Retrômobilismo#55: O pequeno valente, desconhecido por muitos, eis o JEG Jipe!


Alguém aí já viu um JEG? Possivelmente muita gente dirá que nunca viu esse jipe, e de fato ele é bem raro mesmo. Com estilo quadradão, o JEG Jipe usava a mesma base que todos as novas marcas da época possuíam: base da Volkswagen. Usava motor 1600 com câmbio de 4 velocidades do Fusca e lançado em 1978 tinha visual bem antigo para sua época. Presente no Salão do Automóvel de 1976, o JEG começou a ser vendido apenas dois anos depois. Tinha como rivais os carros da Gurgel, como o X12. Fabricado com chapas de aço, diferente do rival X12, o JEG era montado sobre a plataforma da Kombi encurtada em 40cm.


Tinha para-brisa rebatível sobre o capô, além do camburão de combustível externo. Assim como o visual externo, o painel era muito simples, usando apenas o básico. Tinha túnel no assoalho da carroceria e deixava um vão no eixo do cardã que equipava o modelo 4x4. Apesar de simples, tinha função "selection" que possibilitava através de um botão no painel, travar uma das rodas traseiras independente. A versão 4x2 não teve muita aceitação e são muito raras essas unidades. Apenas em 1980 era lançado o JEG 4x4 com tração integral. A proposta da marca era fabricar 5 unidades ao dia mais com problemas financeiros não atingiu a meta


Com 3,33m de comprimento, 1,66m de altura, 1,70m de altura e 2m de entre-eixos, o JEG tinha proporções bem compactas e pesava apenas 1.024kg, tinha motor traseiro e levava até 4 ocupantes mas com certo aperto. Tinha boas aptidões off-road com bom ângulo de ataque e de saída, com capacidade de tanque de 55 litros. Não vingou, e saiu de cena no início dos anos 80, sem data correta e muito menos quantas unidades vendeu, mas sabe-se que é muito raro de se encontrar um rodando por aí em boas condições. Se você vir um 4x2, você tem uma preciosidade de tão raro ele é.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lynk & Co divulga as primeiras imagens teaser do SUV híbrido-plug-in 900L, para a China

BYD registra imagens de patente da profunda reestilização que o Qin Plus receberá na China

Os 150 veículos mais vendidos do Brasil em abril de 2024: Chery Tiggo 7 avança e VW Polo lidera

BYD revela novo teaser do Great Seagull na China, com suas seis opções de cores

Nio registra imagens de patente das reestilizações do ET5, ET5T, ES6 e EC6 na China

Stelato registra imagens de patente do S9 com motor Range Extender na China, a opção EREV

BYD registra imagens de patente do Qin L EV no MIIT, um sedã médio elétrico de até 218cv

Ford revela novo teaser da Fathom e mostra que picape terá carregamento bidirecional

Yangwang revela novas imagens teaser do Altior na China e sedã estreia no próximo 5/11

Stellantis registra imagens de patente de pneus feitos com compósito da casca de ovo