil cupê, com uma frente compacta e um terceiro volume que é quase inexistente por conta do teto mais arqueado. O modelo foi antecipado apenas como um ‘esportivo de quatro lugares’, o que começa a se encaixar com tudo que a marca propõe de um sedã cupê esportivo. Dentro destes três veículos que a Lexus vai apresentar, este sedã parece ser o projeto principal.

As outras duas novidades parecem ser a nova geração do IS e a potencial criação de uma IS Shooting Brake ou IS Touring/Estate, como aparece no plano abaixo – é possível que seja uma Shooting Brake por conta de imagens conceituais. Ano passado, a Lexus disse em comunicado que, “em 2026, apresentaremos um BEV de próxima geração da Lexus que revolucionará a estrutura modular da carroceria do veículo, mudará drasticamente o método de produção e atualizará completamente a plataforma de software”, disse a marca em comunicado.

“Nosso objetivo é desenvolver um EV de bateria de próxima geração na marca Lexus, no qual tudo, desde baterias e plataformas até a forma como o carro é construído, será otimizado para BEVs. Para entregar BEVs atraentes, precisamos mudar drasticamente a forma como fazemos negócios, desde a fabricação até as vendas e serviços, com uma mentalidade de primeiro BEV", adicionou o novo CEO da Toyota, Koji Sato. O novo sedã elétrico será antecipado em um conceito mais próximo da realidade que vai antecipar mais informações, especialmente com alguns dados mecânicos que podem ser antecipados, nem que seja para tirar uma base da esportividade perante ao Porsche Taycan.



Fotos: Lexus / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Audi A4 e A4 Avant vão ser rebatizados para A5 e A5 Avant; estreia acontece neste ano

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos