Retrômobilismo#75: Último membro da família, Fiat Oggi teve uma breve passagem pelo Brasil!


Quando a Fiat lançou a família 147 no Brasil, em 1976 com o próprio hatch, uma família inteira chegaria ao mercado brasileiro. Em 1980 chegava a City, primeira picape compacta do país, e no ano seguinte a station Panorama. Mais tarde chegaria o Fiorino, nome que persiste forte até hoje no mercado brasileiro. Mas só em Março de 1983 surgia o Oggi, o três-volumes da Fiat, o primeiro por sinal. Baseado na station Panorama, o Oggi já tinha um visual bem cansado para 1983, quando ele tinha rivais como Chevrolet Chevette e Volkswagen Voyage, sendo o último o mais modernos nas linhas. Assim como o hatch, o Oggi também passava a sensação de ser uma "caixinha de fósforo" graças ao seu visual quadrado. Se destacava pelo porta-malas de 440 litros de capacidade, um dos maiores do segmento. Também se destacava pelo seu bom espaço interno e o padrão do acabamento.


Vendido inicialmente apenas na versão CS, com motor 1.3 que desenvolvia 61cv de potência com gasolina e 62cv com álcool, sempre com câmbio manual de 5 marchas, o Oggi tinha como opcional, a ignição eletrônica. Entre os destaques, o Oggi trazia o sistema Cut-Off, (dispositivo acoplado ao carburador comandado por uma pequena central eletrônica que cortava o fornecimento de combustível de marcha lenta em desacelerações), e a válvula "Thermac" nas versões abastecidas com álcool (posteriormente estendida para gasolina), encarregada de levar ar aquecido pelo coletor de escapamento para o motor durante a fase de aquecimento. Em 1984 surgia a versão CSS (Comfort Super Sport), limitada a apenas 300 unidades, era a versão esportiva do Oggi que trazia o motor 1.4, capaz de desenvolver 78cv de potência, com torque de 11,5kgfm, com câmbio manual de 5 marchas, tinha relações encurtadas, trazendo engates mais macios que a versão civil. A versão CSS é muito procurada por colecionadores atualmente.


A versão CSS trazia alguns itens que o diferenciavam no visual dos demais. Tinha rodas de liga leve, retrovisores externos da Panther, defletores de ar e faróis auxiliares. No interior, ele trazia um quadro de instrumentos mais completos, além de costuras dos bancos e cintos de segurança na cor vermelha. O Oggi CSS também participou da competição Marcas e Pilotos, competição de sucesso nos anos 80. Ainda em 1984 o Oggi ganhava a série especial Pierre Balmain, um designer de roupas francês, se tornou a primeira série especial destinada ao público feminino, sendo feita apenas 50 unidades produzidas sob encomenda. Entre os diferencias da série Pierre Balmain, o Oggi trazia para-choques, grade, frisos e acabamentos plásticos externos na cor marrom. Havia também o símbolo “PB” no painel e nas laterais, além de uma "plaquinha" com a inscrição "Pierre Balmain".


Essa série especial era vendida apenas na cor bege áureo e é muito rara atualmente. A série especial começou a ser fabricada em Janeiro e em Março já estava esgotada nas concessionárias e além do visual diferenciado, trazia 2 malas da grife aos proprietários. Apesar das vantagens e benefícios o Oggi não fez muito sucesso, provavelmente pelas críticas de sua traseira alta e retilínea demais, responsável por destoar bastante o conjunto. Saiu de linha em 1985 com 20.083 unidades vendidas comercializadas em 3 anos, sendo substituído pelo Prêmio, o três-volumes derivado do Uno, o qual foi produzido durante um tempo razoavelmente maior, porém igualmente sem alcançar grande sucesso comercial, que só viria com o Siena, no fim dos anos 90.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chery lança condições de financiamento no Brasil com Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8

Chevrolet Onix, Prisma e Celta perdem a cor Cinza Mond em seu catálogo de cores!

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Novo TR4? Mitsubishi quer desenvolver Pajero subcompacto para brigar com Suzuki Jimny

Mitsubishi Outlander Sport sai de linha em definitivo por não conseguir atender ao PL7

BYD lança condições especiais com financiamento com taxa zero até o dia 30/09

Curiosidades: Você sabe a diferença entre Hatchback, Fastback e Notchback?

Hyundai Veloster tem preços a partir de R$68.700, e já tem seu comercial nas Tv's

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 2001!

Hyundai convoca recall para HB20, HB20S e Creta por falha em módulo de bomba de óleo