Mercedes-Benz lança no Brasil a nova geração do SL no Brasil, híbrido de 816cv e R$ 1.689.900

Mercedes-Benz lança a nova geração do SL no Brasil, que estreia com um motor híbrido plug-in AMG 63 S E-Performance, que estreia por R$ 1.689.900



A Mercedes-Benz apresentou no Brasil a nova geração do SL, que enfim chega ao nosso mercado depois de ter sido revelado em 2021 na Europa. Mas a Mercedes quis esperar para trazer a versão topo de linha da marca, lançada há alguns meses na Europa. Trata-se da versão AMG 63 S E-Performance, que transforma um dos roadsters mais conhecidos do mundo em um esportivo híbrido plug-in (PHEV). A união de dois motores faz com que o esportivo tenha incríveis 816cv de potência, se tornando um dos mais rápidos do país.

Em sua nova geração, o Mercedes-Benz SL possui um design bem mais interessante que a geração anterior e que está de acordo com a atual filosofia de design da marca. Na dianteira, ele possui faróis triangulares com luzes diurnas (DRL) em LED na parte superior, em ‘L’, além de dois projetores em LED. A grade dianteira possui um estilo trapezoidal com barras verticais ao estilo Panamericana, com o logotipo da Mercedes ao centro e o logotipo AMG no lado direito. O para-choque dianteiro ainda possui uma entrada de ar inferior trapezoidal com barras verticais, junto de um acabamento em preto brilhante.

Nas extremidades laterais do para-choque dianteiro, o novo SL conta com novas entradas de ar com barras verticais e um acabamento igualmente em preto brilhante. Pequenos frisos em preto brilham ligam a entrada de ar inferior com as duas entradas de ar nas extremidades do para-choque. Ainda no para-choque dianteiro, ele possui um segundo logotipo da Mercedes-Benz, com o logotipo mais clássico da marca, com o Affarterback e o logotipo AMG. O longo capô, característico do SL em anos, ainda está presente no roadster em sua nova geração, com um par de vincos centrais, que ganha companhia de outros vincos.

Há alguns vincos que acompanham os faróis até próximo da grade dianteira em ‘L’ e um outro conjunto no entorno dos vincos acima das entradas de ar das extremidades. Por fim, um outro vinco nasce acima dos faróis e termina nas colunas A. De perfil, a nova geração do esportivo conta com um design mais arredondado que a geração anterior, o que diminuiu a quantidade de vincos. Ele possui um vinco na parte inferior das portas, que nasce no para-lama dianteiro e termina no para-lama traseiro. Há outros vincos nas caixas de rodas que ajudam a alargar os para-lamas.



A parte inferior da carroceria, nas saias laterais, há um acabamento em preto brilhante. No para-lama dianteiro, ele possui um acabamento em preto brilhante junto do logotipo V8 Biturbo logo abaixo. As portas possuem maçanetas retráteis (pop-up) e os retrovisores possuem base nas portas, podendo ter capa dos retrovisores com um acabamento em fibra de carbono. Por fim, ele possui rodas de liga leve de 21 polegadas, calçadas com pneus 275/35 R21 na dianteira e 305/30 R21 na traseira. No teto, o SL possui um teto de tecido que entra no lugar do teto rígido do modelo anterior, que consegue ser 21kg mais leve.

O tecido do teto se dobra em ‘Z’, economizando espaço e peso, possibilitando dispensar a cobertura convencional do compartimento da capota. A capa frontal do teto garante que a capota aberta fique alinhada com a superfície em sua posição final. O teto de tecido conta com três camada e consiste em uma concha externa firmemente esticada, um forro de teto precisamente confeccionado e a manta acústica feita de materiais de alta qualidade de 450g/m² inserida entre as camadas. Para abrir e fechar o teto, a Mercedes diz que são necessários 15 segundos e é possível fazer essa operação até 60km/h.

A capota ainda é operada usando o painel de controle no console central ou o touchscreen multimídia, no qual uma animação mostra o progresso do processo. O teto em lona ainda possui um vidro traseiro bem compacto. Na traseira, o novo SL possui lanternas com um design que é muito parecido com os faróis. Com um desenho mais triangular, elas possuem iluminação em LED. Elas não se interligam entre si e contam com a companhia de um aerofólio traseiro que se eleva eletricamente, com um brake-light integrado. O aerofólio muda de posição dependendo da condição de condução.

Segundo a equipe de aerodinâmica da AMG, que adaptou o software de controle do SL 63 S E-Performance para o desempenho superior e modificou vários parâmetros. Eles incluem a velocidade de condução, a aceleração longitudinal e lateral, e a velocidade da direção no cálculo. A partir de velocidades de 80km/h, o spoiler adota cinco novas posições angulares para otimizar a estabilidade de condução ou reduzir a resistência do ar. Abaixo do aerofólio ele possui o logotipo da marca. Os logotipos que identificam o AMG e o SL 63 S contam com um acabamento em vermelho no entorno.



O para-choque traseiro possui o bocal de recarga da bateria no para-choque, no lado direito. Ao centro e mais abaixo, ele possui espaço para a placa. Por fim, a parte inferior dele possui um acabamento em preto brilhante com refletores horizontais e quatro saídas de escape, duas de cada lado. Entre as saídas de escape ele possui um difusor de ar com barras verticais e nas extremidades laterais do para-choque existem saídas de ar com detalhe em preto brilhante e vincos em ‘C’ no entorno. Internamente, a Mercedes-Benz deu um jeito de continuar a oferecer um espaço para quatro ocupantes, na disposição 2+2.

A segunda fila de bancos não tenha aquele espaço – não é o objetivo dele e a marca fala que leva ocupantes de até 1,50 metro de altura. O painel, é comum a alguns Mercedes-Benz, com um quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas e um volante de base inferior achatada, com três raios e com controles multifuncionais de acabamento em preto brilhante com controle touchscreen. A parte inferior dos raios laterais do volante há dois seletores giratórios. Estes seletores são responsáveis por mudar os modos de condução do SL.

A central multimídia possui uma tela de 11,9 polegadas, fazendo parte do sistema Mercedes-Benz User Experience (MBUX) que possui várias funcionalidades, inclusive uma área chamada de AMG Performance que permite que a tecnologia híbrida também pode ser visualizada: gráficos de alta qualidade visualizam o fluxo de energia do sistema de propulsão. A velocidade, potência, torque e temperatura do motor elétrico também podem ser visualizados. A parte inferior da central multimídia possui uma área dedicada para o sistema de ar-condicionado, uma vez que a tela aglutina basicamente todas as funções do carro.

Ele também possui uma parte inferior onde fica alguns botões físicos que contribuem para facilitar o acesso durante a condução. A central ainda possui conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. O painel ainda possui quatro saídas de ar-condicionado, sendo duas saídas de ar-condicionado circulares centrais e outras duas, uma de cada lado, nas extremidades. As saídas de ar-condicionado possuem iluminação. Falando em iluminação, o SL possui luzes personalizáveis, assim como uma faixa em LED que percorre o painel e os painéis das portas. De acordo com a Mercedes-Benz, são 64 opções de cores para o motorista escolher.



Ao lado esquerdo da central multimídia, ele possui o botão Start/Stop e o console central possui dois porta-copos, além de um acabamento que pode ser em fibra de carbono. Nos painéis das portas, ele possui acabamento prateado com controles elétricos dos bancos, controles dos vidros e dos retrovisores. O painel das portas possui acabamento prateado nos alto-falantes e os painéis das portas possuem um desenho que se conecta com as linhas do painel. Assim como o console central, o descansa-braço pode ter acabamento em fibra de carbono. Os bancos possuem acabamento em couro Nappa

A Mercedes-Benz confirmou que a arquitetura do SL é desenvolvida pela Mercedes-AMG, projetado como uma estrutura composto de alumínio leve. Essa estrutura permite uma máxima rigidez, sendo uma base perfeita para conduções mais precisas, alto conforto e proporções perfeitas para uma carroceria esportiva. A marca alemã ainda confirmou que a nova geração do SL foi totalmente desenvolvida do zero. Desenvolvido a partir da plataforma modular MSA, o novo SL possui 4,705 metros de comprimento, 2,700 metros entre os eixos, 2,100 metros de largura e 1,354 metro de altura. O porta-malas do SL possui capacidade de 110 litros e o peso do esportivo é de 2.195kg, junto de um tanque de combustível de 70 litros.

Mecanicamente, ele conta com o motor 4.0 V8 Biturbo a gasolina que desenvolve naturalmente 612cv de potência e torque de 86,7kgfm de torque junto de um motor elétrico que entrega 204cv e 32,6kgfm, sendo que o motor elétrico possui 95cv de força contínua. Juntos, os motores trabalham para oferecer 816cv de potência e um torque de 144,8kgfm, com transmissão automática AMG SpeedShift de 9 marchas e a tração integral AMG Performance 4MATIC+ com distribuição de torque variável. Esse conjunto torna essa versão do esportivo o SL mais potente de todos os tempos.

Em termos de desempenho, ele se destaca por acelerar de 0 a 100km/h em 2,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 317km/h. O consumo do híbrido é de 12,9km/l de média, nada mal para quem oferece 816cv de força. A emissão de poluentes é de 175g/km de CO2 emitidos. O motor elétrico está no eixo traseiro do SL, enquanto o V8 responde no eixo dianteiro. O motor elétrico síncrono de ímã permanente trabalha em conjunto com uma transmissão de duas velocidades comutada eletricamente com o diferencial de deslizamento limitado no eixo traseiro.



Ele também é equipado com uma bateria de alto desempenho localizada na traseira, acima do eixo traseiro. A bateria, chamada de AMG High Performance, é de íons de lítio de 6,1kWh (4,84kWh úteis) que pesa 89kg e é capaz de oferecer uma autonomia puramente elétrica de 13km. Com uma arquitetura elétrica de 400V, ele pode ser recarregado em estações de recarga WallBox de 3,7kW que vai de 25% a 100% em 1h30. A bateria possui um sistema de resfriamento direto com líquido de arrefecimento de alta tecnologia circula por todas as 560 células, resfriando-as individualmente.

Se ficar muito fria ou muito quente, a bateria possui um sistema de segurança que a desliga imediatamente. Sua operação ideal é de 45ºC. O SL 63 S E-Performance ainda possui um sistema de regeneração de energia. Entre um dos modos está o One Pedal que entra em ação a partir do momento em que o motorista tirar o pé do acelerador. Ele carrega a bateria e gera torque de frenagem, enquanto os freios são protegidos ou, dependendo do nível de recuperação e da situação do trânsito, não precisam ser acionados. Há quatro níveis de recuperação, com o One Pedal conseguindo recuperar 100kW de potência para a bateria.

A marca alemã fala que a bateria estando acima do motor elétrico traseiro traz uma série de benefícios, como o poder que o motor elétrico possui consegue converter sua potência mais diretamente em propulsão. Isso proporciona um impulso extra ao arrancar, acelerar ou ultrapassar. Em uma situação como o deslizamento no eixo traseiro aumentando, a força do motor elétrico pode ser transferida para o eixo dianteiro, se necessário. A tração AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável torna isso possível por meio do eixo cardã e dos eixos de transmissão das rodas dianteiras.



O posicionamento no eixo traseiro melhora a distribuição do peso e da carga do eixo no veículo e, assim, forma a base para uma dirigibilidade convincente. A Mercedes ainda confirmou que o SL possui oito modos de condução: Electric, Battery Hold, Comfort, Smoothness, Sport, Sport+, Race e Individual, que alteram parâmetros importantes como resposta da tração e da transmissão, as características da direção, o amortecimento do chassi ou o som. Eles são selecionados por meio de um botão giratório no lado direito, no volante. Ele também possui o Silent Mode no programa de condução Comfort, com o motor elétrico atuando sozinho.

Um ícone ‘Ready’ aparece no quadro de instrumentos avisando que o veículo está ligado e pronto para ser conduzido. Junto com todo o conjunto, o esportivo é equipado com a suspensão AMG Active Ride Control com estabilização de rolagem da carroceria e direção do eixo traseiro, que garante uma relação de conforto e dinâmica de direção. O eixo traseiro direcionável em 2,5º gira as rodas traseiras em direção oposta às rodas dianteiras em velocidades de até 100km/h em 0,7º. Acima de 100km/h, melhorando o SL para uma condução ágil e estável. Ele também se torna o primeiro SL que pode rodar apenas com o motor elétrico.

Os amortecedores de deslocamento, que podem ser ajustados em extensão e compressão, também possuem elementos hidráulicos semiativos e interconectados. O sistema reduz a rolagem da carroceria e oferece uma ampla gama de programas de condução. Ele é equipado com sistema de freios de carbono-cerâmica da AMG, com pinças fixas de seis pistões na cor bronze na dianteira e pinças flutuantes de um pistão na traseira. Os discos de freio medem 420 milímetros de diâmetro e 40 milímetros de espessura na dianteira e 380 milímetros de diâmetro e 32 milímetros de espessura na traseira.



De acordo com a Mercedes-Benz, o SL é vendido com as cores Amarelo Sol, Preto Obsidian, Azul Hyper, Cinza Selenite, Prata High-Tech e Azul Spectral, que são vendidos gratuitamente. Ele também pode ser vendido com as cores Manufaktur como o Branco Opalita Magno e o Cinza Magno, vendidos por R$ 93.700 a mais. Ele também possui as opções de cores Manufaktur mais em conta como o Vermelho Patagonia Brilhante, Branco Opalite Brilhante, Cinza Solido Silicon, Azul Côte d’Azur, Cinza Alpine, Laranja Flame, Vermelho Rubellite, Azul Vintage, Preto Noite, Cinza Grafite, Azul Spectral, Verde Ireland Mid Magno e Prata High-Tech Magno com preços que variam de R$ 19.100, R$ 61.900 ou R$ 93.700.

Internamente, ele possui várias opções de acabamento em couro. Há as opções em couro Nappa em Marrom Sienna e Preto, Vermelho Pepper e Preto, Marrom Truffle e Preto, Branco Crystal e Preto, Bege Macchiato e Cinza Titânio. Até mesmo a costura contrastante pode ser escolhida como costuras contrastantes em couro Nappa em Preto, Preto com Amarelo (R$ 23.800) ou Preto com Vermelho (R$ 23.800). Há ainda opções Manufaktur como o Verde Shady com Preto, Bege Savanna e Preto, Cinza Rosé e Preto, Vermelho Classic e Preto, Marrom Tobacco e Preto, Azul Yacht e Preto e Vermelho Mystic e Preto.

Opcionalmente ele oferece três opções de cores opcionais para além das rodas que vem de série, com preços de R$ 10.300 a R$ 32.600. Até mesmo a capota em tecido tem cores que podem ser escolhidas. Ela vem de série com a cor Black, mas opcionalmente pode trazer as cores Cinza (R$ 6.300), Vermelha (R$ 6.300) ou Azul Midnight (R$ 11.100). Ele é vendido com uma garantia de três anos. O modelo já é vendido em toda a rede de concessionárias da Mercedes-Benz. 



SL AMG 63 S E-Performance

De série, ele é equipado com acabamento interno na cor preta em alto brilho, AMG TRACK PACE (análise de tempos de volta, setores e aceleração em autódromos), assentos revestidos em couro Nappa, dianteiros com ajustes elétricos (inclui lombar) e função memória, sistemas de direção semiautônoma, assistentes ativos de distância Distronic, de frenagem, de manutenção de faixa e de ponto cego, Pre-Safe Impulse Side com Proteção de Pedestres, suporte para manobras evasivas, assistente ativo de estacionamento com Parktronic e câmera 360°, alarme antifurto e proteção Urban Guard, iluminação ambiente de 64 cores, sistema MBUX com central multimídia com tela de 11,9 polegadas junto de um sistema de som premium Burmester Surround Sound System (650W) e Dolby Atmos. A central possui integração para smartphones (Apple CarPlay e Android Auto) & Wireless Charging, navegação com realidade aumentada e Head-Up Display, pacote AMG Night de acabamentos externos, pacote Energizing (que inclui faróis Digital Light, Keyless-Go (com abertura de porta, fechamento da tampa do porta-malas e partida sem chaves), quadro de instrumentos do condutor de 12,2 polegadas, sistema de esterçamento do eixo traseiro (até 2,5°) e AirCarf (aquecimento da área da cabeça para condutor e passageiro), além de outros. 



Preço

  • Mercedes-Benz SL AMG 63 S E-Performance 4.0 V8 Biturbo AT9 4MATIC+ – R$ 1.689.900



Fotos: Mercedes-Benz / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Renault revela o porquê que a Oroch não tem tração 4x4 no Brasil, em entrevista

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Bugatti Bolide é apresentado em sua versão de produção final, que virá com motor de 1.600cv

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1997!