Retrômobilismo#55: O pequeno valente, desconhecido por muitos, eis o JEG Jipe!
Alguém aí já viu um JEG? Possivelmente muita gente dirá que nunca viu esse jipe, e de fato ele é bem raro mesmo. Com estilo quadradão, o JEG Jipe usava a mesma base que todos as novas marcas da época possuíam: base da Volkswagen. Usava motor 1600 com câmbio de 4 velocidades do Fusca e lançado em 1978 tinha visual bem antigo para sua época. Presente no Salão do Automóvel de 1976, o JEG começou a ser vendido apenas dois anos depois. Tinha como rivais os carros da Gurgel, como o X12. Fabricado com chapas de aço, diferente do rival X12, o JEG era montado sobre a plataforma da Kombi encurtada em 40cm.
Tinha para-brisa rebatível sobre o capô, além do camburão de combustível externo. Assim como o visual externo, o painel era muito simples, usando apenas o básico. Tinha túnel no assoalho da carroceria e deixava um vão no eixo do cardã que equipava o modelo 4x4. Apesar de simples, tinha função "selection" que possibilitava através de um botão no painel, travar uma das rodas traseiras independente. A versão 4x2 não teve muita aceitação e são muito raras essas unidades. Apenas em 1980 era lançado o JEG 4x4 com tração integral. A proposta da marca era fabricar 5 unidades ao dia mais com problemas financeiros não atingiu a meta
Com 3,33m de comprimento, 1,66m de altura, 1,70m de altura e 2m de entre-eixos, o JEG tinha proporções bem compactas e pesava apenas 1.024kg, tinha motor traseiro e levava até 4 ocupantes mas com certo aperto. Tinha boas aptidões off-road com bom ângulo de ataque e de saída, com capacidade de tanque de 55 litros. Não vingou, e saiu de cena no início dos anos 80, sem data correta e muito menos quantas unidades vendeu, mas sabe-se que é muito raro de se encontrar um rodando por aí em boas condições. Se você vir um 4x2, você tem uma preciosidade de tão raro ele é.
Comentários
Postar um comentário