Jeep lança a nova Gladiator no Brasil, que segue as novidades do Wrangler, por R$ 499.990
Jeep Gladiator segue as mesmas mudanças do Wrangler e ganha sua primeira mudança visual; picape traz mais conectividade e mantém preço de R$ 499.990
A Jeep apresentou as primeiras mudanças visuais para a sua
picape vendida no Brasil, a Gladiator, no dia 8 de agosto de 2024. Lançada como a picape do Wrangler em 2022 no Brasil, o
modelo recebe justamente as mesmas mudanças do jipe e adere a uma nova
dianteira. Além disso, passa a ser equipada com um interior mais moderno, por
conta de uma central multimídia atualizada que deixa o ambiente mais moderno.
Aqui, ela continua a ser vendida com o mesmo motor V6 e também mantém a versão Rubicon
como a única opção em oferta.
Em termos de design, estamos falando mais de um face-lift do
que de uma reestilização. Isso porque as mudanças visuais ficam mais restritas
a dianteira, que recebe uma nova grade dianteira com as sete barras verticais,
ficando com um desenho mais compacto. Os faróis agora passam a se conectar com
as barras, das extremidades. A nova grade ainda ajuda no melhor resfriamento do
motor. O para-choque dianteiro também ganha um novo desenho, com o espaço para
a placa, ao centro, maior, bem como os faróis de neblina nas extremidades,
inseridos dentro de um acabamento em plástico preto.
As extremidades do para-choque mantêm o desenho vazado,
assim como acontecia no modelo anterior. O para-choque também ganha ganchos de
reboque. De perfil, as novidades ficam por conta de novas rodas de liga leve de
17 polegadas, calçadas com pneus 255/75 R17. Outra novidade é o badge chamado
de Trailrated, um logotipo que aposta nas credenciais de off-road extremo. Esse
logotipo garante que a picape tenha tração 4x4 com caixa de transferência com
cinco posições, capacidade de imersão de até 76 centímetros a 8km/h,
articulações, boa altura em relação ao solo e manobrabilidade capaz no
fora-de-estrada.
A Jeep também destaca que a picape adere a uma nova antena chamada de Stealth, que foi transferida para próximo do para-brisa, que ganha um desenho mais compacto. Na traseira, nada muda em relação ao modelo apresentado em 2018 nos EUA e em 2022 aqui. Por dentro, as mudanças estão bem mais perceptíveis e conversam muito com a conectividade. A picape passa a contar com a nova central multimídia com tela horizontal de 12,3 polegadas, responsável por fazer com que o painel fosse redesenhado. A nova central fica um pouco destacada do painel e o quadro de instrumentos mantém o estilo analógico-digital, com tela central de 7,0 polegadas.
A central multimídia traz o novo sistema operacional Uconnect 5, que ganha comandos mais rápidos que a tela anterior. O novo sistema operacional ganha conexão com Android e agora tem atualizações Over-The-Air (OTA). A tela da central traz mais ganhos como guias de aventura com trilhas off-road, chamado Off-Road Pages, cinco perfis de usuário e um modo de manobrista. A picape também ganhou elementos de personalização de músicas, aplicativos, posição do assento, ângulos do espelho e níveis de conforto climático, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
A tela ainda possui personalização com acesso rápido aos recursos usados com frequência e operação com um toque, conectividade simultânea para dois telefones habilitados para Bluetooth e funcionalidade Alexa Home to Car, que inclui o assistente virtual Alexa no veículo com capacidade de voz natural e recursos Car to Home. A tela, moderna, também possui o aplicativo móvel Uconnect, plataforma SiriusXM 360L e estações personalizadas com tecnologia Pandora e navegação GPS da TomTom com pesquisa preditiva, voz natural e atualizações de trânsito ao vivo.
A picape também ganha câmera off-road chamada de Off-Road TrailCam, que exibe o caminho à frente dos pneus, permitindo que a picape encare qualquer obstáculo. Por fim, a tela possui conectividade com ponto de acesso Wi-Fi 4G LTE para conectar até oito dispositivos sem fio. Com a central multimídia maior que a tela anterior, as saídas de ar-condicionado centrais que ficavam ao lado da tela, foram colocados abaixo da tela da central e ganham um desenho mais horizontal. O painel de instrumentos envolvente apresenta novas superfícies suaves ao toque, em tecido ou poliuretano, com costuras de realce em contraste.
As novas configurações do suporte AMPS estão agora presentes na parte superior do painel de instrumentos. O painel ganha o conjunto Premium Cabin, que inclui vidros dianteiros acústicos e espuma adicional de isolamento acústico no para-brisas, na capota dianteira e nas colunas B, proporcionando uma condução ainda mais silenciosa. Nas extremidades, as saídas de ar-condicionado continuam circulares. Abaixo, ela manteve o desenho com uma série de controles por botão, como o sistema de ar-condicionado, pisca-alerta e outros comandos. Mais abaixo, existem outros controles como dos vidros elétricos, uma tomada 12V e outra tomada 115V (que alimenta eletrônicos domésticos de três pinos).
Internamente, a picape ganha novas entradas USB – com as novas entradas USB-C, totalizando sete entradas USB entre USB-A e USB-C. Mais abaixo estão os controles da tração, enquanto o console central possui duas alavancas, sendo uma do câmbio e outra para a transmissão. O volante continua o mesmo de três raios com controles multifuncionais e o painel ganha um novo desenho. Outras novidades ficam por conta da opção de bancos de couro Nappa e bancos elétricos com ajustes de até 12 posições para ocupantes dos bancos dianteiros.
De acordo com a Jeep, a picape possui carroceria montada sobre chassi com feixes de alumínio leves e de alta resistência, mesmo acabamento que está nas portas, dobradiças das portas, capô, alargadores de para-lama, estrutura do para-brisa e porta traseira, que ajudam a reduzir o peso. Na caçamba, de aço, a picape traz quatro travessas de aço para reforçar o assoalho da caçamba, enquanto a tampa da caçamba é de alumínio. Em dimensões, a picape possui 5,591 metros de comprimento, 3,488 metros entre os eixos, 1,894 metro de largura e 1,909 metro de altura.
A caçamba possui capacidade de 782kg de capacidade, 1.000 litros de volume e a capacidade de reboque é de 3.138kg. a caçamba possui ganchos de amarração, iluminação e uma fonte de alimentação de energia coberta, vendido como opcional. A Gladiator possui capacidade de atravessar trechos alargados em até 80 centímetros. Há ainda um ângulo de ataque de 44,7 graus, ângulo central de 20,9 graus e de saída de 26 graus. A altura em relação ao solo é de 29,5 centímetros. A parte inferior da picape ganha placas de aço de alta resistência ajudam a proteger componentes importantes.
Entre eles, a placa protege cárter, transmissão, tanque de combustível e caixa de transferência, de danos que podem ser causados durante a aventura. Debaixo do capô, a única oferta de motor se mantém com o motor 3.6 V6 Pentastar de 285cv de potência com torque de 36,0kgfm, acoplado a uma transmissão manual de 6 marchas ou automática de 8 marchas. A tração é 4x4 e a picape ganha uma caixa de transferência de meio período Rock-Trac com proporção 4: 1 4LO, que pode ser desconectada da barra estabilizadora dianteira, além de vir com pneus de 33 polegadas Tru-Lok para os eixos dianteiro e traseiro.
O Crawl Ratio é de 77:1, que permite entregar o máximo de força em baixa velocidade, para maior controle, além de aumentar a quantidade de torque disponível nas rodas. A picape também traz o bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lock, um recurso que trava mecanicamente os eixos fazendo com que ambas as rodas girem na mesma velocidade e evitando que as rodas sem contato com o solo girem em falso. Ele proporciona que a roda em contato com o solo tenha o máximo torque possível para superar os mais difíceis obstáculos.
“A Jeep vem renovando o seu portfólio no Brasil, já trouxemos atualizações para o Renegade, Compass e Commander e claro, não poderiam faltar os nossos símbolos máximos de capacidade off-road: o Wrangler e a Gladiator. Eles são únicos no mundo. Sua capacidade de vencer desafios impressiona qualquer amante de carros e de aventuras. Esses dois modelos entregam, ao mesmo tempo, o legítimo design Jeep, sua legendária capacidade 4x4 off-road e a possibilidade de explorar o máximo de liberdade ao ar livre”, comenta Hugo Domingues, na época Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul.
“E trazê-los em sua versão Rubicon, com equipamentos e tecnologias diferenciados de tudo que vemos no mercado brasileiro, mostra como a marca Jeep atende a demanda de seus clientes por produtos únicos e capazes de levar nossos clientes a lugares que nenhum outro modelo é capaz”, completa Hugo na ocasião. Outra novidade é a desconexão eletrônica da barra estabilizadora, que nos terrenos mais difíceis desconecta a barra estabilizadora dianteira, feita eletronicamente por meio do botão Sway Bar. Ele aumenta a articulação da suspensão em até mais 30%, permitindo que o eixo dianteiro trabalhe de forma mais livre e que ambas as rodas mantenham contato com o solo, garantindo maior capacidade de tração.
Aqui, a Gladiator é vendida apenas na versão Rubicon e será vendida nas novas opções de cores Cinza Anvil e Azul Hydro. Elas se unem com as cores já existentes como o Preto, Branco Bright, Cinza Granite e Vermelho Firecrakcer completam as opções. A picape é vendida com garantia de três anos. Confira abaixo a lista de equipamentos de série da picape.
Gladiator Rubicon
De série, a picape é vendida com tração 4x4 Rock-Track com
relação reduzida 4:1, bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok, barra
estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica, protetores para pedra, dois
ganchos para reboque frontais e um gancho para reboque traseiro. Há ainda HDC –
Hill Descent Control, Off-Road Pages, Trail Rated Badge, TrailCam - Câmera
Frontal Off-Road, eixos Dana 44, nova câmera frontal Off-Road, Crawl Ratio: 77:1,
reduzida: 4:1 e o total Open-Air Experience que permite que o teto e portas sejam
removíveis e o para-brisa possa ser rebatível. A Gladiator também adiciona faróis
Full LED e lanternas em LED, caixas de rodas pintadas na cor da carroceria, novas
rodas de 17 polegadas com pneus 245/75 R17 de uso misto e tecnologias
semi-autonômas. Entre elas, estão o aviso de colisão frontal com frenagem de
emergência (AEB), monitoramento de pontos cegos e controle de cruzeiro
adaptativo (ACC). A versão Rubicon também agrega central multimídia Uconnect de
12,3 polegadas com Apple Carplay e Android Auto Wireless, quadro de
instrumentos com tela digital de 7 polegadas, câmera de ré, sistema de som
premium Alpine com nove alto falantes e subwoofer. De conforto, a picape têm ar-condicionado
Dual-Zone, bancos revestidos em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos,
porta-objetos com chave sob o banco traseiro, sistema de escoamento de água
para lavagem interna, tapetes de borracha "All-Weather" by Mopar, “Spray-in
Bedliner” by Mopar para a caçamba, porta da caçamba com 3 posições, tomada na
caçamba e ganchos para suporte de carga na caçamba. De segurança, ela possui monitoramento
da pressão dos pneus, airbags frontais e laterais, ESC – controle de
estabilidade, ERM – Sistema Eletrônico Anticapotamento, HSA – Hill Start Assist,
sensor de estacionamento traseiro e outros.
- Jeep Gladiator Rubicon 3.6 V6 Pentastar AT8 4x4 – R$ 499.990
Fotos: Jeep / divulgação




Comentários
Postar um comentário