Dacia revela a nova geração do Sandero e do Sandero StepWay na Europa


A Dacia apresentou oficialmente a nova geração do Sandero e Sandero StepWay na Europa. O hatch romeno ganha um novo design e muda por completo, trazendo até mesmo uma nova plataforma, pela primeira, desde 2007. O carro deve seguir a mesma receita de ser um carro de baixo custo, mas neta geração ele deve melhorar consideravelmente seu acabamento, além de ter um design bem mais moderno. Ele ainda é desenvolvido sobre a plataforma CMF-B, os compactos contam com um design bem mais atraente. Visualmente, o Sandero e o Sandero StepWay agradam ao ponto de se tornarem as gerações mais belas do hatch. Na dianteira, os modelos devem contar com um capô com dois ressaltos. Há ainda nova grade dianteira que se integra aos faróis, que são retangulares e trazem uma nova assinatura visual, com LEDs diurnos em “Y”. A Dacia confirmou que os modelos devem contar com para-brisa mais inclinado e serão mais baixos na altura, o que deve ajudar na aerodinâmica da dupla. Na lateral, o Sandero deve contar com um friso no para-lama dianteiro, que dá uma sensação de robustez e esportividade. Aliás, o para-lama dianteiro conta com repetidores de seta. A linha de cintura deve ser ascendente, até chegar a coluna C. As laterais ainda trazem maçanetas novas, que deixam de ser iguais àquelas que a Renault usava, sendo mais finas. Na traseira, o hatch aparece com traços mais limpos e com lanternas bem compactas, posicionadas bem nas extremidades da traseira. Assim como nos faróis, as lanternas também contam com a assinatura em “Y”. 



Assim como aconteceu com as duas primeiras gerações, o Sandero StepWay traz novidades O aventureiro deve trazer uma altura em relação ao solo (17,4 centímetros, 3,9cm a mais que o Sandero) que será maior e traz um estilo mais parrudo. Para isso, o para-choque dianteiro é novo, com um aplique plástico nas extremidades da peça, que traz um filete cromado para os faróis auxiliares de neblina. Mais abaixo estão os faróis de neblina. Ele ainda deve contar com um novo capô, que trazem quatro ressaltos, que dá a sensação de criar um “V” no capô, que é diferente das versões civis do hatch. Por fim, o StepWay deve trazer uma nova grade dianteira, com o nome “StepWay” abaixo da grade e as laterais contam com plástico nas caixas de roda e ele conta com um adesivo na base inferior das portas, em preto. Há também generosos rack de teto, modulares. Uma chave no porta-luvas do modelo pode destravar as barras para mudar de posição, entre vertical e horizontal. Eles tem capacidade de aguentar 80kg. Na traseira, o StepWay conta apenas um novo para-choque, pintado de preto na parte inferior e com um extrator prateado. No interior, o Sandero passa a contar com painel mais retilíneo, com difusores de ar hexagonais ao centro e no mesmo formato no centro do painel. A parte superior do painel deve contar com um acabamento diferente. O quadro de instrumentos possui mostradores analógicos e um display central, digital. O quadro de instrumentos é parecido com o que o Duster usa em sua segunda geração. Ele possui também uma central multimídia destacada, com display com botões físicos e comandos do ar-condicionado, mas não espere por displays nos botões, de boa aparência por sinal. A Dacia deve oferecer duas centrais. A primeira é a Media Control, com um dock para o smartphone e com uma entrada USB. 


A marca ainda terá o Dacia Media Control, que deve funcionar como a central multimídia do carro no smartphone. Já a central Media Display é uma central com tela de 8 polegadas com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. As versões mais caras terão o Media Nav, que terão navegador GPS integrado e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O volante deve ser basicamente o mesmo do Duster, com quatro raios e que em tese é o mesmo que a dupla já usava no modelo anterior. As versões mais caras devem contar com opção de teto-solar, freio de estacionamento eletrônico, direção elétrica, seis airbags e até sistemas de segurança de modelos mais caros, como frenagem automática de emergência, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré e detector de ponto cego. As versões mais simples do Sandero não devem contar com uma central multimídia, mas no lugar deve ter um local para fazer o smartphone de central, assim como o Ford Ka fez no Brasil no lançado da atual geração. O Sandero passa a contar com 4,08 metros de comprimento e 1,85 metro de largura. A altura passa a ser de 1,50 metro. Com a nova plataforma modular, o hatch perdeu 40kg no peso e tem peso que oscila entre 1.150kg a 1.300kg. O entre eixos é de 2,60 metros. A Dacia confirmou que o hatch ainda recebeu reforços na estrutura para ser melhor avaliado no EuroNCAP. Nesta geração, o Sandero conseguiu ficar 4,2cm maior de espaço para joelhos, 21 litros de capacidade entre os porta-objetos no interior e o porta-malas pulou para 328 litros. Na mecânica, a nova geração descarta o motor diesel e ganha o 1.0 12v SCe a gasolina, que desenvolve 65cv, com câmbio manual de 5 marchas. Há também o 0.9 12v TCe que entrega 90cv e é acoplado a um câmbio manual de 6 marchas ou automático CVT. Há também o 1.0 12v TCe de 100cv, com gasolina ou com o GLP, gás natural. 











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit