Retrômobilismo#8: Precursor dos sedãs, DKW Belcar foi o DKW mais vendido!


Um dos carros mais vendidos do início dos anos 60 também foi o primeiro Sedan do Brasil nacionalizado. O Belcar era um sedan com desenho bem diferente aos demais modelos sedãs. Tinha a mesma frente da Vemaguet e seus derivados, e foi o DKW-Vemag mais vendido do Brasil no período em que esteve em linha! O modelo era derivado do alemão F94 e no Brasil fez muito sucesso graças por oferecer boa estabilidade, conforto interno e espaço para até seis passageiros, além de uma mecânica bastante robusta e apropriada às precárias estradas brasileiras.


Lançado em 1958 no Brasil, o Belcar era conhecido apenas por "Grande DKW-Vemag" e só em 1961 o modelo recebeu o nome de Belcar, nome que é lembrado até hoje! Na época, o nome Belcar tinha um significado: Bel era de Beautiful, que em inglês é bonito/lindo e Car, que em inglês significa carro, ou seja, "DKW carro bonito". Em seu lançamento o modelo era equipado com motor 0.9 de 2 tempos que rendia 38CV de potência e um torque de 7kgfm de força e só em 1961 o modelo ganhava o motor 1000, um 1.0 que rendia 50CV, assim como Candango e Vemaguet, auxiliado a um câmbio manual de 4 velocidades. Junto com o face-lift, em 1967 o modelo ganhava outro motor, chamado de 1000S, que tinha 60CV.


Segundo alguns testes, o Belcar com motor 1000 ia de 0 à 100km/h em longos 31,3 segundos e alcançava a velocidade máxima de 125km/h. Já com o motor 1000S, com 60CV, o modelo ia de 0 à 100km/h em 25,5 segundos e alcançava a velocidade máxima de 130km/h e fazia uma média de 13,3km/l com uma média de 60km/h. Falando em velocidade, o Belcar participou de várias corridas sempre com o modelo, até meados de 1963, quando a DKW-Vemag lançou no Brasil o GT Maltozi, um rival para o "mito" das corridas brasileiras, o Willys Interlagos. Sua dimensões eram de 4,40m de comprimento, 2,45m de entre-eixos, 1,64m de largura, 1,48m de altura, sendo que pesava 940kg e um tanque de combustível de 45 litros e levava até 6 pessoas.


Em 1961, o modelo era o primeiro carro testado por uma revista, a Quatro Rodas, que tinha um ano de fundação. Em 1963 o modelo ganhava novas rodas (Veja a diferença da roda da primeira foto às demais da postagem.) que tinha 12 furos e dava uma ventilação melhor aos freios. Assim como a Vemaguet, em 1964 o Belcar trocava as portas suicidas pelas portas no sentido natural, como os carros atuais. No ano seguinte era lançada a série especial, quem sabe a primeira do país, chamada de Rio, para parabenizar os 400 anos de fundação do Rio de Janeiro. Já em 1967 o modelo passava pela última mudança visual, tendo 4 faróis contra os 2 faróis redondos dos modelos anteriores. Essa mudança também trouxe o motor 1000S, mudanças que duraram menos de 1 ano, graças ao fim repentino dos DKWs.


Nas vendas, o Belcar, como já foi dito foi o Belcar mais vendido do Brasil, que vendeu 51.072 unidades. "Mas a Vemaguet não vendeu 55.692 unidades?" Sim, mas a Vemaguet teve auxílio da Pracinha e Caiçara, além claro da Vemaguet. Já o Belcar não. Ele não teve auxílio de nenhuma outra versão mais simples. Nos dados de vendas, temos a partir de 1962, quando o Belcar vendeu 6.998 unidades, em 1963 foram 7.280, em 1964 foram 6.916 (Vendas somadas com o Fissore), em 1965 foram 6.376 unidades, 6.980 unidades em 1966 e 6.007 em 1967. Os anos anteriores não temos dados, mas sabe-se que o total de vendas foi de 51.072 unidades.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BYD revela teaser do Song Ultra EV para a China e confirma SUV com motores elétricos

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Iveco quer fazer da fábrica de Sete Lagoas (MG) um polo de exportação para a América Latina

Ford convoca um recall que envolve unidades do Mustang GT com falha em calibração de módulo

BYD revela as primeiras imagens teaser de um novo SUV de grande porte, em sketch

BMW Série 2 Active Tourer é vista em testes no Brasil, mas minivan não voltará ao país

Audi apresenta o novo Q7 na Europa, que estreia segunda reestilização com até 507cv

Arcfox mostra as primeiras imagens oficiais em teaser da sua nova minivan, a Wendao V9

BMW convoca um recall no Brasil que envolve 9.793 unidades de Série 5/i5, i7, X1, X2, X5, X6 e X7

Zeekr revela novas imagens teaser do 8X e confirma dura bateria de testes de 30.000km