Land Rover lança a nova geração do Range Rover Sport, que estreia a partir de R$ 953.950

Land Rover é rápida e já lança a terceira geração do Range Rover Sport no Brasil. Lançado em maio na Europa, SUV chega em tempo recorde



A Land Rover apresentou oficialmente a nova geração do Range Rover Sport no mercado brasileiro. O utilitário esportivo chegou em tempo recorde no Brasil, com menos de seis meses em relação ao mercado europeu. Por aqui, o Range Rover Sport será vendido em sete versões, mas chega primeiro em quatro delas, deixando o restante da linha para ser lançada em 2023. Completamente novo, o novo Range Rover Sport se destaca por trazer um design mais limpo.

Desenvolvido a partir da nova plataforma modular MLA-Flex, o Range Rover Sport se torna um carro mais moderno e mais atualizado em termos de motorizações eletrificadas. A nova plataforma permite que o novo Range Rover Sport seja 35% mais rígido que a geração anterior, apresentada em 2013. Com seus 4,950 metros de comprimento, 3,000 metros entre os eixos, 2,000 metros de largura e 1,820 metro de altura, o SUV possui até mesmo um espaço interno maior, com 647 litros de porta-malas, por exemplo.

A Land Rover ainda destaca que essa geração está mais aerodinâmica, com um coeficiente de 0,29Cx. Visualmente, o design da terceira geração se destaca por ser mais moderna e minimalista. Na dianteira, destaque fica por conta dos faróis mais afilados e com Matrix LEDs (com 1,3 milhões de pixels), tendo ainda LEDs diurnos em ‘L’, tendo ainda uma grade dianteira mais fina e que segue com o logotipo da Land Rover no lado direito da grade.

O para-choque dianteiro possui linhas mais limpas, com uma dupla entrada de ar. A parte superior se conecta com as entradas de ar nas extremidades, por meio de um acabamento em preto brilhante. Este, possui um acabamento horizontal onde estão os repetidores de direção. Há ainda uma entrada de ar inferior e, nas extremidades, estão os finos faróis de neblina, em LED.



O capô também traz linhas mais limpas, com destaque para o Range Rover destacado no capô. Visto de lateral, o perfil mais suave do caimento do teto continua no Sport. Visto de perfil, inclusive, pouco parece se observar muitas mudanças em relação ao antecessor. O desenho das laterais do capô, dá vida aos faróis e as lanternas, por meio de um friso que percorre toda a lateral. O para-lama dianteiro ainda possui um acabamento em preto brilhante. O teto possui coloração em tom contrastante e a carroceria possui linhas mais limpas.

Ajuda nessa sensação as maçanetas escamoteáveis, o que ajuda na sensação do desenho estar mais limpo. O SUV possui duas antenas de teto estilo barbatana de tubarão, lado a lado. Na traseira, ele ganha lanternas mais afiladas e que se conectam por meio de um acabamento em preto brilhante com o nome Range Rover. O nome Sport fica no lado esquerdo e o logotipo da marca aparece no lado direito.

A tampa do porta-malas possui um friso que ajuda na sensação dele estar mais largo do que realmente é. Larga também é a tampa do porta-malas. O para-choque traseiro possui o espaço para a placa traseira, tendo ainda refletores nas extremidades. Abaixo, há um acabamento em preto brilhante, com um pequeno defletor de ar e duas saídas de escape retangular. No interior, o Sport 2023 possui ares mais tecnológicos que ficam por conta das linhas mais minimalistas, com uma menor quantidade de botões físicos.



Destaque para os controles giratórios do sistema de ar-condicionado, a central multimídia PiviPro de 13,1 polegadas com tela ligeiramente curva, com conectividade com assistente de voz Alexa, Apple CarPlay e Android Auto sem fios e atualizações Over-The-Air (OTA). O quadro de instrumentos passa a ter uma tela digital de 13,7 polegadas, configurável. O volante parece com o dos últimos SUVs da marca, com comandos em preto brilhante e com aro bicolor, em couro preto e bege. O painel mantém as linhas que parecem ser em dois andares, divididos por conta das saídas de ar do ar-condicionado, que percorrem todo o painel.

A central multimídia chama atenção no meio do painel. O console central possui acabamento em preto brilhante com a alavanca de câmbio, botões giratórios do sistema de ar-condicionado e outros poucos controles físicos. Em termos de estofamentos, uma das opções mais interessantes é o Ultrafabricks, um tecido sintético 30% mais leve que os clássicos de couro, que continuam estando disponíveis.

Por ter três centímetros a mais na relação entre os eixos, o SUV oferece mais espaço para os ocupantes do banco traseiro. Em termos de tecnologia, ele ganha o cancelamento de ruído e um sistema de controle de qualidade do ar, esse último que diminui significativamente odores, bactérias e alérgenos, incluindo o vírus SARS-CoV-23. Outra novidade é o sistema de som da Meridian Signature com 29 alto-falantes e 1.430kW, enquanto os bancos possuem opção de 29 diferentes tipos de massagens.



Com a plataforma MLA-Flex, o Range Rover Sport 2023 ainda ganha avanços em termos de controle eletrônico do chassi, assim como a suspensão adaptativa e pneumática Dynamic Response Pro. A suspensão usa os dados do sistema de navegação para interpretar a estrada e adaptar sua configuração para otimizar a absorção de choques.

Outras novidades ficam por conta do eixo traseiro direcionável em até 7,3º e um diferencial eletrônico com sistema de vetorização de toque. A tração pode ser total, permanente e inteligente, além do Terrain Response 2, que ganha melhorias com o controle de velocidade de cruzeiro para seu uso fora da estrada e ajuda o Range Rover Sport a ter uma capacidade de atravessar zonas alagadas em 90 centímetros.

Aqui no Brasil, o SUV será vendido com duas opções de motor, inicialmente. Isso fará com que ele seja vendido com opções D350 e P530, sendo o primeiro a diesel e o segundo com um conjunto a gasolina. O D350 usa o motor 3.0 Turbo Diesel que desenvolve 350cv de potência e 71,4kgfm de torque e acelera até os 100km/h em 5,6 segundos. A versão topo de linha vem com o motor P530, que usa o motor 4.4 V8 TwinPower Turbo da BMW que entrega 530cv e 76,3kgfm de torque, com 0 a 100km/h em 4,3 segundos.



Em todos os motores, o câmbio é sempre automático de 8 marchas, da ZF, e a tração possui o sistema nas quatro rodas (iAWD) é controlada pelo sistema Intelligent Driveline Dynamics (IDD) da Land Rover, que monitora os níveis de aderência e as entradas do motorista 100 vezes por segundo para distribuir o torque de forma preditiva entre os eixos dianteiro e traseiro e ao longo do eixo traseiro, para tração ideal dentro e fora da estrada.

Em 2023, a Land Rover vai lançar a versão P510e, que será a versão mais simples do SUV em nosso mercado, além de ser a primeira híbrida plug-in desta geração. Agora, ele chega em três versões: Dynamic SE, Dynamic HSE e First Edition. Essa última será uma série especial de lançamento que será ofertada nas versões topo de linha das versões a diesel e a V8. A futura versão P510e, que estreia em 2023, virá nas versões Dynamic HSE, Autobiography e First Edition.

O Range Rover Sport será vendido nas cores Branco Fuji, Preto Santorini, Vermelho Firenze, Cinza Borasco, Cinza Eiger, Azul Portofino, Lantau Bronze, Verde Giola, Azul Varesine, Cinza Carpathian, Cinza Charente e Cinza Eiger com acabamento Satin.



Range Rover Sport Dynamic SE

De série, ele é equipado com retrovisores externos elétricos, antiofuscantes automáticos com aquecimento, rebatimento elétrico, memória e luzes de aproximação do lado do motorista, acendimento automático dos faróis, lavador dos faróis, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), ar-condicionado de Bi-Zona, sensor de qualidade do ar, vidros elétricos com abertura/fechamento em um-toque e sensores antiesmagamento, volante multifuncional, coluna de direção com ajuste elétrico e outros. Em termos de conectividade, há central multimídia Pivi Pro de 13,1 polegadas com conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, Rádio AM/FM e conectividade com Bluetooth. A lista ainda traz carregamento de dispositivos sem fio, abertura elétrica da tampa do porta-malas em peça única, sistema Keyless – Entrada sem chave, Frenagem de Emergência, Assistente de Pontos Cegos, Câmera 3D, Controle de Cruzeiro Adaptativo com Assistência à Direção, Resposta de Fadiga do Motorista, Assistente de Manutenção da Faixa de Rodagem, Sensores de Estacionamento Dianteiro e Traseiro, Monitor de Colisão Traseira, Monitor de Tráfego em Ré, Assistente de Proteção ao Ocupante e Pacote de Assistência ao Motorista. O SUV ainda tem Controle de Cruzeiro Adaptativo Off-Road, Diferencial aberto com Vetorização de Torque por Frenagem, Suspensão a Ar Dinâmica, Adaptive Dynamics, Tração Integral (AWD) com Terrain Response 2, Auxílio de Saída em Aclives, Direção com Assistência Elétrica (EPAS), Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC), Controle Eletrônico de Tração (ETC), Controle de Estabilidade Antirrolagem (RSC), Controle de Frenagem em Curvas (CBC), Ajuste Automático de Altura de Acesso, Controle de Aceleração Gradativa (GAC), Sistema de Saída Gradativa (GRC),Controle de Descida em Declives (HDC), Freio de Estacionamento Elétrico (EPB), Assistência a Frenagens de Emergência, Sistema Antitravamento dos Freios (ABS) e Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD). A lista ainda cresce com Assistente de Estabilidade de Reboque (TSA), Preparação elétrica do reboque, Ganchos de recuperação dianteiros e traseiros, Alarme de perímetro, ISOFIX no assento traseiro, Airbags frontais, com detector de ocupação do assento do passageiro e Airbags laterais dianteiros. As rodas são de 21 polegadas com acabamento escurecido Satin Dark Grey.



Range Rover Sport Dynamic HSE

De série, a versão adiciona placa da soleira de metal do porta-malas, fivelas do cinto de segurança iluminadas, fechamento das portas por sucção, retrovisor interno com ClearSight e Park Assist. Nesta versão, as rodas tem 22 polegadas e com acabamento escurecido Satin Dark Grey. 


Range Rover Sport First Edition

De série, a topo de linha vem equipada com faróis de neblina, tapetes SV personalizados, soleiras iluminadas em metal com a inscrição First Edition, iluminação da cabine premium, ar-condicionado de quatro zonas, partição do piso do porta-malas e rodas de 23 polegadas. 



Preços

  • Land Rover Range Rover Sport Dynamic SE D350 MHEV AT8 – R$ 953.950
  • Land Rover Range Rover Sport Dynamic HSE D350 MHEV AT8 – R$ 985.750
  • Land Rover Range Rover Sport First Edition D350 MHEV AT8 – R$ 1.013.950
  • Land Rover Range Rover Sport First Edition P530 AT8 – R$ 1.125.950 



Fotos: Land Rover / divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chevrolet Camaro ganha séries especiais Collector's Edition e Garage 56 Edition nos EUA

Nio ET5 Touring é a primeira station wagon da marca; estreia na China de olho na Europa

Lamborghini comemora aniversário de 60 anos de Sant'Agata Bolognese e revela três séries

Alfa Romeo surpreende e confirma nome Milano para SUV subcompacto que estreia em abril

Ford desenvolve um SUV elétrico de 7 lugares que será apresentado em meados de 2025

Fiat reajusta os preços da Toro em versões com motor T270, com cortes de até R$ 10.000

Nosso novo Peugeot 2008 será igual ao modelo europeu, recém reestilizado; terá motor T200

RAM reajusta os preços de Rampage, 1500, 2500 e 3500 no Brasil, em até R$ 5.000

Retorno da Stout? Toyota prepara uma picape intermediária para meados de 2027

Mercedes-Benz convoca recall da Sprinter com defeito no quadro de instrumentos