Mercedes-Benz terá apoio de equipe de Fórmula 1 para desenvolver novos carros elétricos

Mercedes-Benz confirma que vai ter o apoio da equipe Mercedes-AMG Fórmula 1 Team para o desenvolvimento de futuros carros elétricos da marca 



A Mercedes-Benz confirmou que as marcas tradicionais ainda enfrentam dificuldades contra as novatas marcas de automóveis elétricos por conta de uma diferente estrutura para o desenvolvimento de carros elétricos. E as tradicionais correm contra o tempo para ir atrás do prejuízo. E para isso, vale toda a investida. A nova da Mercedes-Benz é que a equipe de Fórmula 1 da marca, chamada de Mercedes-AMG Fórmula 1 Team, vai contribuir na criação de novos carros elétricos, a fim de diminuir consideravelmente esse tempo de desenvolvimento.

E de fato a equipe de Fórmula 1 da Mercedes-Benz pode ajudar muito no desenvolvimento dos elétricos, especificamente em termos de aerodinâmica. E a aerodinâmica é um elemento primordial para os carros elétricos. Além dessa área, a Mercedes F1 vai contribuir no desenvolvimento de motores elétricos mais potentes, com maior poder de regeneração, com sistemas de gerenciamento mais eficientes e baterias mais leves e eficientes. Essa é a missão do desenvolvimento da equipe de Fórmula 1, de trazer soluções do mundo das competições para os automóveis de rua, de alguma forma.

Com o conhecimento dos engenheiros da equipe da competição, os carros devem se tornar mais eficientes. A prova disso é o Vision EQXX Concept, apresentado em 2022. O sedã foi apresentado na época com bateria de íons de lítio de 100kWh, junto de uma arquitetura elétrica de 900V, um consumo de 10kWh a cada 100km e oferecendo uma autonomia superior a 1.200km. Apesar de um design que remete a uma esportividade, o EQXX foi apresentado com um motor elétrico de apenas 204cv. O conceito ainda trouxe teto com painéis solares que captam a energia do sol para alimentar a energia dos componentes e acessórios internos do carro.

Só essa energia captada pelo sol oferece uma autonomia extra de 25km, se não for usada por itens internos, por exemplo. A energia solar é armazenada em uma bateria de lítio-ferro-fosfato e abastece com energia o ventilador do sistema de ar-condicionado, luzes, sistema multimídia e outros. O EQXX foi o primeiro projeto que foi desenvolvido com apoio da equipe de Fórmula 1 e sua criação foi feita em 18 meses. A ideia é justamente fazer com que haja uma maior integração dessas tecnologias com carros de rua. “Temos uma vantagem aqui com a Fórmula 1 que outros não têm”, disse o diretor de tecnologia da Mercedes, Markus Schaefer, em entrevista à Agência Reuters.

"A Tesla não tem. Outras equipes não têm. A eficiência é um facilitador chave para acelerar a adoção de EVs globalmente”, adiciona Schaefer. O executivo ainda confirmou que a Mercedes AMG High Performance Powertrains (HPP) em Brixworth, na Inglaterra, ajudará a marca no desenvolvimento dos novos motores elétricos. Hoje, a equipe já estaria trabalhando em cerca de meia dúzia de novos projetos somente para a Mercedes, além de estar estudando baterias e inversores. 



Fotos: Mercedes-Benz / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Primeira Quinzena, fevereiro de 2024: Fiat Strada lidera e Fiat Argo sobe ao pódio

Ford convoca outro recall da Maverick, agora com falha no módulo de controle da carroceria

XPeng revela mais detalhes do GX em novo teaser e mostra o interior pela primeira vez

Peugeot convoca recall que envolve a dupla e-208 e e-2008 para atualização de software

BYD revela novas imagens teaser do Sealion 08 na China e estreia acontece em breve

Jensen revela mais um teaser e confirma nome Interceptor GTX para o novo GT da marca

Importados, janeiro de 2024: BYD começa ano com três modelos entre os mais vendidos

Jeep revela teaser do Grand Cherokee Trailhawk e confirma retorno da versão com novo motor

Volkswagen revela teaser e confirma seis lançamentos elétricos ainda em 2026 na Europa