Retrômobilismo#29: "Ué, mas eu já não passei por aqui?" Não, eu me chamo DKW GT Malzoni!


Bom você já deve ter visto o Puma GT Malzoni por aqui. Após sair de linha no final de 1966, a DKW resolveu assumir seu quase filho (pelo menos no coração). O modelo criado por Rino Malzoni, tinha algumas mudanças em relação ao Puma. A dianteira era menos bicuda que a do Puma e a traseira era diferente, com duas lanternas de cada lado. Uma diferença notável em relação ao Puma são os aros das rodas. No modelo da DKW, ele possui exatamente a mesma roda da Vemaguet e Belcar, enquanto no Puma as rodas lembram as da Ferrari Dino. O DKW também tem a traseira diferente, na área onde fica o motor com design mais fluido que o do Puma, além dos vidros traseiros que era diferenciados, o que também é um sinal de diferença. A dianteira ezibia o emblema da Auto Union, as 4 argolas que hoje são da Audi.


No interior o DKW GT Malzoni usava a mesma chapa do painel do Fissore, mas não trazia nenhum luxo, sendo um esportivo mais espartano. O painel de instrumentos também era o mesmo dos demais DKWs. Vinha com um conta-giros que era única na marca, herdado do Puma GT Malzoni. O motor era o mesmo 1.0 de 3 cilindros e dois tempos refrigerado a água que já era usado no Puma (O motor é de origem DKW). Rendia 50cv de potência a 4.500rpm, com um torque de 8,45kgfm de força e que chegava a 145km/h, era acoplado a um câmbio manual de 4 velocidades. Era um pouco mais pesado que o Puma, com 10kg a mais, totalizando 900kg. O mesmo que criou o Puma, Genaro "Rino" Malzoni deu um toque de DKW quando passou a ser fabricado pela marca alemã, que também deu continuidade as pistas onde era um modelo era diferente do de rua.


O de competição não tinha itens de série, era mais leve e tinha motor 1.0 que rendia 60cv de potência e era ainda mais "arisco" que o modelo de rua, que competiu apenas em 1967. Ele aposentaria o Belcar que era utilizado nas pistas que já estava ficando defasado perante aos demais esportivos como o próprio Puma, o Willys Interlagos entre outros. Mas em Novembro de 1967 a Volkswagen acabou comprando a DKW alegando que não iria acabar com a produção da marca no Brasil, o que acabou sendo mentira, que algum tempo depois foi descontinuada toda a linha DKW e infelizmente o GT Malzoni mais uma vez saiu de linha. Durante 1966 à 1967 o GT Malzoni vendeu 125 unidades, vendendo mais que o Puma GT Malzoni que vendeu 50 unidades em 3 anos. O DKW precisou menos de 1 ano para alcançar essa marca do "irmão gêmeo rival".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

GM faz parceria com a WEG e a Eletricus para expandir carregadores de elétricos no Brasil