Ioniq apresenta o Ioniq 6, sedã de linhas excêntricas e que traz um motor de até 325cv


A Hyundai apresentou oficialmente o Ioniq 6, que faz sua estreia no mercado global. Visando mercados como a Coreia do sul, Europa e América do Norte, o Ioniq 6 desembarca como mais um modelo de linhas bem disruptivas da linha Ioniq, a partir da filosofia de design Ethical Uniqueness. Depois do Ioniq 5, o primeiro sedã da Ioniq chega com base no Prophecy Concept, mas que ainda assim parecem um conceito. Em seu design, o Ioniq 6 se destaca na dianteira com faróis possuem um design de linhas modernas que se destacam por vir com uma assinatura em LED chamada pela Hyundai de Parametric Pixel, além de ter dois projetores. O para-choque dianteiro não possui uma grade e traz o logotipo da Hyundai ao centro, enquanto o para-choque dianteiro traz uma barra em preto que corta quase todo o para-choque dianteiro. Mais abaixo ele possui uma nova barra em preto que funciona como as entradas de ar, interligadas nas extremidades por um acabamento em plástico preto de formato hexagonal. Visto de lateral, o carro ainda possui linhas bem aerodinâmicas na dianteira, graças ao capô com linhas quase limpas e que possuem apenas dois vincos. Nas laterais, o sedã mantém um caimento de teto com linhas bem suaves e aerodinâmicas, fazendo chegar ao terceiro volume com linhas mais baixas e que lembram um fastback. O carro ainda se destaca por vir com maçanetas retráteis e substitui os retrovisores por câmeras. Há ainda um friso que nasce no pequeno para-lama dianteiro e define as linhas do para-choque traseiro. A parte inferior da carrocerias, as saias laterais, são pintadas em preto num desenho que se inicia ainda no para-choque dianteiro. O teto ainda possui um teto solar e antena barbatana de tubarão. O desenho das janelas parecem em arco e tem uma linha mais decrescente a partir das portas traseiras. 



As rodas se destacam por vir com desenho aerodinâmico, variando de 18 a 20 polegadas. Falando em aerodinâmica, a Ioniq confirmou que o Ioniq 6 possui 0,21Cx de coeficiente, um dos mais baixos do mundo para um modelo que não é um superesportivo. Na traseira, existe uma pequena inspiração no Porsche 911 com um aerofólio na parte inferior dos vidros, dando a impressão de um desenho da carroceria em dois andares. A janela traseira, inclusive, deve sofrer com a visibilidade. Neste aerofólio, chamado de “cauda de baleia” pela Hyundai, a marca adicionou o brake-light em uma barra horizontal que fica bem chamativa quando o pedal do freio é acionado. O sedã ainda tem lanternas horizontais que se conectam por meio de uma barra em Parametric Pixel em LED, que acima traz o nome Ioniq 6. No para-choque traseiro, o sedã ainda traz um acabamento em preto brilhante que é uma continuidade do desenho das saias laterais e traz um espaço para a placa, bem como refletores verticais nas extremidades, com dois frisos verticais, um em cada lado. Falando em extremidades, ele ainda possui saídas de ar verticais e inclinadas. No interior, o Ioniq 6 se destaca por vir com uma tela de 12 polegadas para o quadro de instrumentos e uma igualmente de 12 polegadas para a central multimídia, ficando com as telas lado a lado, curva. A central ainda possui conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, bem como “mapeamento de raio de viagem em tempo real” com base no nível atual da bateria do carro. O volante possui um desenho bem simples, com quatro pontos iluminados ao centro, com comandos em preto brilhante e em dois raios. O painel ainda possui saídas de ar-condicionado camufladas em uma faixa que percorre todo o painel. Abaixo das saídas de ar centrais ficam os comandos do sistema de ar-condicionado. 


Nas extremidades do painel ainda existem telas digitais que mostram o campo de visão das laterais, fazendo as vias de espelhos retrovisores que, recapitulando, foram substituídos por câmeras. Nos painéis das portas não existe mais botões. Os que deveriam ficar ali foram transferidos para o console central. Por fim, complementa o design interno uma faixa em LEDs personalizáveis com 64 cores e seis temas de duas cores para mudam o clima interno do carro. O interior ainda possui acabamento reciclável de garrafas PET ou couro ecoprocessado nos assentos, bem como um forro de tecido PET biodegradável e carpetes feitos de redes de pesca recicladas. Desenvolvido a partir da plataforma modular E-GMP, o sedã possui uma arquitetura elétrica de 400V ou 800V, além de ser bem longo. Ele mede 4,855 metros de comprimento, 2,950 metros entre os eixos, 1,880 metro de largura e 1,495 metro de altura. Na mecânica, ele pode ser equipado com uma bateria de 53kWh com um motor elétrico instalado na traseira que desenvolve 218cv de potência e 35,7kgfm. Ele ainda terá uma opção de bateria maior, de 77,4kWh, que oferece uma autonomia de 610km. Ele também será oferecido com uma opção de motor duplo, um em cada eixo, que desenvolve 325cv e 61,7kgfm, com 5,1 segundos até os 100km/h. De acordo com a marca, o sedã será equipado com um sistema “EV Performance Tune-up”, que funciona como um modo de direção personalizável que permitem que o condutor “ajuste livremente o esforço de direção, a potência do motor, a sensibilidade do pedal do acelerador e o modo de transmissão”. Por ter uma arquitetura moderna, sua recarga é bem rápida. O sedã vai recarregar em estações de até 350kW, que permite que ele carregue de 10% a 80% em apenas 18 minutos. 


Ele ainda vai poder fornecer energia por meio de um adaptador com função de carga bidirecional (V2L), permitindo que ele possa ligar luzes e projetores externos. De série, ele pode ser equipado com bancos Relaxation Comfort, que ajusta automaticamente à posição ideal do banco, além de sistema de som Bose de oito alto-falantes e quatro luzes pixeladas e interativas no volante que podem transmitir informações de carregamento rapidamente. Há ainda Smart Cruise Control, que inclui: Assistente de Condução em Estrada (HDA), Controle de Cruzeiro Inteligente (SCC), Assistente Anticolisão Frontal (FCA), assistência em cruzamentos, em mudança de faixa em sentido contrário e na mudança de faixa lateral, Assistente de Limite de Velocidade Inteligente (ISLA), Assistente de Luzes Altas (HBA), Advertência de Atenção do Condutor (DAW), Assistente Anticolisão no Ângulo Morto (BCA) Monitor de Ângulo Morto (BVM), Alerta de Saída Segura (SEW), Assistente de Estacionamento Remoto Inteligente (RSPA), Monitor de Visão Periférica (SVM) Assistente Anticolisão ao estacionar de frente, de lado e marcha à ré (PCA) que, depois da advertência, se o risco de colisão aumenta, auxilia automaticamente com uma frenagem de emergência. Há ainda o Assistente Anticolisão com o Tráfego Traseiro Cruzado (RCCA) e quatro entradas USB do tipo C e uma do tipo A para melhorar o conforto do usuário. O carro ainda terá atualizações Over-The-Air (OTA). Ele será vendido nas cores Gravity Gold Matte, Abyss Black Pearl, Serenity White Pearl, Curated Silver Metallic, Nocturne Gray Metallic, Nocturne Gray Matte, Transmission Blue Pearl, Biophilic Blue Pearl, Ultimate Red Metallic, Digital Green Pearl, Digital Green Matte e Byte Blue. O interior terá as cores cinza escuro com cinza claro, verde oliva escuro com cinza claro, preto com marrom pálido e preto. De acordo com a Hyundai, o Ioniq 6 começa a ser produzido ainda neste terceiro trimestre de 2022. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Ferrari apresenta a SF90 XX Stradale e Spider na Europa, com motor híbrido de 1.030cv

Stellantis pode deixar de produzir no Reino Unido por conta de acordos comerciais do Brexit