Ford Ranger se torna a primeira picape no país com atualizações OTA; marca lança atualização

Ford lança no Brasil a primeira atualização Over-The-Air (OTA) para a Ranger no país; atualização já está disponível e pode ser feita por Wi-Fi ou Sim Card 4G



A Ford confirmou a chegada de uma atualização Over-The-Air (OTA) para a Ranger em nosso mercado. De acordo com a empresa, a picape poderá passar por uma atualização multimódulos Over-The-Air que permite aprimorar o desempenho e segurança de sistemas do veículo de forma automática ao longo do tempo. Essa atualização pode acontecer por meio da rede SIM Card (4G) ou Wi-Fi, sem a necessidade de ir a uma concessionária. Todas as versões da picape média podem receber essa atualização, melhorando a conexão da picape com a rede FordPass.

Por ser uma atualização, os clientes não vão notar nenhuma mudança aparente no veículo, mas vão poder acessar o aviso de atualização pela central multimídia SYNC e programar o melhor horário para a sua instalação. A atualização foi desenvolvida por meio do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford no Brasil, com sede em Camaçari (BA), onde um time especializado é responsável pelo gerenciamento e implementação das atualizações OTA. O time brasileiro também é responsável pela atualização de outros clientes da América do Sul e para alguns outros países do mundo, com uma equipe de engenharia de ponta realizada na unidade e que possui 1.500 profissionais.

A atualização OTA dessa vez passa a contar com melhorias no desempenho dos sistemas da picape, permitindo que no futuro ela possa agregar novas funcionalidades e recursos. Desde meados de 2021, quando a marca começou a lançar produtos que permitiam a atualização de software dos seus carros, a marca confirmou que cerca de 41 milhões de atualizações OTA já foram feitas em todo o mundo. As atualizações se limitavam aos sistemas de infoentretenimento, por meio de uma porta USB. Na segunda fase, começaram a ser atualizados também alguns módulos da central TCU (Telematic Control Unit) pelo SIM Card.

Na fase 3 foi introduzida a atualização de modems por Wi-Fi. Já a fase 4, modelos como a nova Ranger passaram a contar com uma avançada arquitetura elétrica em rede chamada de FNV2. Essa possui 36 módulos que trocam informação de forma integrada, podem atualizar praticamente todos os módulos do veículo via SIM Card (4G) ou Wi-Fi. “As pessoas já estão acostumadas a receber atualizações de sistemas nos celulares e computadores e isso começa a se tornar comum também nos veículos”, diz Fernanda Erdens, Supervisora Global de Gerenciamento de Projetos OTA da Ford Brasil.

A Ford confirmou que as atualizações OTA permitem que a Ranger se mantenha atualizada automaticamente com as versões mais recentes do software, trazendo novas funcionalidades, melhorias contínuas na qualidade, performance e segurança. Isso é feito sem a necessidade de visitar uma concessionária ou conectar o veículo fisicamente a um dispositivo. A marca do oval azul lançou um vídeo que explica como a atualização na picape deve ser feita (veja aqui). 



Fotos: Ford / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico