Aehra fecha parceria com a Miba Battery para fornecimento de baterias ao SUV e Sedan

Aehra fecha parceria com a Miba Battery para o desenvolvimento do SUV Concept e Sedan Concept; baterias serão de 120kW e vão oferecer 800km de autonomia 



A Aehra, uma nova marca italiana de automóveis elétricos, divulgou que fechou uma parceria com a austríaca Miba Battery, para fornecimento de baterias para os futuros carros de produção da marca novata. A empresa confirmou que trabalha em versões de produção do SUV Concept e o Sedan Concept, que vão ser apresentados em meados de 2025. A parceria com a Miba Battery permite que os carros da Aehra tenham uma bateria moderna nos seus veículos, oferecendo uma boa autonomia a ambos.

A parceria entre ambas as empresas prevê o desenvolvimento de baterias adaptadas para integração com a arquitetura do veículo e estrutura da carroceria, otimizando o alcance, melhorando a eficiência e a economia de peso. “A Miba opera uma abordagem altamente flexível, o que é ideal para a Aehra, pois estamos desenvolvendo EVs que transcendem o que é percebido como mainstream na indústria automotiva. O Miba é particularmente adequado para fornecer o tipo de recursos que desejamos ter em nossas baterias para fornecer alcance e eficiência ideais e integração com a estrutura da carroceria de nosso SUV e Sedan. Miba está na vanguarda da tecnologia e produção de baterias. A mentalidade altamente flexível, ágil e aberta da empresa é uma combinação perfeita para a abordagem da Aehra e nos permitirá dinamizar rapidamente e aproveitar continuamente as vantagens das mais recentes inovações em tecnologia, química e produção.”, disse Stefano Mazzetti, Chefe de Compras e Aquisições da Aehra.

“Começando com uma folha de papel em branco, em vez de optar por uma solução pronta para uso, podemos construir fortes sinergias entre a Aehra e a Miba para garantir que não apenas a bateria complemente totalmente a estrutura do corpo, mas que a estrutura do corpo complementa totalmente a bateria.”, adicionou Mazzetti. O processo de desenvolvimento das baterias vai ser otimizado com foco na sustentabilidade e capacidade de reparação da bateria, garantindo uma vida longa ao conjunto. Todo o sistema elétrico inclui motores e inversores do sistema de transmissão elétrica.

Vindo com uma arquitetura plana, a Aehra confirmou que vai adotar uma abordagem ao desempenho do trem de força para clientes que buscam mobilidade sustentável inteligente e ultra-premium. “Não temos nenhum desejo de construir veículos com motores de 1 megawatt ou 2 megawatts. Embora a aceleração semelhante à de um carro de corrida possa ser impressionante se um cliente quiser impressionar os seus amigos, em poucos segundos as reservas de energia da bateria são reduzidas a metade, o que oferece pouco valor ao cliente para a condução no mundo real. É claro que ofereceremos um excelente desempenho dinâmico – mas não pretendemos quebrar nenhum recorde de velocidade.”, disse Franco Cimatti, Diretor de Engenharia da Aehra.



“Adotaremos uma abordagem mais comedida para evitar a necessidade de superdimensionar a bateria, o que simplesmente leva ao aumento de custo, peso, ineficiência e complexidade.”, adiciona Cimatti. Os carros da marca italiana vão contar com uma bateria de 120kWh que vão oferecer uma autonomia de 800km. Os carros serão desenvolvidos a partir de uma arquitetura elétrica de 925V, podendo ser carregado em estações de recarga rápida de até 350kW. Atualmente, a Miba Battery confirmou que trabalha em baterias e com a sua VOLTfactory #01, que está em construção na Áustria e vai oferecer a bateria chamada de FLEXcooler para a Aehra.

As informações que se tem dessa bateria é que ela será capaz de vir com um sistema de refrigeração mais leve e com excelente desempenho disponível atualmente. “Esta é uma parceria emocionante para o desenvolvimento e produção de baterias para veículos elétricos de alto desempenho. Nossa tecnologia ajudará a AEHRA a atingir seu objetivo de fornecer veículos supereficientes no segmento EV premium. Além destas metas de desempenho, partilhamos um desejo comum de reduzir a pegada de carbono e melhorar a reciclabilidade do sistema de baterias.”, destaca Stefan Gaigg, Diretor Geral da Miba Battery Systems.

A marca também confirmou que suas baterias vão contar com um sistema para os clientes quando eles não estiverem dirigindo seus carros. “Nossa tecnologia de bateria incluirá dispositivos para suportar carregamento bidirecional, dando aos clientes a capacidade de devolver eletricidade à rede e abastecer suas casas. Isto será particularmente útil para clientes que alimentam as suas casas com energia solar captada a partir de painéis fotovoltaicos.”, adicionou Cimatti. Tudo indica que os carros da marca vão poder contar com tecnologias como V2H ou V2L, podendo fornecer energia para casa ou até mesmo equipamentos elétricos.

“A maioria das baterias domésticas tem capacidade de 10 a 15kWh, o que é bom nos meses de verão, mas pode ser problemático durante as fortes nevascas do inverno, quando os painéis fotovoltaicos ficam cobertos de neve e ficam temporariamente incapazes de gerar energia. Mas se você tiver um carro na garagem com uma bateria de 100 a 120kWh, essa energia pode ser utilizada para alimentar uma casa por até dez vezes mais tempo do que uma bateria doméstica convencional.”, adicionou Cimatti. A Aehra segue trabalhando nos seus dois produtos para colocar ambos em linha de produção entre meados de 2025 ou 2026. 



Foto: Aehra / divulgação | Miba Battery / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fiat confirma que o futuro interior dos seus carros terão inspiração no clássico Lingotto

Volkswagen apresenta as primeiras imagens teaser de um possível Golf GTI Edition 50

Ford tem desconto de R$ 17 mil para a Ranger; Maverick, Bronco Sport e Transit tem promoção

Toyota registra imagens de patente de câmbio manual que simula de 14 marchas no USPTO

BMW lança promoção adicional para iX1 e iX no Brasil até o próximo dia 31 de maio

BMW cogitou produzir 50 unidades da Z4 Touring Coupé Concept, mas desistiu do projeto

MINI revela imagens teaser do desenvolvimento da condução com uso de óculos VR

Chery reajusta o preço do Tiggo 5X em R$ 1.000 e Tiggo 7 Sport pode receber primeiro aumento

GWM lança promoção para o Ora 03, com Pacote Tranquilidade e condições de financiamento

Peugeot apresenta a reestilização do 208 na Europa, que ganha opção de motor híbrido