Land Rover revela novas imagens teaser do Range Rover Electric; estreia é neste ano
Land Rover revela novas imagens teaser do desenvolvimento do Range Rover Electric no Círculo Polar Ártico, que será apresentado em breve em sua versão final
A Land Rover revelou as novas imagens dos testes de
desenvolvimento do Range Rover Electric, que será lançado ainda neste ano na
Europa. O modelo é testado no Círculo Polar Ártico, na Suécia, onde a marca vem
testando todas as aptidões do modelo em condições de gelo. De acordo com o
comunicado, o Range Rover Electric está finalizando seus testes, onde ele
demonstrou uma capacidade completa nesta segunda temporada de testes em
condições extremas. A marca inglesa confirmou que o SUV será equipado com uma
tecnologia avançada ThermAssistTM.
Este equipamento vai ajudar a otimizar a autonomia e
preserva a capacidade de carregamento, mantendo o conforto da cabine nas
temperaturas mais baixas. A marca deixou claro que seu objetivo é “preservar o DNA
incomparável, a Range Rover redefine o que um SUV elétrico de luxo pode ser,
buscando criar uma experiência de direção incomparável, fiel ao seu nome”,
disse a marca. O Range Rover Electric foi testado em condições abaixo de zero
do Círculo Polar Ártico, em testes de até 72.000km acumulados em lagos
congelados e pistas terrestres. A última temporada de inverno no norte da
Europa permitiu que os engenheiros submetessem o avançado sistema de
gerenciamento térmico.
O rigoroso cronograma de testes do SUV elétrico colocou ele em condições inestimáveis de teste para a dinâmica, incluindo a capacidade de condução com pedal único e a suspensão pneumática comutável de câmara dupla. Os testes dessa vez em Arjeplog, na Suécia, colocou a tecnologia ThermAssistTM à prova pelos engenheiros. De acordo com a marca inglesa, o avançado sistema de gerenciamento térmico de bordo reduz o consumo de energia em até 40% e visa recuperar o calor para aquecer o sistema de propulsão ou a cabine em temperaturas ambientes de até -10ºC.
Essa tecnologia de gerenciamento de calor deve garantir ao Range Rover Electric um ganho em autonomia, mesmo em temperaturas mais baixas. O sistema também minimiza o impacto de temperaturas negativas no desempenho do carregamento do SUV, mantendo uma cabine constantemente aquecida mesmo com condições muito frias externamente. “Procedimentos rigorosos de teste em condições extremas e imprevisíveis, como as vivenciadas em Arjeplog, são cruciais para a confiabilidade e a resiliência do Range Rover Electric em condições reais. Nossa segunda temporada de inverno no Círculo Polar Ártico proporcionou a oportunidade perfeita para testarmos nossa nova tecnologia ThermAssist, que superou nossas expectativas”, disse Thomas Müller, Diretor Executivo e de Engenharia de Produtos da JLR.
“Isso ajudará a garantir que a autonomia do Range Rover Electric permaneça otimizada de forma inteligente, ao mesmo tempo em que garante a manutenção das velocidades de carregamento quando uma recarga for necessária”, adicionou Müller. O Range Rover Electric será equipado com uma arquitetura elétrica de 800V, o primeiro produto da Jaguar-Land Rover a contar com essa arquitetura. Essa arquitetura vai trazer uma recarga da bateria mais eficiente, podendo recuperar energia de forma mais rápida que as baterias com arquitetura elétrica de 400V. O elétrico também contará com uma arquitetura Cell-to-Pack, melhorando também seu desempenho de recarga.
Outra informação que foi confirmada é o tamanho da bateria. O Range Rover Electric será equipado com uma bateria de 117kWh com 344 células prismáticas com um layout de pilha dupla. Apesar de elétrico, a Land Rover confirmou que ele vai manter todas as suas capacidades de off-road e os testes também ajudaram no refinamento de elementos essenciais da experiência no fora-de-estrada. Itens como One Pedal e suspensão a ar comutável de câmera dupla também foram confirmados. O sistema One Pedal deve ser mais um item a ajudar a autonomia por meio da frenagem regenerativa.
Essa frenagem poderá ser ajustada por níveis com o Terrain Response, que vai trabalhar junto com o Hill Hold, permitindo que o motorista volte a arrancar sem precisar acionar os freios em nenhum momento. O One Pedal inclusive vai poder funcionar em terrenos extremos, com testes que comprovaram suas capacidades em inclinações de 28º e 17º na pista de testes de Arjeplog. Para manter a sua compostura, o Range Rover Electric vai contar com a suspensão a ar de câmara dupla comutável, desenvolvida para gerenciar os movimentos da carroceria provocados pela distribuição de peso diferenciada do modelo elétrico.
“Em sua característica de condução, o Range Rover deve combinar perfeitamente capacidade e refinamento. Oferecer ambos em um veículo elétrico sem prejudicar o veículo em outros aspectos é incrivelmente desafiador. Ao aumentar sua rigidez torcional e melhorar suas respostas, conseguimos manter uma experiência de condução típica do Range Rover que nos parece familiar. Cumprimos essa promessa combinando todos os elementos essenciais do Range Rover com tecnologias novas e avançadas.”, destacou Matt Becker, Diretor de Engenharia de Veículos JLR. Na pista de testes do Círculo Polar Ártico, ele demonstrou também como a tração integral do modelo elétrico será capaz de lidar com todas as superfícies.
A Land Rover confirmou que essa tração vai entregar o torque de forma precisa, mais precisa que as versões equipadas com motor a combustão. De série, o elétrico vai trazer o Intelligent Driveline Dynamics (IDD) consegue distribuir o torque traseiro de 100% a 0% para evitar a perda de tração. Junto com o Integrated Traction Management, a estabilidade da tração é mantida – controlando a velocidade do motor em 50 milissegundos e controlando a derrapagem até 100 vezes mais rápido do que um veículo ICE equivalente. Após sua segunda temporada em Arjeplog, os protótipos do Range Rover Electric continuarão seu exigente programa de testes e desenvolvimento antes das reservas dos clientes.
Fotos: Land Rover / divulgação
Comentários
Postar um comentário