Stellantis confirmou que a Fiat se tornou a marca mais vendida dentro do grupo

No primeiro semestre de 2023, Fiat se torna a marca mais importante da Stellantis globalmente; destaque da italiana são as vendas no Brasil, Turquia e Itália



A Stellantis é um grupo ítalo-franco-americano que conta com um total de 14 marcas. Resultado da união entre a FCA e a PSA, a Stellantis possui presença em um vasto mercado global, mas é a Fiat a marca mais vendida do grupo. Ao menos, foi o que os dados disseram no primeiro semestre de 2023. Nos seis primeiros meses daquele ano, 645.000 unidades foram vendidas globalmente, com grande destaque a três países: Brasil, Turquia e Itália. O desempenho da Fiat ainda representa um avanço de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Nos últimos dois anos, tornamos a Fiat mais lucrativa e mais global do que nunca. Este ano, a marca confirmou mais uma vez o seu sucesso global, contribuindo substancialmente para os excelentes resultados do grupo. A Fiat provou ser a marca Stellantis número 1 em volume no primeiro semestre de 2023, com 645 mil unidades, marcando globalmente aumento de 10% em relação ao ano passado. A marca é líder em três grandes mercados – Brasil, Itália e Turquia – em três regiões diferentes, vendendo mais de 50% do total fora da Europa, e isso é único no setor automotivo”, disse Olivier Francois, CEO da Fiat e CMO Global da Stellantis.

“Além disso, lideramos a conversão da mobilidade urbana sustentável graças ao nosso Novo 500 – um ícone global 100% elétrico – que é o carro urbano elétrico número um na Europa. Continuaremos a liderar o caminho da eletrificação com o lançamento do Fiat Topolino e do Novo Fiat 600e, que são os primeiros novos modelos baseados na plataforma Stellantis. Graças às sinergias e oportunidades dentro do grupo, nos próximos 3 anos, nosso plano de produto levará a Fiat de volta ao lugar a que pertence: um líder, uma referência, uma marca de apaixonados”, adicionou Francois.

Em termos de regiões, a América do Sul é de longe o maior mercado da Fiat no mundo e isso graças ao desempenho da marca no Brasil. No continente sul-americano, a Fiat lidera com 14,1% de market share, além de ser líder de vendas no Brasil com 22% de mercado. Na região, a Strada é o produto mais vendido, além de ser líder de vendas no Brasil. Das 645.000 unidades globais, a Europa respondeu por 271.800 unidades no período. Por lá, a Itália ainda sustenta a liderança da marca no Velho Continente com 12,8% e o Panda é o carro mais vendido.

Já o 500e é o elétrico mais vendido da Stellantis na Europa, figurando entre os cinco elétricos mais vendidos em mercados como Itália, Alemanha, França, Espanha. Por fim, a região do Middle East também é um mercado importante, especialmente na Turquia. Lá, a marca detém 18,2% de mercado graças ao desempenho do Tipo, que também é o carro mais vendido da Turquia. Há uma expansão da marca para a Argélia, onde está sendo construída uma fábrica em Tafraoui, região de Oran, onde serão produzidos o 500 Hybrid e o Doblò.



Fotos: Fiat / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nissan deve usar os motores TCe da Renault no Brasil; novo Kicks já usa o 1.0 12v TCe

Volkswagen comemorou primeira liderança histórica em vendas do Polo no Brasil, em 2023

Renault confirma que vai compartilhar a produção do Kwid com a fábrica da Colômbia

BMW X2 retorna ao Brasil, com segunda geração depois de um hiato, e estreia por R$ 388.950

RAM convoca um recall que envolve a 2500, para realizar uma atualização de software

LatinNCAP testa o novo Volkswagen Virtus brasileiro e sedã mantém as notas do indiano

Kia confirma a chegada de Niro EV, EV6, EV9 e de um modelo 1.0 TGDI Hybrid Flex no Brasil

Nissan revela mais um teaser da nova Navara na Austrália, a Frontier para Oceania e Ásia

Lucid revela teaser de um novo SUV cupê para os próximos anos e firma parceria com a NVIDIA

Mercedes-Benz convoca recall de Classe C e GLA no Brasil por falha no teto solar panorâmico