BMW lança novo Série 5 no Brasil, com versão híbrida 530e, que estreia por R$ 574.950

BMW apresenta o novo Série 5 no Brasil com nova opção de motor, o híbrido plug-in, que estreia com a versão 530e M Sport e desembarca por R$ 574.950



A BMW apresentou a segunda opção de motor para os interessados na nova geração do Série 5 no Brasil. Depois do elétrico i5, a marca alemã confirmou a chegada da Série 5 com um motor híbrido plug-in (PHEV). Depois do lançamento do elétrico em março, o PHEV desembarca complementando o portfólio do sedã que foi apresentado há pouco mais de um ano na Europa. Chegando com a versão 530e M Sport, o Série 5 passa a oferecer opção de motor aos consumidores que ainda não querem migrar ao 100% BEV.

Assim como o i5 M60 que chegou no Brasil há alguns meses, o Série 5 530e M Sport possui o mesmo design esportivo que a divisão M Sport traz ao sedã, como o modelo das imagens (que é um i5, mas que tem o mesmo design, com diferencial da grade dianteira ser funcional e de rodas de liga leve diferentes). Aliás, essas serão as únicas mudanças em relação ao i5. Em sua nova geração, o novo Série 5 passa a ser vendido com faróis dianteiros com um desenho mais quadrado com luzes diurnas (DRL) em LED verticais (que é onde estão também os indicadores de repetição), com projetores em LED.

A grade dianteira de duplo rim não é exageradamente grande, tem acabamento em preto brilhante e com o logotipo M, tendo um contorno com iluminação diurna (DRL) em LED em ‘C’, além de vir com a grade com acabamento prateado BMW Iconic Glow e com as grelhas verticais. A parte inferior do para-choque dianteiro possui uma entrada de ar maior e com um acabamento em preto brilhante que se conecta com a grade duplo rim, com um acabamento em preto e trapezoidal. Nas extremidades laterais do para-choque dianteiro, ele possui um acabamento vertical, em preto brilhante.

O para-choque tem linhas que são bem-marcadas, com vincos horizontais que se conectam com as entradas de ar das extremidades com a entrada de ar inferior. No capô, a BMW desenhou o novo Série 5 com linhas muito parecidas com os últimos produtos da marca. Com o logotipo no capô, ele possui uma parte mais baixa ao centro, com vincos duplos centrais que estão presentes em quase todo capô. Nas extremidades, há novas linhas que partem da grade dianteira e vincos mais suaves bem nas extremidades, próximos dos faróis, que se conectam com a coluna A.



De perfil, o sedã se destaca por trazer um para-lama dianteiro que possui bocal de recarga das versões híbridas, abaixo do logotipo M, e um desenho dos vidros que é ascendente, com um acabamento preto brilhante no contorno. Ele ainda possui carroceria com vincos, sendo um que nasce no para-lama dianteiro e chega até as lanternas, definindo a linha de cintura do Série 5. Ele tem um novo vinco ascendente na parte inferior das portas e logo abaixo tem um acabamento em plástico preto. Nele, a BMW também desenhou o sedã com um vinco horizontal.

O sedã possui um desenho bem limpo e aerodinâmico, com um terceiro volume que parece ser mais compacto por conta das linhas um pouco mais suaves. Ele possui retrovisores com haste na coluna das portas, com repetidores de setas, enquanto as maçanetas são embutidas e contribuem para a aerodinâmica do sedã. As rodas são de 20 polegadas. No teto, o sedã ganha um acabamento em preto, inclusive na antena estilo barbatana de tubarão e o teto solar panorâmico. Na traseira, o novo Série 5 possui lanternas mais afiladas que continuam a invadir a tampa do porta-malas, com uma iluminação em LED.

A tampa do porta-malas possui uma espécie de aerofólio na própria tampa, enquanto possui espaço para a placa e alguns vincos na tampa, sendo o mais destacável o vinco que conecta as lanternas e abre o espaço para a placa. Por fim, o para-choque traseiro possui linhas mais limpas, com um acabamento em preto brilhante. Nele, ele possui refletores verticais nas extremidades e um difusor de ar com quatro aletas verticais. As lanternas possuem um acabamento escurecido. Indo para o interior, temos um novo 5 com linhas mais rebuscadas e refinadas.

Destaque fica por conta das telas que tem o sistema operacional iDrive 8.5, com as Curved Display aprimorado e o sistema de controle com QuickSelect. O quadro de instrumentos possui uma tela de 12,3 polegadas e um volante de base inferior achatada de três raios e que conta com controles multifuncionais. O volante tem linhas mais retilíneas ao centro, enquanto os controles possuem um acabamento em preto brilhante e prateado. O painel ainda possui uma central multimídia com tela de 14,9 polegadas, ao lado do quadro de instrumentos.



Essa central possui uma série de itens como conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, até mesmo com Apple Watch. A central ainda possui conectividade com internet 5G e auaizações via Over-The-Air (OTA). Para conectar com internet, a BMW adicionou um Personal eSIM integra totalmente o veículo ao ecossistema digital do cliente. A alemã trouxe as atualizações do BMW ConnectedDrive e o Proactive Care. Por conta da nova central com um software mais moderno, a BMW adicionou o Control Display para rodar vídeos do YouTube.

Os consumidores vão poder jogar em seu carro com o AirConsole, que vai permitir baixar jogos e permite jogá-los na central multimídia, quando o veículo estiver parado – é claro – e assistir vídeos em plataformas de streaming. Abaixo da tela da central, existe uma faixa touchscreen para o controle de temperatura do sistema de ar-condicionado (basta arrastar o teto lateralmente sobre essa barra, que ainda tem dois outros comandos do sistema de ar-condicionado e, ao centro, traz o pisca-alerta. Essa faixa fica em um acabamento em preto e azul, com essa faixa que também está no lado esquerdo do quadro de instrumentos com alguns controles.

Entre eles estão o de iluminação e a saída de ar daquele lado do sedã e no lado direito também possui um controle de temperatura para a saída do ar na frente do passageiro. Falando em saídas de ar, ele possui saídas de ar discretas. Elas são finas e horizontais, enquanto ao centro elas se camuflam entre a tela da central e os comandos táteis do ar-condicionado. O painel ainda possui um acabamento em couro na parte superior e abaixo das faixas azuis/pretas, o sedã possui uma faixa com acabamento vegano como padrão. Esse mesmo acabamento está presente também nas superfícies dos bancos, o painel de instrumentos e os painéis das portas, bem como o volante – pela primeira vez.

A marca ainda define que o interior do Série 5 possui um corte na quantidade de botões em relação ao sedã anterior. O interior do sedã se complementa com o console central do Série 5 que possui espaço para recarga por indução para dois smartphones e uma parte com espaço para dois porta-copos. Atrás, fica um elevado que traz o câmbio por botão e na frente ele possui Start-Stop. No lado direito, existe um seletor de mídia e alguns controles. Esse acabamento é em preto brilhante, se conectando diretamente com o descansa-braço que se abre em duas folhas.



Nos painéis das portas, o Série 5 tem alto-falantes com opção de som premium da Harmann Kardon. Assim como no painel, os painéis das portas têm uma série de controles touchscreen, como bloqueio das portas e posições dos bancos. Mais abaixo tem o controles dos vidros e a maçaneta interna tem um desenho camuflado, que vem a partir de um friso prateado nos painéis das portas. Em termos de bancos, a BMW adicionou outras opções que vão além dos veganos como couro BMW Individual Merino em diversas variantes bicolores. Em sua nova geração, o Série 5 é desenvolvido a partir da plataforma modular Cluster Architecture (CLAR).

Grande, o sedã possui 5,060 metros de comprimento, 2,995 metros entre os eixos, 1,900 metro de largura e 1,515 metro de altura. O porta-malas é de 520 litros de capacidade, um peso de 2.005kg e um tanque de combustível de 60 litros. Mecanicamente, a nova geração do Série 5 com motor híbrido traz o motor 2.0 TwinPower Turbo a gasolina de 190cv e 31,6kgfm junto de um motor elétrico que tem 184cv e 25,4kgfm de torque e que, juntos, desenvolvem 299cv e 45,8kgfm, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas e tração xDrive. Com esse conjunto, o desempenho é de 6,3 segundos até os 100km/h e máxima de 230km/h – no modo elétrico, a máxima é de 140km/h.

Ele é associado a uma bateria de 19,4kWh, que permite que ele tenha uma autonomia que varia de 93km a 103km no ciclo WLTP, mas no PBEV é de 61km. O PHEV ainda possui uma função que aumenta o torque de 25,4kgfm para 45,8kgfm por uma pré-transmissão, que é efetivamente aplicada à entrada de transmissão do lado do motor. Desta forma, o motor elétrico compacto gera um torque de acionamento adicional que de outra forma só seria possível com um motor elétrico maior. O torque adicional é claramente perceptível tanto na aceleração quanto durante sprints intermediários.



De acordo com informações do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do InMetro, o Série 5 híbrido possui um consumo de 26,9km/l na cidade e 28,6km/l na estrada, uma média combinada de 27,3km/l. O consumo energético do modelo é de 0,73MJ/km, um dos mais eficientes do país. Em termos de bateria, a bateria de 19,4kWh do sedã pode ser carregada por carregadores WallBox de 7,4kW nos carregadores de corrente alternada. O lançamento receberá ainda a opção de dois outros carregadores de alta potência, sendo um carregador portátil, o Flex Charger, de até 11kW e uma BMW Wallbox de até 22kW para garantir a melhor experiência de recarga em casa e em viagens.

Os carregadores possuem padrão de tomada Type-2, internacional, compatível com todos os veículos BMW. Em nosso mercado, o novo Série 5 será vendido com dez opções de cores: Branco Alpino, Preto Safira, Preto Carbono, Cinza Sophisto, Branco Mineral, Azul Phytonic, Cinza Oxide, Cinza Brooklyn, Verde Cape York e Vermelho Fire e quatro opções de acabamento interno Veganza: Preto/Preto, Expresso Brown/Preto, Smoke White/Preto e Burgundy/Preto. O sedã também será vendido de série com o programa BSI gratuito pelo período de três anos ou 40.000km.

Vale destacar que o BMW Service Inclusive (BSI) é um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos. Em nosso mercado, a nova geração do Série 5 já será vendido com muitos equipamentos de série, como mostra abaixo. 



Série 5 530e M Sport

De série, ele será vendido com Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como o controle adaptativo de velocidade viagem e o Lane Keeping Assistant, Parking Assistant Professional, que estaciona 100% sozinho e o Remote Control Parking por meio do aplicativo My BMW. Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções. Há ainda o Digital Key Plus, sistema de chave virtual, compatível com iPhone e smartphones Samsung Galaxy, sistema de som da Harman Kardon de 205W de potência em 12 alto-falantes espalhados pela cabine e o Intelligent Personal Assistant (IPA), que interage de forma ainda mais natural com seus ocupantes. Além do Intelligent Personal Assistant (IPA), o modelo conta com a Alexa, que permite a interação com um segundo assistente pessoal de voz dentro do veículo, possibilitando automação residencial e interações únicas de uma Alexa externa com o carro. O modelo também tem compatibilidade com o My BMW App, que possui funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, e acionar a ventilação do carro, e ainda é possível acionar o 3D View. O My BMW App verifica o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, o nível de combustível, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluído de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software (Remote Software Upgrade) e outros. 



Preço

  • BMW Série 5 530e M Sport 2.0 TwinPower Turbo AT8 xDrive – R$ 574.950



Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD lança oficialmente o Song Pro no Brasil, com motor de até 235cv e por R$ 189.800

Volvo lança promoção do EX30 no Brasil, além de condições para XC40, C40, XC60 e XC90

Baojun apresenta a chegada do Yunduo na China, o concorrente direto do BYD Dolphin

Volkswagen registra imagens de patente do ID.7 S na China, que será da joint-venture SAIC-VW

Iveco lança o eDaily no Brasil, contra o Ford E-Transit, em três versões e parte de R$ 549.000

Renault lança promoção em julho no Brasil para quase toda a linha, inclusive com elétricos

BYD lança promoção '48 Horas Eletrizantes' e tem condições até o final deste mês

JAC Hunter é uma das apostas da marca chinesa para este segundo semestre no Brasil

Peugeot lança o novo E-2008 no Brasil, elétrico que chega com melhorias e um motor de 158cv

Kia confirma que vai manter os preços no Brasil mesmo com aumento da alíquota de IPI