CATL confirma que lançará bateria com capacidade de recuperar 400km em 10 minutos

CATL desenvolve uma bateria com autonomia de 700km e que consegue recuperar 400km em apenas dez minutos em um carregador rápido



A CATL confirmou que desenvolve uma nova bateria de nova geração que será lançada dentro de alguns anos. A novidade será uma das primeiras baterias com capacidade de recarga 4C no mundo, usando uma química que utiliza fosfato de ferro-lítio e pode ser produzida em massa em alguns anos. Chamada de Shenxing, a nova bateria possui capacidade de recuperar 400km de autonomia em apenas 10 minutos quando plugada em estações de recarga rápida (DC), além de oferecer uma autonomia de 700km.

Sem revelar o porte da bateria, a CATL apenas confirmou que a novidade deve ajudar aqueles consumidores de carros elétricos que possuem uma ansiedade para recarga, que demora em algumas ocasiões – seja por conta da própria bateria mais defasada ou por conta dos carregadores mais lentos. Com o avanço contínuo dos modelos elétricos e das suas baterias, o desempenho geral das baterias de nova geração estão cada vez mais acelerado. No desenvolvimento, a CATL estacou que concentrou seus esforços na essência da eletroquímica e continuou a inovar em todos os aspectos, como materiais, sistemas de materiais e estruturas de sistemas.

A nova bateria chamada de Shenxing vão trazer uma melhoria na velocidade de escape dos íons de lítio. Em termos de aceleração do eletrodo positivo, a bateria Shenxing Super Charge adota tecnologia de eletrodo positivo de rede de super elétrons, material de eletrodo positivo de fosfato de ferro-lítio totalmente nanométrico e constrói uma rede de super elétrons para reduzir a resistência de escape dos íons, para fazer com que o sinal de carga responda rapidamente. A bateria também usa a mais recente tecnologia de anel iônico rápido de segunda geração da CATL para modificar a superfície de grafite.

Essa tecnologia ainda aumenta o canal de incorporação de íons de lítio e encurtar a distância de incorporação, construindo uma ‘rodovia’ para a condução iônica. A Supercharger Shenxing vai utilizar um design de peça polar em camadas com gradiente múltiplo, que vai avançar o equilíbrio perfeito entre carregamento rápido e com durabilidade. A redução da resistência à condução de íons de lítio também foi um ponto trabalhado, com condução eletrolítica. A CATL desenvolveu uma nova fórmula de eletrólito de ultra-alta condutividade e vai reduzir efetivamente a viscosidade do eletrólito e melhora significativamente a condutividade de energia.



A CATL também melhorou o SEI, um filme ultrafino que reduz ainda mais a resistência à condução. Ele também traz uma melhoria na taxa de transmissão da fase líquida de íons de lítio. A CATL também aprimorou os canais de alta porosidade e baixa tortuosidade da membrana de isolamento, melhorando assim a taxa de transmissão da fase líquida de íons de lítio. Primeira marca de baterias a atingir a supercarga de 4C, a bateria Shenxing também combina longa duração da bateria, carregamento extremamente rápido em todas as temperaturas e alta segurança por meio de inovação estrutural e algoritmos inteligentes.

Com base CTP3.0, a CATL confirmou uma autonomia de 700km para a nova bateria. Em temperatura ideal, a Shenxing consegue recuperar 80% da bateria em 10 minutos usando uma tecnologia de controle de temperatura da célula de bateria na plataforma do sistema, que pode aquecer rapidamente até a faixa ideal de temperatura operacional em ambientes de baixa temperatura. Mesmo com uma baixa temperatura como condições de -10ºC, ele pode ser carregado até 80% em 30 minutos e com aceleração de zero a cem não diminuindo o estado de baixa temperatura com deficiência de energia.

Usando um eletrólito aprimorado, ela não é equipada com um diagrama de revestimento de alta segurança que oferece ‘dupla garantia’. A CATL usa algoritmos inteligentes para controlar a temperatura, construindo um sistema de detecção de falhas em tempo real. "O futuro da tecnologia de baterias elétricas deve estar voltado para a vanguarda mundial e para o principal campo de batalha econômico. Atualmente, os usuários estão começando a migrar de pioneiros para usuários em massa. Queremos permitir que mais pessoas comuns utilizem tecnologia de ponta e desfrutem dos dividendos dos avanços tecnológicos.", disse Wu Kai, Cientista-Chefe da CATL.

De acordo com Gao Huan, CTO da unidade de negócios de veículos de passageiros domésticos da CATL, a Shenxing será produzida em massa e veículos elétricos equipados com baterias supercharger Shenxing também serão lançados nos próximos meses. A CATL confirmou que a nova bateria vai trazer o conceito de "igualdade científica e tecnológica", promoverá a aplicação inclusiva de tecnologias de ponta e fará contribuições extraordinárias para a nova indústria energética da humanidade.




Fotos: CATL / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!