Retrômobilismo#54: De Sport a MTS, a história do primeiro Miura, o gaúcho que conquistou o país!


Pouca gente conhece a história dele. O gaúcho de Porto Alegre, a marca Miura nascia em Junho de 1977. Mas a história começa antes disso. A marca pensava em criar seu carro esporte desde 1975 quando Aldo Besson e Itelmar Gobbi, proprietários da Aldo Auto Capas que eram fabricantes de bancos e distribuidor de acessórios na capital gaúcha. Apresentado no Salão do Automóvel de 1976, o Miura Sport marcava a história brasileira com um belo carro esporte que foi reconhecido internacionalmente graças ao seu design moderno para a época, sem falar que era o primeiro carro de uma marca, ainda mais brasileira que não contava com recurso nenhum. Com 4,30m de comprimento e 1,17m de altura, o Miura Sport decepcionava no mais importante de um esporte, a motorização.


No Brasil ele tinha o fraco motor 1.6 do Fusca que assim como a Puma, também tinha a mesma plataforma do popular da Volks. O motor 1600 tinha dupla carburação com câmbio e suspensão vindos do Brasília. Tinha 54cv de potência com torque de 12kgfm e velocidade máxima de 135km/h e ia de 0 à 100km/h em longos 23 segundos. Com motor fraco, mas a carroceria de 900kg era leve e por isso sua carroceria era feita de fibra de vidro recorria a um estilo retilíneo, com clara inspiração no Lamborghini Urraco. Falando em estilo, o Sport trazia faróis escondidos, com tampas escamoteáveis que desciam pela ação de um mecanismo a vácuo, acionado por uma válvula eletrônica ao se acionar o botão no painel. Para permitir que se piscassem os faróis altos com as tampas fechadas, duas unidades convencionais vinham no spoiler dianteiro, abaixo do pára-choque em plástico ABS.




Com motor traseiro, o Sport tinha o porta-malas na dianteira, o que era prejudicado graças a dianteira esportiva. O acabamento interno do Sport "77" era muito luxuoso e trazia inovações nos pequenos detalhes. Tinha volantes com três raios que tinha regulagem de altura através de um comando elétrico e também tinha os pedais que podiam ser ajustados em distância do banco, o que hoje é ainda raro. Os dois assentos eram de couro e o painel completo incluía conta-giros até 10.000 rpm (embora o regime máximo do motor fosse de apenas 4.600rpm), voltímetro e manômetro do óleo. Opcionalmente poderia ser equipado com Ar-condicionado, controles elétricos de vidros e rádio com toca-fitas.


O grande ano de 1980 abriu sorrisos para os criadores da marca, mas a recessão de 1981 quase levou a gaúcha a falência. Passando a crise, a Miura lançava entre 1981 o renascimento do Sport, que passaria a ser chamado de MTS. De lá o Miura ganhava motor 1.6 refrigerado a água vindo do Volkswagen Passat TS bem mais adequado ao seu estilo. O motor do Passat TS rendia 76cv de potência, com carburador duplo Solex. Colocado na traseira e com radiador d'água frontal, era auxiliado por duas ventoinhas elétricas e havia melhora na distribuição de peso, que subiu de 840kg para 890kg. Nascia assim o MTS que melhorou o desempenho, mas as limitações do chassis e suspensão antiquados penalizavam o desempenho esportivo. Com esse novo motor ele ia de 0 à 100km/h em 13 segundos com velocidade máxima de 175km/h, bem melhor que o 1600 do Fusca e da Brasília.


A mudança do novo motor trazia mudanças visuais ao MTS. Trazia uma traseira mais baixa, que melhorava a aerodinâmico e o fluxo de vento, além de outras mudanças na traseira como o para-choque traseiro que envolvia as lanternas. Tinha novos retrovisores e o desenho do painel também mudou. Com a volta dos importados em 1990, os modelos fora de série oriundos do Brasil começaram a perder nas vendas, pois os modelos importados abriram um leque de opções muito mais "interessantes" para a época, mas o MTS saiu bem antes de cena, até sair de linha em 1985. Nos 8 anos de linha do primeiro esporte da Miura, a dupla Sport e MTS venderam 1.078 unidades, sendo que 300 foram do MTS, mas o projeto velho e com peças antigas do Fusca, abriria a gama para mais modelos da Miura nos anos seguintes, mas isso é história para os próximos Retrômobilismos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

Novo TR4? Mitsubishi quer desenvolver Pajero subcompacto para brigar com Suzuki Jimny

Mitsubishi Outlander Sport sai de linha em definitivo por não conseguir atender ao PL7

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1995!

Curiosidades: Você sabe a diferença entre Hatchback, Fastback e Notchback?