Toyota apresenta a nova geração do Crown, que ganha ares mais crossover e adere ao híbrido


A Toyota apresentou a nova geração do Crown simultaneamente entre Japão e na América do Norte, que vai voltar a receber o sedã depois de 50 anos e onde pode substituir o Avalon. Na verdade, a nova geração do Crown ganha ares mais crossover, com um desenho que se alinha com a nova identidade visual da marca. Além disso, o Crown passa a ser vendido em 40 países, expandindo bastante a área comercial do modelo. Desenvolvido a partir da plataforma modular TNGA-K, o novo Crown possui 4,928 metros de comprimento, 2,850 metros entre os eixos, 1,839 metro de largura e 1,539 metro de altura. Visualmente, o desenho da nova geração do Crown em nada lembra a antiga geração. A 16º geração do sedã chega ao mercado com design que lembra a linha bZ (Beyond Zero) da Toyota. Na dianteira, ele possui faróis afilados conectados a uma barra na cor da carroceria ou em preto brilhante que se interliga e onde está posicionado o logotipo da Toyota. Ele ainda tem um friso cromado que invade os faróis, que funcionam como luzes diurnas DRL em LED. Essa grade frontal se conecta com a grade inferior, que é maior e que traz a entrada de ar num estilo hexagonal. Envolta de um acabamento em preto brilhante, essa grade ainda traz um friso cromado na parte inferior dessa entrada de ar. O capô ainda possui um desenho mais aerodinâmica, com uma frente mais baixa. Visto de lateral, o Crown se destaca pela altura em relação ao solo, além de belas rodas que variam de 19 a 21 polegadas. O carro ainda possui um caimento de teto suave, até chegar na traseira. Com ares mais crossover, toda a parte inferior da carroceria possui plástico preto, assim como acontece com crossovers e SUVs. Ele ainda traz um friso na parte inferior das portas, também em preto brilhante. O desenho das janelas lembra um estilo em arco, enquanto a parte superior dos vidros tem um friso cromado. Dependendo da versão, as maçanetas também tem um acabamento cromado. Já os retrovisores tem base nas portas e a antena é do tipo barbatana de tubarão. A vigia traseira tem um acabamento em preto brilhante que se conecta com o vidro traseiro. 



De traseira, o Crown traz um desenho bem diferente, que se destaca pelas lanternas unificadas e com uma iluminação em LED e só não se tocam por conta do logotipo da marca. Elas são envoltas por um acabamento em preto brilhante e a tampa do porta-malas traz um discreto aerofólio na própria tampa. A tampa do porta-malas também traz o nome Crown escrito por extenso ao centro, abaixo do logotipo e o para-choque traseiro traz luzes de ré e refletores horizontais numa mesma peça, tendo o espaço para a placa num acabamento em plástico preto, junto de um friso cromado na parte inferior. O para-choque traseiro ainda possui um friso com desenho que parte dos refletores, passa pelas lanternas e chega até a tampa do porta-malas e se conecta com o outro lado da traseira. Nas versões mais caras, todo essa porção da carroceria é pintado em preto brilhante. Essa mesma versão, Platinum, ainda pode vir com a grade dianteira e capô em preto brilhante, assim como o teto, conferindo um design bem excêntrico. Essa combinação em dois tons de cores virá quando a carroceria será pintada nas cores Oxygen White, Heavy Metal, Supersonic Red ou Bronze Age. No interior, a nova geração se destaca pelo bom acabamento e por telas maiores. O ponto alto do interior é o quadro de instrumentos com tela digital de 12,3 polegadas, assim como a central multimídia com tela de 12,3 polegadas, com o Toyota áudio Multimidia, 4G Wi-Fi, Apple CarPlay e Android Auto sem fio. A central ainda oferece navegação em nuvem, Over-The-Air (OTA, atualizações remotas) e um Assistente Inteligente comandado pelo ‘Hey Toyota’. O painel ainda possui uma faixa que corta quase todo o painel com um friso, que se conecta com as saídas de ar nas extremidades. As saídas centrais são finas e abaixo estão os comandos do ar-condicionado digital. O console central traz alavanca de câmbio baixa, freio de estacionamento por botão e outros controles. Ao lado existe o espaço para dois porta-copos. O volante tem três raios e com um design inédito para um Toyota. 


De acordo com a marca, a nova geração possui um menor nível de ruído, vibração e aspereza, graças a novidades como amortecimento do som provocado pelos vidros com acústica trabalhada. Na mecânica, o Crown será equipado com um motor 2.5 16v a gasolina junto de dois motores elétricos e uma transmissão automática eCVT. O 2.5 entrega 186cv e os dois motores elétricos desenvolvem 161cv, sendo um motor de 120cv no eixo dianteiro e um motor elétrico de 54cv na traseira. De acordo com a Toyota, esse motor traz um sistema de quarta geração com um modo elétrico para viagens de curta distância, tendo um consumo de 16km/l. Ele ainda possui o motor 2.4 Turbo a gasolina junto de dois motores elétricos. O 2.4 tem 268cv e os motores elétricos entregam 83cv e 81cv. Juntos, os motores desenvolvem 345cv, com um câmbio automático de 6 marchas com paddle-shifts e o consumo é de 11,9km/l. Ambas as motorizações contam apenas com o E-Four Advanced, com tração integral. Esse sistema consegue enviar 80% da força para as rodas traseiras. Ambos os motores ainda vem com uma bateria de níquel-hidreto metálico de alta potência. As versões XLE e Limited virão com suspensão traseira multilink, enquanto a topo de linha Platinum virá com uma suspensão adaptativa variável. Essa versão adiciona ainda três modos de condução, Custom, Comfort e Sport+, que se unem aos modos Eco, Normal e Sport. A suspensão dianteira é McPherson. De série, ele vem com o Toyota Safety Sense 3.0, que adiciona faróis altos automáticos, controle de cruzeiro de radar dinâmico, assistência de sinais de trânsito, um sistema de pré-colisão com detecção de pedestres e o Toyota Safety Connect, alerta de saída de faixa com assistência à direção, lembrete do banco traseiro, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro. O novo Crown começa a ser vendido ainda neste ano. 










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jetour apresenta o X90 Plus no Salão do Automóvel de Guangzhou, que é reestilizado

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Volkswagen lança promoção no Brasil para Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Tiguan e Amarok