Smart confirma substituto do ForTwo em primeiro teaser como #2; estreia é em 2026
Smart confirma o retorno do ForTwo como #2 e lançamento vai acontecer no final de 2026, estreante primeiro em mercados como Europa e China
Depois de lançar um programa de reestruturação e deixar de
ser uma marca que vende apenas produtos compactos, a Smart vai continuar com
sua história e resgatar o que a fez como marca. Para isso, vai lançar um novo
hatch subcompacto no final de 2026 chamado de #2, que será o substituto
espiritual do ForTwo, que existe desde 1998 e contou com três gerações. O
modelo em questão está em desenvolvimento pela equipe da Mercedes-Benz e será
construído com base em uma nova arquitetura proprietária da Smart para veículos
ultracompactos.
A Smart divulgou quatro imagens que antecipam que o #2 vai
continuar com o legado da marca e confirmou que ele quis manter um vínculo com
o número dois (ForTwo em tradução livre significa ‘para dois’). O #2 muda um
pouco a forma do batismo e não deve significar mais muita coisa porque os
demais modelos #1, #3 e #5 não significam que levam uma, três ou cinco pessoas.
O #2 marcará o retorno da marca ao segmento e integrando uma série de soluções
tecnológicas conscientes, ao mesmo tempo que desenvolve novas características únicas
que vão manter o legado do ForTwo.
O Smart #2 contará com um design desenvolvido pela
Mercedes-Benz e será construído a partir de uma nova arquitetura própria
totalmente nova para veículos deste porte, desenvolvida pela equipe de Pesquisa
& Desenvolvimento da Smart. A marca confirmou que o novo modelo vai contar
com novas soluções tecnológicas para o segmento, ao mesmo tempo que este design
está em fase de finalização. O novo modelo será produzido na China e será
exportado para outros mercados como a Europa e outros mercados selecionados.
Previsto para ser lançado no final de 2026, o #2 será puramente elétrico.
“Estou muito feliz em confirmar um novo Smart de dois lugares – o Smart #2. Desenvolver um veículo ultracompacto com uma arquitetura totalmente elétrica é muito mais complexo do que criar um carro maior. Mas agora estamos prontos. Graças ao apoio inabalável de nossos acionistas, fortalecemos nossas capacidades de produção e desenvolvimento e renovamos com sucesso nossa marca e linha de produtos. É o momento perfeito para reinventar nosso icônico carro urbano.”, disse Sr. Tong Xiangbei, CEO Global da Smart. Chamado internamente de ‘Projeto: Dois’, ele será o quarto produto da marca nessa nova fase.
“Há 27 anos, o primeiro Smart fortwo conquistou o mundo, tornando-se um ícone tanto para a marca quanto para a indústria. Amado por mais de dois milhões de clientes em todo o mundo, nosso carro urbano original se destacou como uma solução para a mobilidade urbana e um símbolo da cultura urbana. Com o novo Smart #2, respondemos ao entusiasmo do mercado com um veículo totalmente elétrico de dois lugares que combina a tecnologia de ponta da Smart e a mais recente filosofia de design em nosso conceito icônico. O Smart de dois lugares renasce.”, destaca Mandy Zhang, CMO Global (Diretor de Marketing Global) da Smart.
Dividida em 50% entre Mercedes-Benz e Geely, é possível imaginar que o #2 deve contar com toques da Geely, possivelmente na mecânica, em parceiros de baterias ou tecnologias. Ele usará a plataforma Electric Compact Architecture (ECA), que pode ser uma derivação da Global Electric Architecture (GEA), da Geely, podendo até mesmo ser uma derivação dela. Em 2024, foi confirmado que a marca buscava uma parceria para o desenvolvimento de um substituto para o ForTwo. “Dois meses atrás, começamos a trabalhar em uma nova plataforma dedicada para sustentar um futuro carro urbano Smart de dois lugares, mas precisamos de parceiros para tornar seu caso de negócios viável”, disse o CEO da Smart Europe, Dirk Adelmann, em entrevista ao site Automotive News.
“Queremos manter a classificação de quatro ou cinco estrelas nos testes de colisão do Euro NCAP, com funcionalidades ADAS como as dos nossos modelos #1 e #3, para termos uma autonomia decente. Definitivamente, precisamos desenvolver uma plataforma, porque infelizmente ela ainda não existe.”, adicionou Adelmann. O site confirmou que a Smart teve conversas com a Mercedes-Benz, a Geely e até mesmo a Renault. O ForTwo anterior foi produzido até março de 2024, quando se despediu do mercado e entrou em um hiato. Também em 2024, Adelmann confirmou que o modelo estava em desenvolvimento inicial.
"Estamos trabalhando nisso. O encerramento do atual ForTwo foi há dois meses. Teria sido ótimo ter um sucessor direto — não temos, mas estamos trabalhando nisso. Não apenas na Europa, mas particularmente para a Europa, então faria sentido colocá-lo à venda", disse o executivo em entrevista ao site inglês Autocar. Também foi confirmado que, dentro do portfólio da Smart, modelos com números ímpares serão utilitários esportivos (vide #1, #3 e #5) e modelos de números pares (#2, por exemplo) serão de modelos com outras carrocerias que não sejam SUVs. A busca por parcerias para o desenvolvimento do #2 acontece desde a geração anterior.
Em 2014, no lançamento da terceira geração, a Smart recorreu à sua parceria com a Renault para lançar o ForTwo e trazer de volta o ForFour. Este último era irmão de desenvolvimento do Renault Twingo. Sobre isso, o CEO da marca também foi perguntado sobre o futuro do #2. "O segmento [de carros urbanos] não é enorme na Europa; o melhor ano para o Fortwo foi em torno de 100.000 unidades, e isso não é suficiente para justificar uma plataforma. Se você compartilhar essa plataforma com parceiros — ainda estamos em avaliação — você também poderá compartilhar os custos de investimento, o local de produção etc., e isso começa a fazer sentido”, destacou.
"A última coisa que queremos é produzir um veículo onde ninguém ganhe dinheiro, porque esse veículo não durará muito. Queremos ter um caso de negócios positivo para nós, para nossos varejistas e, no final, para nossos clientes.", pondera. Em busca da lucratividade, o novo #2 quer ser uma adição nos lucros e não um modelo que dependa do lucro dos seus outros veículos. A promessa de retorno ao passado da marca foi uma promessa do CEO para manter viva a essência da marca. “Atualmente, estamos presentes nos segmentos B, C e D. Então ainda há um segmento em aberto para nós, que é o segmento A, aonde fomos extremamente bem-sucedidos até meados do ano passado”, disse Dirk.
Em termos de design, sabemos que o modelo em questão não será retro. Em entrevista ao site português Razão Automóvel e ao inglês Auto Express, o CEO disse: “Se voltarmos com um modelo de dois lugares (…) será um verdadeiro Smart, será uma proposta única e não será retro. Isso é uma promessa. Não olhamos para o passado, geralmente olhamos para a próxima coisa que os clientes esperam de nós nesse segmento”. A nova geração do modelo, mesmo que rebatizado de #2, pode crescer um pouco. Isso seria necessário para adequá-lo à bateria no assoalho, ou seja, é possível que tenha cerca de 2,80 metros de comprimento. O ForTwo de terceira geração tinha 2,695 metros de comprimento, a nível de comparação.
Fotos: Smart / divulgação
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Comentários
Postar um comentário