BMW revela mais um teaser do iX3 e confirma linha de produção pronta, na Hungria

BMW revela mais um teaser do iX3 e confirma que a linha de produção do SUV em Debrecen, na Hungria, está pronta para o início da produção do SUV elétrico



A BMW revelou que a fábrica de Debrecen, na Hungria, está pronta para começar a produzir os primeiros produtos com a nova plataforma modular Neue Klasse. E o primeiro produto com essa nova plataforma a ser lançado será o iX3, a versão elétrica do X3 que vai seguir um design próprio e inspirado no conceito que o antecipou. O SUV elétrico foi testado na linha de produção e a marca alemã confirmou que tudo está pronto para a produção em série, marcada para acontecer no final deste ano.

Os veículos de testes, que ainda continuam a ser avaliados, já são produzidos na unidade, para garantir que não exista surpresas durante a produção em série do modelo. A unidade fabril húngara ganha das demais unidades da marca por ser menos complexa e a introdução de uma nova plataforma modular Neue Klasse foi primordial para a escolha da fábrica na produção da nova geração de elétricos da BMW. Além disso, a produção na fábrica é facilitada por ter poucos produtos produzidos na unidade, ao contrário de outras fábricas que produzem vários modelos na mesma linha de produção.

Essa facilidade e a menor complexidade da fábrica foram motivos de escolha para ser a primeira do mundo a produzir veículos com a nova plataforma e arquitetura elétrica. Outro fato que colaborou para a escolha é que a nova geração de elétricos da marca alemã vai trazer menor quantidade de componentes. Por exemplo, a montagem do painel vai contar com um chicote elétrico simplificado, montado de forma inovadora e mais segura. O novo chicote elétrico é cerca de 30% mais leve que do iX3 anterior, cerca de 600 metros a menos de cabos – e mantendo a mesma capacidade.



As demais fábricas também devem passar por melhorias e os futuros produtos da BMW também vão passar pelas mesmas evoluções. A marca inclusive comunicou que a fábrica de Munique, na Alemanha, será a próxima a passar por esses ajustes. É de lá que será produzido o i3, que deve ser apresentado em meados de 2026. Posteriormente, Leipzig, na Alemanha, e Lydia, a fábrica que a BMW possui em joint-venture com a Brilliance, em Shenyang, na China, também receberão as novidades. Essa da China, inaugurada em 2022, foi a primeira fábrica com a produção planejada inteiramente no mundo virtual e aprimorada antecipadamente com a ajuda de inúmeras simulações.

Já Debrecen se beneficia em sua linha de produção e sistema de transporte, mas com evoluções que a fábrica de Lydia inaugurou em 2022. "Nossa linha de montagem altamente eficiente e ergonômica começou a operar imediatamente, sem problemas. Conseguimos isso graças ao planejamento e aos testes virtuais, bem como à excelente colaboração entre nossos novos e altamente motivados funcionários em Debrecen e nossos especialistas da rede global de produção do BMW Group.", destaca Hans-Peter Kemser, Chefe da Fábrica do BMW Group em Debrecen, na Hungria. Já sobre o iX3, a marca já revelou algumas informações a respeito.

O elétrico deve ser vendido com opções de tração traseira ou integral. A marca fala nas opções de tração traseira com motores síncronos com excitação de corrente (SSMs). Ele ainda será equipado com opção de tração nas quatro rodas, com motores assíncronos (ASMs) na dianteira. As opções de motor elétrico ASM vão variar de 163cv e 245cv, enquanto motores de 272cv e 544cv serão usados na traseira. Ele pode ter três ou quatro motores em suas versões mais potentes, podendo entregar uma força combinada de 272cv a 1.360cv. Ele usará baterias cilíndricas 46120 (46 milímetros de diâmetro e 120 milímetros de altura), montadas diretamente em um pack de baterias Cell-to-Pack de 75kWh a 150kWh.







Fotos: BMW / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1992!

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Foton lança Aumark por R$77.900!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Mercedes-Benz acredita que possui muitos carros e versões à disposição do consumidor

Curiosidades: por que o disco de freio parece com ferrugem mesmo sendo novo?

Retrômobilismo#102: Envemo Camper, um utilitário esportivo valente e trilheiro!

Lada confirma que o Niva Legend vai seguir em linha até 2027 e ganhará novo motor 1.6

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!