IKCO apresenta três novos automóveis que vai apresentar no Irã em meados de 2023

Iraniana Khodro apresenta três protótipos no país com base em modelos conhecidos, como o Renault Kwid e o Peugeot 2008; estreia será em breve



A Khodro, também chamada de IKMO, revelou as primeiras imagens de novos carros que vai apresentar no Irã. A marca confirmou que os três novos carros serão lançados em meados de 2023 e foram antecipados como protótipos, como mostram as imagens. Com isso, os carros das imagens não são veículos que rodam, sendo apenas protótipos e mostra de design. Isso explica a carroceria e o acabamento em com um estilo estranho.

Vivendo um embargo, o Irã vai apresentar os novos carros como uma solução para atender os consumidores locais. O Khodro Ray será desenvolvido a partir da plataforma IKP1, uma derivação da base PF1 usada pelos carros da PSA. O Ray foi apresentado como um mockup, ou seja, ele conta apenas com um design externo e antecipa o que será apresentado nos próximos meses. Ele foi anunciado com um motor 1.6 16v a gasolina de 113cv e 15,5kgfm, com câmbio manual de 6 marchas.

Em seu design, o Ray terá faróis afilados e os faróis principais ficam mais abaixo, conectado com a grade dianteira. O para-choque ainda tem uma entrada de ar inferior e os faróis de neblina. Nas laterais, o Ray traz um desenho mais convencional, mas que orna com o restante da carroceria. De traseira, ele tem lanternas afiladas e conectadas por uma barra em plástico preto, com para-choque que traz refletores e saídas de escape.

Outro modelo é o Khodro Rira, que é o Peugeot 2008 de segunda geração com uma nova dianteira e traseira. Este virá equipado com motor 1.6 Turbo de 149cv e 21,8kgfm, com câmbio automático de 6 marchas. Com os dois SUVs, a Khodro espera crescer em termos de vendas no Irã e tem potencial para isso se os carros ficarem, de fato, bons.



Visualmente, o Rira terá faróis afilados e divididos em dois andares, sendo, de longe, o mais bonito dos três. De traseira, se percebe que ele virá com lanternas horizontais, enquanto as laterais são exatamente as mesmas do novo 2008.

Outro carro que será apresentado é o Khodro K112, que nada mais é que o nosso Renault Kwid. O modelo é primo do hatch francês, mas traz um novo design na dianteira e na traseira, assim como aconteceu com o Rira. O hatch subcompacto se destaca por vir com uma dianteira de novo desenho, com faróis mais afilados e com uma grade dianteira maior. Ele também ganha um novo para-choque dianteiro, com faróis principais nas extremidades, conectado a uma peça preta.

O para-choque dianteiro ainda tem uma entrada de ar inferior nova. Nas laterais, o hatch traz calotas que lembram rodas de liga leve. Por fim, a traseira tem um novo desenho, com lanternas maiores, assim como uma nova tampa do porta-malas, com um novo desenho. O interior tem imagens que exemplificam que são unidades protótipo, mas pouca coisa muda em relação ao Kwid. O K112 virá equipado com um motor 1.0 12v de origem Renault, que entrega 75cv. Os modelos serão apresentados em 2023.






Fotos: KhodroBank

Comentários

  1. These cars are prototypes, however, in regards to the Rira, that has already been seen as a working prototype, not just a mock-up. The Renault Kwid has been improved for crash safety standards, unlike other versions sold worldwide. The two Iranian automakers Iran Khodro and SAIPA are developing together, in their own variations if the Kwid, so this mock-up was just to show their current ideas and influence of the design.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades: Os carros mais vendidos do Brasil em 1994!

Jetour apresenta um novo SUV na China com o Dasheng, que estreia com motores de até 326cv

Curiosidades: Quantos BTUs possui o ar-condicionado de um carro?

Carros que podem ou poderiam chegar ao Brasil: Hyundai i40

Zeekr revela um novo teaser do 7X, que será o maior SUV da marca premium chinesa

GWM revela teaser de um novo SUV da Wey, que será o primeiro com a plataforma Guiyuan

BMW lança a versão M35i do novo X2 no Brasil, que estreia com motor de 317cv e por R$ 512.950

Ford Maverick passa por um novo recall no Brasil, com falha na central multimídia

Bugatti revela teaser de um esportivo one-off para o aniversário de 20 anos do Veyron

Motores 1.0 e 1.4 EVO da Fiat devem se despedir do mercado a partir do segundo semestre desse ano!