Porsche admite um SUV elétrico acima do Cayenne que será "parte sedã, parte crossover"

Porsche volta a comentar sobre o ‘K1’, seu novo utilitário esportivo de grande porte que ficará posicionado acima do Cayenne e é esperado para 2027



A Porsche atualmente conta com dois utilitários esportivos, Macan e Cayenne. De longe os veículos mais vendidos da marca terão a companhia de um terceiro membro, que é esperado para meados de 2027. A novidade foi brevemente comentada pela primeira vez em 2023 durante o Porsche Annual Press Conference e voltou a falar dele no Annual General Meeting 2023. No evento, a marca alemã confirmou que o ‘Projeto K1’ deve ser apresentada em meados de 2027 com foco em mercados gigantes como China e Estados Unidos.

No evento mais recente, Oliver Blume, CEO da Porsche, confirmou que o ‘K1’ é um "novo conceito de veículo" que oferece "desempenho impressionante" e uma "nova experiência interior". O executivo ainda confirmou que o seu terceiro (e maior) utilitário esportivo contará com novas funções avançadas de condução autônoma. Esperado para ter três fileiras de bancos, o ‘K1’ deve contar com um design bem diferente em relação aos seus irmãos. Estima-se que ele terá um perfil cupê, apesar de ser desenvolvido para ter espaço para três fileiras de bancos.

Segundo algumas informações ligadas à Porsche, o novo SUV terá uma proposta que fará dele ter "parte sedã, parte crossover". O que já foi confirmado é que ele será desenvolvido a partir da nova plataforma modular SSP Sport, que é desenvolvida pela Porsche com base na plataforma SSP regular, que estará em modelos da Volkswagen e Audi. Com um objetivo de eletrificar grande parte da sua linha, em menor escala apenas com o 911, a Porsche prevê lançar o ‘K1’ apenas como elétrico, mas os planos podem acabar mudando porque ainda falta um certo tempo para ele ser lançado.

Desenvolvido desde meados de 2020, o ‘K1’ terá mais de 5,00 metros de comprimento, ou seja, será no mínimo 20 centímetros maior que o Cayenne. Com foco em famílias, ele será de longe o maior produto já lançado pela alemã. Em entrevista em 2023, Blume disse que o ‘K1’ é “uma interpretação muito esportiva de um SUV. Este novo conceito de veículo foi projetado para oferecer desempenho forte e direção automatizada com a típica linha de fly da Porsche, juntamente com um design completamente nova experiência dentro do veículo.", disse o executivo.

Por conta da plataforma modular moderna, é esperado que ele tenha habilidades adicionais frente a seus irmãos elétricos. A nova arquitetura elétrica terá capacidade de 920V, que vai permitir uma recarga muito rápida em estações de recarga rápida (DC), podendo vir com uma bateria de 100kWh e autonomia superior a 700km. O carro também deve vir com uma direção nas quatro rodas, com o eixo traseiro direcional em 5º de ângulo de giro. Com a produção em Leipzig, na Alemanha, o preço deste terceiro SUV não será nada convidativo. Rumores apontaram que ele teria o triplo do preço do Cayenne, com preço na casa das 190.000 libras – mais de um milhão aqui.



Fotos: Porsche / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Subaru comemora seu aniversário de 70 anos e relembra seus primogênitos, 1500 e 360

Importados, maio de 2023: Volvo XC60 e BYD Song Plus brigam pela liderança no mês

Fiat comemora desempenho nas vendas de junho de 2023 graças a Mobi, Cronos e Argo

Reportagem Especial | Artigo Nº65: apertem os cintos (de segurança) – Parte III

Stellantis confirma o fim de linha de motores 1.0 e 1.4 Fire Evo e o 2.0 MultiJet Turbo Diesel

Stellantis investe no projeto Hell's Kitchen da Controlled Thermal Resources Holdings

Fábrica da Tesla no México tinha conseguido autorizações para construção, mas...

Roewe revela as primeiras imagens teaser de um novo sedã, o M7, com motor DMH

GMW revela mais alguns teaser do Tank 300 nas redes e mais detalhes sobre o SUV surgem

Mercedes-Benz lança o novo EQA no Brasil, que estreia com melhorias e por R$ 399.900